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16/05/2009 - 14:12

Mercado de capitalização fatura R$ 2,2 bilhões no primeiro trimestre de 2009

Setor registra crescimento 10% maior frente ao mesmo período do ano passado e atinge a marca de R$ 13,7 bilhões em reservas em março.

Apesar da crise econômica mundial, os títulos de capitalização se mantêm entre as preferências dos brasileiros como forma segura de poupar dinheiro, com o diferencial de concorrer a prêmios. De acordo com dados divulgados pela FenaCap (Federação Nacional de Capitalização), o setor acumula R$ 2,2 bilhões em faturamento no primeiro trimestre de 2009, cifra 10% acima do que o apresentado no mesmo período de 2008. As reservas do mês de março chegam a R$ 13,7 bilhões, 12% a mais que no ano passado.

Para Ricardo Flores, presidente da FenaCap, os números demonstram o momento positivo vivenciado pelo setor. “Esse resultado indica que, mesmo com a crise financeira, os brasileiros continuam aderindo aos títulos de capitalização. Este comportamento dos consumidores aponta que estão entendendo a importância de criar e manter o hábito de poupar”, destaca.

Somente no mês de março, o mercado de capitalização faturou R$ 839 milhões, 10% a mais do que em 2008. “As companhias do setor estão atuando, cada vez mais, em sintonia e se dedicando na formatação de produtos que supram as necessidades dos consumidores. É dessa forma que a Federação pretende superar a crise esse ano”, avalia Hélio Portocarrero, diretor-executivo da Fenacap.

Na classificação nacional, São Paulo fecha o mês de março na primeira colocação com R$ 837 milhões de faturamento e 37% de participação no segmento. O Rio de Janeiro está na segunda posição com R$ 231 milhões de receita e 10% de representatividade, e Minas Gerais em terceiro lugar com R$ 202 milhões e fatia de 9% do mercado.

Perfil da FenaCap: Impulsionada pelo crescimento do setor, a FenaCap (Federação Nacional de Capitalização) foi criada em 2007 para consolidar o papel da capitalização tanto para o segmento financeiro quanto para os brasileiros como alternativa de poupar dinheiro. A entidade, composta por representantes das empresas do setor, chega para dar continuidade aos trabalho desenvolvido da Comissão de Capitalização da Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e Capitalização), cujo papel era organizar iniciativas e realizar ações que tornassem a sistemática do produto de fácil compreensão e com a máxima transparência para o consumidor.

Como resultado de anos de dedicação e trabalho, em maio de 2008, a Susep (Superintendência de Seguros Privados) - órgão responsável pela regulamentação e fiscalização do mercado – aprovou a segmentação dos títulos de capitalização que passam a ser divididos nas seguintes modalidades: Tradicional: com retorno do valor pago ao final de um período, corrigido monetariamente; Compra Programada: voltado para a aquisição de bens; Popular: produto com foco no aspecto lúdico dos sorteios; e Incentivo: usado como incentivo à comercialização de bens e serviços.

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