Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/05/2009 - 09:13

Atacadistas esperam crescimento de 5% nas vendas de fogos de artifício

Comerciantes consideram período de comemorações juninas uma boa oportunidade para aquecer as vendas. Apesar disso, neste ano, alguns empresários esperam crescimento e outros apostam no período de recessão.

Brasília – Com menos de um mês para as festas juninas, empresários afirmam que, apesar do momento delicado vivido pela economia, as vendas apresentarão crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Os comerciantes estão otimistas, pois acreditam que as festas juninas, assim como o réveillon, são ideais para incrementar as vendas.

De acordo com estimativa do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista/DF), neste ano, os empresários estão mais conservadores, tendo em vista a crise na economia mundial. “Mas, apesar das dificuldades, os comerciantes de fogos de artifício tentarão manter bons negócios”, ressalta.

Para o proprietário da Mil Fogos e presidente da Associação do Comércio de Fogos de Artifícios de Brasília, Alexandre Nascimento, a expectativa de vendas sempre aumenta nessa época. “Acredito no aumento de 5% a 10% em relação ao ano passado”, afirma. “Muitas organizações e clubes promovem eventos para comemorar o São João. Por isso, conseguimos vender grande quantidade de produtos”, revela.

Os produtos mais vendidos para festas realizadas em casas e chácaras são voltados para crianças. Entre os produtos estão estalos, chuvinhas de prata e novidades importadas. “Já as comemorações que acontecem em clubes e grandes instituições, geralmente, contam com fogos coloridos, kits de fogos de sequências pré-definidas e sequências de tiros”, explica.

Segundo Sidney Batista, gerente da Multfogos, as vendas aumentam no início de junho, e o bom movimento segue até o fim do mês. Neste ano, ele também espera um incremento de 5% na comercialização de fogos de artifício.

Fábio de Carvalho, presidente do Sindiatacadista/DF, lembra que, apesar da beleza das explosões dos fogos que iluminam as festas, vale ressaltar que todo cuidado na hora do manuseio do material é pouco. “É preciso ter cautela para que a festa, um momento de descontração, não termine em acidentes”, conclui.

Perfil do Sindiatacadista-DF - O Sindiatacadista/DF, criado em dezembro de 2001, representa 24 segmentos da economia em Brasília, entre os quais estão o comércio atacadista de gêneros alimentícios, autopeças, drogas e medicamentos. Ao todo, já são mais de 1.200 empresas atacadistas instaladas no Distrito Federal.

Tipos de produtos: Cada tipo de produto pirotécnico têm uma classificação, de acordo com o seu poder de explosão ou queima. Essa classificação está adequada à idade do usuário e de acordo com a norma do Ministério do Exército, por isso todo produto deve possuir na embalagem sua classificação, que pode ser: Classe A (Infantil) - aconselháveis para maiores de 5 anos | Classe B (Juvenil) - aconselháveis para maiores de 14 anos | Classe C (Adulto) - proibidos para menores de 18 anos | Classe D (Profissional) - permitidos para maiores de 18 anos, porém sua queima só pode ser realizada por técnicos e depende de autorização policial.

Em regra geral, um acidente com fogos provém sempre do mau uso do produto e da irresponsabilidade no cumprimento das normas de segurança.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira