Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/05/2009 - 09:48

Alimentação saudável sem desperdício é tema de prêmio voltado para estudantes e escolas

No Brasil, um terço de tudo o que compramos vai direto para o lixo. Para driblar as armadilhas do consumismo e conscientizar crianças e adolescentes para uma prática alimentar sem desperdício e com qualidade, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente deste ano traz como tema “Alimentação saudável – uma lição saborosa”. O concurso é promovido pela Fundação ArcelorMittal Brasil e contará, nesta edição, com a participação de cerca de 300 mil alunos de escolas públicas e particulares do ensino fundamental de Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Espírito Santo. Com as cartilhas e vídeo em mãos, os educadores são capacitados para desenvolver o tema em sala de aula, de maneira interdisciplinar e de acordo com a realidade da comunidade. “A grande contribuição do Prêmio é ampliar a percepção dos jovens sobre a preservação ambiental, o que reflete na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis”, ressalta a gerente de educação da Fundação, Zulmira Braga. Além dos professores, cada aluno receberá um material educativo com orientações para manter uma alimentação saudável e preservar o meio ambiente.

O Prêmio é dividido nas categorias Comunidade Escolar, Filhos de Empregados e Projeto-Escola. Na seleção, os estudantes do 1º ao 5º ano concorrem com desenhos e os do 6º ao 9º ano, com redações. Em 2008, a Escola Estadual Dr. Leão de Araújo, em Nova Era (MG), foi uma das vencedoras. O projeto Olhos de Águia envolveu 250 alunos do 1º ao 9º ano, que assumiram a missão de multiplicar a informação ambiental para combater o aquecimento global. Com o apoio dos comerciantes locais, foram distribuídos informativos para mobilizar a comunidade, além de um outdoor instalado na BR 381, em um dos trechos mais movimentados da rodovia. “Neste ano, o projeto terá continuidade com a criação de uma horta. O solo já está sendo preparado pelos alunos”, conta a diretora da escola, Vanessa Aparecida Garcia.

A divulgação dos vencedores da 17ª edição, etapa corporativa, ocorrerá em outubro. Para os estudantes, o prêmio será o depósito de cinco salários mínimos em caderneta de poupança. Já as escolas vencedoras receberão uma verba de R$ 3 mil, para que seja aplicada preferencialmente em ações de continuidade do projeto. Desde 1992, mais de quatro milhões de crianças e adolescentes de 40 municípios já participaram do Prêmio. Os educadores não participantes do concurso também podem consultar as cartilhas “Alimentação saudável – uma lição saborosa”, disponíveis para download no site [ www.fundacaoarcelormittalbr.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira