Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/05/2009 - 10:11

AGV Logística assume operação da BASF e reforça atuação no segmento químico

A AGV Logística, operador logístico integrado com atuação nacional, assumiu recentemente as operações da unidade de negócio Care Chemicals da BASF, empresa líder mundial no segmento químico. A unidade corresponde aos negócios de Nutrição Humana, Nutrição Animal, Cosméticos, Ingredientes e Serviços Farmacêuticos e Pigmentos de Efeito. A AGV, que já possui em seu portfólio Coim, Dow Química, GE Betz e Givaudan, entre outros clientes, criou processos customizados, atendendo exigências e padrões de qualidade específicos da BASF.

“Além de atender a todas as normas e licenças exigidas pelos órgãos federais para garantir a atuação responsável com produtos químicos a AGV obedece a normas e critérios do SASSMAQ no transporte, ANVISA e MAPA para armazenagem da linha de Care Chemicals e conta também com um departamento de Health, Safety and Environment (HSE) com engenheiros ambientais e técnicos de segurança, além de fazer parte do programa Olho Vivo na Estrada, instituído pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), cuja meta é a redução a zero dos acidentes nas estradas com produtos químicos, a partir da conscientização e do efetivo gerenciamento de riscos”, conta o Gerente de Operações Químicas da AGV, Kleber Fernandes.

A coordenadora de assuntos regulatórios de Care Chemicals da BASF para a América do Sul, Natalie Occhiuto conta que a BASF buscava um parceiro logístico que atendesse todos os requisitos técnicos e legais exigidos pelo segmento e que além disso, pudesse também oferecer uma solução customizada e totalmente aderente ao perfil de operação adotado pela BASF. “Esta parceria é fundamental para garantir o crescimento sustentável da BASF. A AGV oferece um serviço de armazenagem sob um altíssimo padrão de qualidade e uma prestação de serviço customizada e alinhada a todos os procedimentos e requerimentos da empresa. Todos os produtos, assim como os processos implementados pela AGV, seguem rigorosamente os padrões BASF”, completa.

O trabalho personalizado para a BASF incluiu novas estruturas, porta-paletes mais reforçados e com tamanho diferente do palete padrão brasileiro (PBR), câmara resfriada dedicada, mão-de-obra técnica contratada e treinada exclusivamente para a operação, área de produtos inflamáveis, sinalizações e identificações personalizadas para atendimento dos critérios de qualidade da empresa. “Em uma operação logística todos os aspectos são importantes, a questão operacional, a assertividade nas rotinas administrativas, o constante cuidado com a segurança e meio ambiente, são itens que jamais podem ser esquecidos. E no caso de Care Chemicals, além destes aspectos, há outros fatores decisivos para o sucesso da operação. Neste negócio o fator preservação do produto é muito latente, pois a grande maioria dos materiais possui condições específicas de armazenamento, tais como: controle de temperatura e umidade, necessidade de segregação, controle sistemático de avarias, entre outras condições e controles que visam à manutenção das características fisico-químicas e de aplicação dos materiais armazenados e também o atendimento integral das exigências dos órgãos de controle e legislação em vigor”, explica Joaquim Cândido Teixeira Mendes, coordenador administrativo dos Centros Distribuição da BASF para a América do Sul.

As operações no segmento químico da AGV estão concentradas, em sua maioria, na matriz em Vinhedo (SP), no Centro de Distribuição D’artangnan, o mais moderno CD multitemperatura da América Latina. Porém, a AGV também atua com operações in-house, sempre focando a necessidade específica de cada cliente. “A GE Betz, por exemplo, precisava de gestão logística integrada ao seu processo de manufatura de produtos e de tratamento de água. Essa operação da AGV está localizada em Sorocaba (SP) nas próprias instalações do cliente, onde atuamos in-house com a gestão logística no carregamento, descarregamento e distribuição dos produtos, exigindo colaboradores treinados e comprometidos com a necessidade de obedecer aos padrões e regras do cliente”, informa Fernandes.

A conquista desta parceria com a BASF posiciona a AGV como operador logístico referenciado no segmento químico, setor considerado estratégico para a companhia paulista, que almeja assumir a liderança no segmento de logística integrada nacional até 2011. “A indústria química é o terceiro maior segmento industrial do Brasil e um dos mais importantes e dinâmicos da economia brasileira, se posicionando entre as 10 maiores do mundo. Este potencial econômico e a necessidade das empresas deste segmento por serviços logísticos especializados foram fatores decisivos para a atuação da AGV no setor”, explica Vasco Oliveira Neto, presidente da AGV. “Realizamos investimentos para atuar no segmento químico e oferecer serviços de valor agregado, plenamente adequados às normas internacionais de qualidade nesta área”, completa o executivo.

Sobre a AGV Logística - Operador logístico integrado, com sede em Vinhedo (SP), possui 33 filiais em 12 estados brasileiros. Atualmente, são mais de 110 clientes de diversos setores, como alimentos, bebidas, saúde humana, saúde animal, indústria química, serviços bancários, varejo, tecnologia e outros. A proposta da empresa contempla o atendimento integral à cadeia de supply chain dos seus clientes. A AGV oferece serviços de armazenagem, movimentação e controles, transporte e distribuição, promocional com montagem de kits, trade market e retrabalho (etiquetagem, rotulagem etc), entre outros, possibilitando a redução de custos comuns. Em dez anos de atuação, a AGV apresenta trajetória impressionante. O crescimento orgânico médio da empresa neste período supera a taxa de 50% ao ano.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira