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19/05/2009 - 10:18

Cacá no Pódio, Serrinha em Quinto e Red Bull Racing na Vice-Liderança entre as Equipes


Vitória escapou no detalhe em Santa Cruz, mas pilotos da Red Bull comemoram pontos importantes para o campeonato

Agridoce foi o gostinho que ficou para Cacá Bueno e Daniel Serra após a disputa da quarta etapa da temporada 2009 da Copa Nextel Stock Car, no dia 17 de maio (domingo), em Santa Cruz do Sul (RS).

Por um lado, o segundo lugar de Cacá, somado ao quinto posto obtido por Serrinha, colocaram a Red Bull Racing na vice-liderança do campeonato de equipes com 77 pontos, somente seis a menos que a EurofarmaRC de Ricardo Maurício e Max Wilson, vencedor da prova na cidade gaúcha. Por outro, a dupla da Red Bull Racing ficou a lamentar o que poderia ter sido um resultado ainda melhor.

Pelas primeiras dez voltas, Cacá e o Peugeot 307 #0 da Red Bull Racing foram o conjunto a ser batido em Santa Cruz. Após resistir ao ataque de Thiago Camilo na largada, o bicampeão não teve dificuldades para abrir uma boa vantagem sobre Ricardo Maurício nas voltas iniciais, e manteve a liderança na relargada na sétima volta, consequência de um safety car provocado por um acidente com Lico Kaesemodel.

Na parada para o reabastecimento na décima volta, porém, a vida de Cacá começou a complicar. No momento de sair dos boxes, Cacá foi bloqueado pelo carro de Xandinho Negrão, parado logo à frente, e acabou tendo de tocar na traseira do bólido do piloto da equipe Medley para deixar o pit. Os danos sofridos no parachoque do carro #0 foram sentidos na pista: após cravar a volta mais rápida da corrida (na 9ª volta), com 1:22.800, Cacá não conseguiu baixar da casa de 1:23.500 pelo restante da prova.

Daniel Serra, por sua vez, tinha uma corrida menos atribulada até então. Após cair de quarto para sexto na largada, Serrinha recuperou uma posição na terceira volta, superando Thiago Camilo depois deste ser tocado por Allam Khodair - incidente que renderia outra posição ao piloto da Red Bull na nona volta, graças à punição a Khodair. Serrinha era o quarto ao fazer sua parada no box, na 11ª volta.

Max Wilson era o líder na 15ª volta, ao realizar sua parada, e líder continuou no seu retorno à pista. O incidente com Xandinho derrubou Cacá para quarto, enquanto Serrinha foi superado por Átila Abreu nos pits e caiu para sexto.

Cacá e Serrinha ganharam duas posições na 17ª volta, porém: Camilo bateu na traseira de Maurício na freada da curva 1, causando o abandono do atual campeão e a exclusão da prova para o piloto da Ipiranga Vogel.

O safety car voltou à pista na volta 21, devido a uma batida entre William Starostik e Felipe Maluhy. Na relargada, Serrinha atacou Átila e a dupla se enroscou. Quem lucrou foi Antonio Pizzonia, que superou a ambos, subindo para terceiro.

O ritmo do amazonense não era tão forte, contudo, e permitiu a Cacá respirar na segunda posição, mesmo com o carro danificado. Na volta 28, Abreu superou Pizzonia, e Serrinha seguiria caminho semelhante se não tivesse colhido o extrator do carro de Enrique Bernoldi no final da reta. A peça enganchou na grade do carro #29 da Red Bull Racing e impediu o ataque de Serrinha a Pizzonia nas voltas finais. Após 32 voltas, Cacá cruzou a linha de chegada em segundo, a 6.3seg de Wilson e à frente de Abreu, Pizzonia e Serrinha.

O resultado santa-cruzense ajudou Cacá e Serrinha a ganhar boas posições no campeonato de pilotos. O bicampeão saltou de sexto para terceiro, com os mesmos 49 pontos do vice-líder Valdeno Brito, mas com desvantagem nos critérios de desempate. Décimo-primeiro antes de Santa Cruz, Serrinha agora soma 32 e é o nono, também perdendo no desempate para Ricardo Maurício. Wilson, com 53, é o ponteiro (os pontos extras obtidos nos treinos classificatórios não são computados no campeonato de equipes).

A Stock Car entra em um "recesso" de seis semanas: a próxima etapa acontece no dia 5 de julho, em São Paulo.

Sobre os resultados.: Cacá Bueno, Red Bull Racing, Peugeot 307 #0: "Fiz uma largada ruim, mas consegui manter a ponta, e, a partir daí, tive um carro excepcionalmente rápido nas voltas iniciais. Nossa estratégia de parar logo na abertura da janela era boa, pois eu teria pista livre atrás do pelotão após fazer minha parada, mas infelizmente faltou um pouco de entrosamento com nossa equipe co-irmã, já que o Xandinho parou na mesma volta que eu. A partir daí, meu carro ficou muito lento - os danos no parachoque faziam com que o ar entrasse por baixo da frente do meu carro, que passou a sair muito de frente nas curvas de alta.

"O que faltou de sorte nos pits eu acabei tendo depois, com os abandonos do Ricardinho e do Camilo, e também o enrosco do Daniel com o Átila, que colocou o Pizzonia, que não tinha um ritmo tão forte quanto o dos outros dois, atrás de mim. No fim das contas, contando a pole, somei 23 pontos nesse final-de-semana, só dois a menos que o Max, que venceu, portanto não posso considerar nosso resultado de hoje ruim. Mas tínhamos carro para vencer, em condições normais".

Daniel Serra, Red Bull Racing, Peugeot 307 #29: "Para mim foi uma corrida divertida - todo piloto gosta de estar disputando posições na frente. Infelizmente quando tentei ultrapassar o Átila na relargada da 22ª volta a pista estava bastante suja do lado de dentro, provavelmente sujeira trazida pelo carro do Maluhy, que havia rodado ali. Acabei encostando no Átila e perdemos a posição para o Pizzonia, que tinha um ritmo mais lento, mas, com o extrator enganchado na minha tomada de ar nas voltas finais, não tive como atacar.

"Estou satisfeito por voltar a pontuar bem, depois de ter abandonado em Brasília. Voltamos a estar entre os dez primeiros do campeonato, que é o mais importante nessa fase da temporada". | www.redbullracing.com.br | Crédito/fotos: Luca Bassani / Red Bull Photofiles

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