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19/05/2009 - 10:24

Carne de cabrito com padrão e qualidade do chef Sergio Arno

O chef vai além do talento na cozinha. Ele também analisa e desenvolve soluções para suprir as necessidades do mercado gastronômico.

Referência no meio gastronômico, além de chef de cozinha, Sergio Arno é um empresário com muita visão e tino para os negócios.

Idealizador de empreendimentos de sucesso como o La Vecchia Cucina, La Pasta Gialla, Alimentari, Franciacorta, Duets e 33, Sergio Arno agora se destaca na caprinocultura.

Proprietário de uma fazenda em Itapetiniga, interior de São Paulo, o chef cria hoje 1.200 cabeças de cabritos com um abate mensal de 100 cabeças. Até o final de 2010, deve chegar a 6.000 cabeças, com um abate mensal de 1.200.

Observador e consumidor, a idéia surgiu devido à falta de fornecedores e do próprio produto. É comum, principalmente em São Paulo, se enganar ao comprar carne de cabrito. A maioria dos produtos disponíveis no mercado é derivado de cordeiros e apesar de alguns especialistas e criadores negarem, existe diferença, sim.

“Na realidade, não há fornecedores de cabrito no mercado. É um produto difícil de achar, sem padrão de raça, de corte e de idade. Compra-se aquilo que tem e muitas vezes somos enganados. A Agropecus é a única empresa hoje, em São Paulo, que produz o cabrito da raça Boer com abate de quatro meses e padrão de corte, carne e qualidade”, afirma o chef Arno.

Com o aumento da demanda por uma carne mais saudável, Sergio se dedicou ao estudo da caprinocultura. Antes de iniciar o negócio, viajou e pesquisou a utilização da carne de cabrito na culinária mundial. Foi pioneiro no Brasil ao introduzir o hambúrguer de cabrito no cardápio quando ainda comandava uma famosa hamburgeria em São Paulo. A partir dali começou a explorar a utilização da carne em seus restaurantes, criando receitas como o cabrito assado com polenta frita, que foi sucesso imediato, e então surgiu a idéia de iniciar um negócio próprio, que abastecesse os restaurantes e se destinasse ao público final.

O estudo para iniciar o negócio foi baseado na percepção da falta do produto no mercado e principalmente com o intuito de despertar ainda mais o desejo de consumo da carne de cabrito. Os principais diferenciais da carne, além da maciez e sabor são: baixo teor de gordura comparado a carne de frango ou peru, baixa taxa de colesterol, riqueza em cálcio e proteína além da presença de ômega 3 e ômega 6, que desempenha papel antiinflamatório e está diretamente ligado à resistência imunológica.

No caso dos cabritos da Agropecus os animais são abatidos com cerca de 120 dias, pesando 32 Kg em média. São animais recém desmamados e criados com excelente alimentação. Aliados a raça, Boer, que proporciona uma carcaça fantástica, tanto em precocidade de ganho de peso quanto em rendimento de carcaça. A alimentação consiste em: leite da mãe, capim e concentrado à vontade. A idade de abate é de quatro meses, proporcionando maciez e leveza à carne. Além, é claro, de controle sanitário de todo o rebanho e técnicas de manejo.

Os cortes são dos mais variados tipos: carcaça inteira, meia carcaça, pernil, palete, pescoço, rack francês, stinco, miúdos, picanha, filet mignon e couro.

A comercialização da carne começou recentemente e já abastece os restaurantes da grife do chef Sergio Arno (principalmente o La Veccha Cucina e o La Pasta Gialla) com grande procura. Restaurantes, lojas de gastronomia, supermercados gourmets (menores) e o consumidor final também poderão adquirir a saborosa carne da marca Alla Griglia.

Pensando especialmente em seus clientes fiéis (o consumidor final), Arno abrirá no bairro do Itaim uma roticceria dirigida apenas para a comercialização de sua carne de cabrito. Além disso, a loja contará com molhos e acompanhamentos especiais para completar a refeição com o prato principal.

A roticceria de Sergio Arno oferece também a comercialização da marca Teen Beef, um dos melhores produtores de carne bovina do país.

Além da criação e comercialização da carne de cabrito, Sergio Arno vai mais longe e completa assim todo o clico de divulgação da carne: irá ministrar cursos de cozinha onde irá ensinar o preparo ideal do cabrito.

“O trabalho é árduo, mas tenho a certeza que criaremos o desejo nas pessoas em consumir a carne de cabrito”, diz o chef.

Sendo assim, com toda dedicação e investimento na caprinocultura, o renomado chef de cozinha e empreendedor Sergio Arno se consagra como o único produtor de carne de cabrito em São Paulo e no Sul.

Sergio Arno [ www.sergioarno.com.br ] O renomado chef de cozinha é proprietário de restaurantes como: La Vecchia Cucina, La Pasta Gialla, Alimentari, Franciacorta, Duets e 33. Sergio Arno que foi nomeado como “Melhor Chef de Cozinha Italiana da América Latina” pela Costigliole d'Asti na Itália, atualmente investe no ramo agropecuário.

A Agropecus é marca criada por Sergio e seu sócio com o intuito de comercializar a carne de cabrito para o seu público final.

O chef e empresário é autor de diversos livros, entre eles: “A cozinha do amor e da paixão”.

Agropecus: Idealização de um projeto antigo de Sergio Arno (chef de cozinha) que junto com Dráusio Barreto (pecuarista) pretendem se tornar referência na caprinocultura de corte. Com uma fazenda em Itapetininga, a marca engloba todo o processo de criação, abate, corte personalizado e venda para o consumidor final.

Só o grupo Sergio Arno consome cerca de 60 cabeças por mês em seus restaurantes. Pensando nisso, o chef decidiu criar sua própria marca e garantir qualidade dos produtos que oferece aos seus clientes.

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