Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/05/2009 - 10:50

Fundação do Câncer e INCA assinam contrato com NMDP

Convênio com National Marrow Donor Program (NMDP), o registro de doadores de medula óssea do Estados Unidos, vai ajudar pacientes estrangeiros a encontrarem doadores no Brasil.

Nesta segunda-feira, dia 18, foi assinado um convênio entre o National Marrow Donor Program (NMDP), a Fundação do Câncer e o INCA que autoriza a abertura do REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) para buscas internacionais. Com isso, será possível atender às demandas de pacientes estrangeiros que não encontram doadores compatíveis em seus países de origem.

O NMDP é o registro de doadores de medula óssea do Estados Unidos e o maior do mundo na medida em que reúne em um mesmo banco de dados as informações de registros cooperados. O fato de o REDOME se tornar integrante da rede do NMDP é importante para o Brasil no cenário internacional, sendo considerado um avanço para o país do ponto de vista científico.

O superintendente da Fundação do Câncer, Jorge Alexandre dos Santos Cruz, destaca que a medida é um gesto importante do país no que diz respeito à prática da solidariedade global. “O Brasil há muito tempo procura doadores fora do país e agora vamos dar a contrapartida”, explica.

Em 2008, foram gastos R$ 5,5 milhões com as buscas internacionais, valor referente aos exames confirmatórios de compatibilidade, retirada da medula e internação do doador. Com o convênio, o Brasil poderá cobrar por estes mesmos serviços, sendo a Fundação do Câncer responsável pela logística dessas operações. A assinatura do convênio vai trazer economia para o Ministério da Saúde e, em longo prazo, investimentos na melhoria do REDOME, que atualmente é o terceiro maior registro do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira