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19/05/2009 - 10:51

IBOPE Mídia comemora dez anos da ferramenta Target Group Index na América Latina com estudo exclusivo

O estudo “10 anos, 10 tendências” traça movimentos que marcaram o mercado latino-americano na última década. A ferramenta se consolida com principal fonte de dados sobre hábitos de consumo e estilo de vida e terá comemorações regionais em oito países.

São Paulo – Referência como a principal pesquisa sobre o consumo de produtos, serviços e mídia, a ferramenta Target Group Index traça um radiografia ampla dos mercados brasileiros e latinos há 10 anos. Para comemorar a expansão contínua das operações em 8 diferentes países, o IBOPE Mídia realizou uma comemoração regional que, no Brasil, aconteceu no dia 15 de maio, na sede da empresa em São Paulo.

Durante o evento, foi apresentado o estudo inédito “10 anos,10 tendências” que sinaliza movimentos comuns nos mercados latino-americanos na última década, comparando dados de 2002 a 2008, em países como Argentina, Brasil, Peru, México, Chile, Colômbia, Venezuela e Equador (Ver página 2).

“A ferramenta é um importante sinalizador de tendências, movimentos e um excelente provedor de insights. Esse acompanhamento tornou-se um aliado indispensável nas decisões estratégicas de mercado”, destaca Dora Câmara, diretora comercial do IBOPE Mídia.

Fruto de uma parceria com a empresa americana Kantar Media Research, a pesquisa sindicalizada e contínua permite uma análise abrangente do consumidor em todas as suas facetas. “Com uma base sofisticada, a pesquisa é padrão em toda a América Latina e por isso proveem dados completos, confiáveis e fornece um verdadeiro diário de atividades e hábitos da população”, explica Jimena Urquijo, VP de desenvolvimento de negócios da Kantar Media. “Estamos continuamente atualizando os focos do estudo, aprofundando as categorias e garantindo assim o bom entendimento dos perfis de consumo e as necessidades do mercado”, esclarece.

A próxima edição da pesquisa no Brasil, chamada de onda 10, recebe a complementação de novas categorias como mobile marketing, novos formatos em mídia extensiva, internet wireless, marketing boca-a-boca e intenção de compras por marcas de montadoras de automóveis. Também foram inseridas no questionário perguntas relativas ao consumo de produtos à base de soja, venda direta, consumo de equipamentos e hardwares, por exemplo (Ver tabela na página 3).

Canal de oportunidade em diferentes mercados, o estudo single source é aplicado em mais de 60 países e por isso gera comparativos ricos ao apontar similaridades e diferenças. “A ferramenta permite análises multi-países, importantes no estabelecimento e avaliação de negócios e estratégias em mercados locais, regionais ou globais”, destaca Roberto Lobl, diretor de negócios do IBOPE Media.

O estudo “10 anos, 10 tendências” – que será apresentado nos países que participam das comemorações de 10 anos da ferramenta Target Group Index, destaca questões relacionadas à internet, meio ambiente, saúde, papel da mulher na sociedade, política, economia, novo consumidor, teens, meios de comunicação e tecnologia, comparando os cenários dos diferentes países da América Latina (Argentina, Brasil, Peru, México, Chile, Colômbia, Venezuela e Equador).

Política e Sociedade - Quando questionados se “A educação é o melhor caminho para garantir o futuro”, 91% dos brasileiros responderam afirmativamente, enquanto apenas 65% dos colombianos concordaram com a proposição. Os respondentes dos demais países latinos concordam com a afirmação em porcentagens que variam entre 78% a 88%.

Economia e Poder Aquisitivo - Um terço dos latino-americanos possui cartões de crédito e, entre 2000 e 2008, o número de pessoas do continente que declararam estar felizes com seu padrão de vida cresceu em 20%. Na Argentina, Brasil, México e Peru houve uma migração dos níveis sócio-econômicos mais baixos para patamares mais altos, indicando uma melhoria do padrão de vida da população.

Questionados quanto à melhora ou não da própria situação econômica futura (pesquisa realizada em 2008), os colombianos e os brasileiros se revelaram mais otimistas que a média da população dos demais países pesquisados.

Responsabilidade Social / Ficção e realidade sobre saúde e bem-estar - Quase duplicou a quantidade de entrevistados em desacordo com a afirmação “Não tenho interesse na proteção ambiental”: em 2000, apenas 29% das pessoas não concordavam com a questão, valor que sobe para 55% em 2008. Porém quando confrontadas percepção e realidade, 75% das pessoas concordam que reciclar é um dever de todos, enquanto 55% fazem um verdadeiro esforço consciente.

LATeens / Mulheres latino-americanas do século XXI - Os adolescentes entre 12 e 19 anos representam 20% da população latino-americana, ou seja, 30 milhões de pessoas nos mercados pesquisados. De cada 10 adolescentes, 8 declararam ter usado a internet nos últimos 3 meses. Na lista de prioridades do público adolescente figuram a preocupação com a auto-imagem e com a proteção ambiental, além da atitude relaxada em relação ao futuro, ao trabalho e ao dever. Destaca-se também a vontade juvenil em adotar novas tecnologias rapidamente.

As mulheres latinas ganham autonomia e independência financeira. A inserção do público feminino no mercado latino de trabalho cresceu 15% entre 2002 e 2008

Internet 2.0 – Evolução ou revolução? / Entretenimento Móvel - A penetração da internet nos mercados latinos cresceu 51% entre 2003 e 2008, com destaque para Equador e Colômbia. Segundo os dados pesquisados, 61% dos internautas brasileiros acessam a web por suas residências. Já entre os peruanos, por exemplo, o maior índice de acesso, 60%, é a partir de locais públicos ou cybercafés.

O acesso domiciliar à banda larga cresceu 230% de 2005 a 2008, saltando de 6% para 20% de domicílios que contam com o serviço.

A penetração na telefonia móvel, que atinge 65% da população latino-americana, aproxima-se da penetração obtida pela telefonia fixa domiciliar, hoje na casa dos 67%.

Fragmentação das audiências - A maioria dos telespectadores prefere produções nacionais a estrangeiras. Na América Latina, 40% dos telespectadores latino-americanos possuem muito interesse em produções nacionais, 28% declaram a mesma intensidade de interesse por produções americanas, 15% em latinas de outros países e 14% de européias. Chile, Venezuela e Equador estão acima da média no interesse por programas estrangeiros, sejam americanos, europeus ou de outros países latinos.

O novo consumidor - O marketing se baseará em estilos de vida e o consumidor passa a participar da construção de marca. O individualismo e a fragmentação familiar darão cada vez mais vazão aos serviços destinados ao planejamento e à proteção financeira.

Novas categorias do Target Group Index no Brasil – Highlights: Mobile Marketing – 48% dos brasileiros que possuem celular recebem mensagens com propaganda da própria operadora de telefonia.

Mídia Extensiva – 14% da população de São Paulo é impactada semanalmente por monitores de TV em ônibus.

Compra de imóveis – Questionados sobre os fatores importantes na compra de um imóvel, 44% da população aponta a localização, 36% o preço e 22% a possibilidade de financiamento.

Venda direta – 43% das mulheres concordam com a frase “Eu compraria produtos de empresas que vendem seus produtos diretamente aos consumidores através de distribuidores ou representantes”.

Perfil do Target Group Index - O Target Group Index é um estudo "single source" sobre o consumo de produtos, serviços e mídia, estilo de vida e características sócio-demográficas. Durante a pesquisa, o mesmo entrevistado responde todas as questões do questionário, o que permite uma análise completa da base de dados em qualquer uma das 200 categorias de produtos, 3 mil marcas e 800 veículos de comunicação presentes no estudo.

IBOPE - Multinacional brasileira de capital privado, o IBOPE é uma das maiores empresas de pesquisa de mercado da América Latina, fornecendo há mais de 65 anos um amplo conjunto de informações e estudos sobre os mais variados temas, como mídia, opinião pública, intenção de voto, consumo, marca, comportamento e mercado. O Grupo, que ocupa atualmente a 18ª posição entre as 25 maiores empresas de pesquisa do mundo (segundo o ranking Honomichl Top 25 Global Research Organization), é composto por duas grandes empresas, IBOPE Media e IBOPE Inteligência, além de possuir participação acionária importante na Millward Brown do Brasil. Em 2000, o IBOPE criou o Instituto Paulo Montenegro, organização sem fins lucrativos que atua de maneira focada e com prioridade definida no campo da educação. O Instituto desenvolve e dissemina projetos que têm como base o know-how em pesquisa das empresas do Grupo e a credibilidade conquistada ao longo do tempo.

IBOPE Mídia - O IBOPE Mídia é a maior empresa latino-americana de pesquisa de mídia. Especializada no monitoramento de meios de comunicação e sua relação com os consumidores, a empresa provê a seus clientes sistemas de apoio baseados principalmente em pesquisa de mídia e serviços analíticos e consultivos para subsidiar a tomada de decisão de negócios. Possui operações em 12 países da América Latina e um escritório comercial em Miami, responsável pelo atendimento a clientes internacionais.

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