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19/05/2009 - 11:08

Exportações aquecem o mercado de biscoitos

ANIB e Simabesp promovem rodada de negócios com compradores da América Central e América do Sul.

Se depender das ações e da pro atividade da Associação Nacional da Indústria de Biscoitos – ANIB - e do Sindicato da Indústria de Massas Alimentícias e Biscoitos do Estado de São Paulo – Simabesp – as exportações de biscoitos em 2009 deverão ultrapassar os números de 2008. Prova disso é a Rodada de Negócios com compradores da América Central e América do Sul, que aconteceu no dia 18 de maio (segunda-feira), em São Paulo em parceria da Apex-Brasil.

Segundo o presidente do Simabesp e vice-presidente da ANIB, José dos Santos dos Reis, esta é a primeira vez que as entidades trazem ao Brasil compradores internacionais para o setor de biscoitos. “Estamos trabalhando muito para que as exportações de biscoitos cresçam mais que no ano passado”, diz Reis. As exportações de biscoitos em 2008 cresceram 24,51% em faturamento em relação a 2007, apesar das variações do dólar durante o ano. Em 2007 as exportações representaram um faturamento da ordem de US$ 91,6 milhões e em 2008 chegaram a US$ 114 milhões.

A previsão é que participem cerca de 30 compradores dos seguintes países: Colômbia, Chile, Costa Rica, Equador, Panamá, Porto Rico, Venezuela, Uruguai, Paraguai, Honduras, Cuba, Nicarágua e Guatemala.

As empresas brasileiras que participarão da rodada de negócios são: C&F International (Bela Vista), Cory Alimentos, Bauducco, Mabel, Selmi, Itamaraty, Faville, Millen (Marindoces, Santa Edwiges e Erlan), Pacific (Dunga e Charlotte), Chelkem, General Brands, J. Macedo, Jasmine e Good Quality.

Para comprovar que o Brasil nada tem a perder em qualidade e tecnologia para outros produtores mundiais, foi programada uma visita à fábrica da Bauducco. “Com isso poderemos mostrar porque o Brasil é o segundo maior fabricante mundial de biscoitos”, acredita o vice-presidente da Anib.

Biscoitos brasileiros em todos os continentes - “Com este evento cobriremos praticamente todos os continentes”, comemora o presidente do SIMABESP. No primeiro trimestre do ano, sempre em parceria com a Apex-Brasil, fabricantes brasileiros de biscoitos participaram de eventos internacionais como a feira ISM (Alemanha) e Sabores do Brasil (Dubai). Em junho será a vez da Fancy Food (Nova York) e, em agosto, a Confitexpo, em Guadalajara (México).

“Esta onda de pessimismo não atingiu o mercado de biscoitos. Pelo contrário, a ANIB e o SIMABESP estão sempre buscando novos negócios, novos parceiros, em novos países”, afirma Reis.

Angola continua sendo o principal comprador de biscoitos brasileiros, representando 22% do total. Seguem Paraguai, com 13%; Argentina, com 9%; Uruguai, com 8,9% e Estados Unidos, com 7,7%. A América Latina como um todo representa 49,77% das exportações do setor.

O setor de biscoitos encerrou o ano de 2008 com um crescimento de 4,1% em volume acima de 2007, o que corresponde a mais de 46 mil toneladas ou a “uma nova fábrica com 1.200 empregados”, conforme comemora José dos Santos dos Reis. A estimativa do setor para 2009 é de um crescimento de 2,2% em volume. “Quanto ao valor, deveremos acompanhar a inflação”, pondera.

O setor terminou 2008 com cerca de 1.177 milhões de toneladas, enquanto em 2007 o volume comercializado foi de 1.131 milhões de toneladas, 1,7% acima de 2006, quando chegou a 1.112 milhões de toneladas. Esta produção mantém o Brasil como o segundo maior mercado de biscoitos no mundo, ficando abaixo somente dos Estados Unidos. Os demais países do ranking são Inglaterra, Alemanha e França.

O valor de gôndola ficou em torno de R$ 8 bilhões, 8,6% acima de 2007, quando as vendas foram de R$ 7,4 bilhões. O faturamento de fábrica ficou em torno de R$ 5,65 bilhões e o realinhamento nos preços de varejo ficaram em torno de 8,5%, acompanhando a inflação registrada em 2008.

Em junho tem encontro das indústrias- Os principais produtores de macarrão, biscoitos e pão industrial estarão reunidos nos próximo dias 5, 6 e 7 de junho, em Porto de Galinhas (PE), na 2ª Edição do Encontro das Indústrias de Macarrão, Biscoitos e Pão Industrial, que deve reunir mais de 300 representantes da cadeia produtiva dos três setores, entre fabricantes, fornecedores e prestadores de serviços. A realização é da Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos – ANIB – e Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias - ABIMA.

José dos Santos dos Reis, vice-presidente da ANIB e presidente do Sindicato da Indústria de Massas Alimentícias e Biscoitos do Estado de São Paulo – SIMABESP – está bastante otimista com relação ao encontro, baseado nos resultados do ano passado. “Foi uma excelente ocasião para fortalecer e estabelecer contatos e relacionamento entre fabricantes e fornecedores de todos os setores. As palestras que realizamos também são importantes, pois forneceram novas idéias a abordagens aos presentes. Esperamos repetir a dose este ano”.

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