Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/05/2009 - 09:30

Água da Prolagos agora tem Flúor


São Pedro da Aldeia (RJ) – A água distribuída pela Prolagos aos municípios de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo está recebendo a adição de flúor. A medida atende à Portaria 518, de 2004, do Ministério da Saúde, que estabelece os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, e ao Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado com o Ministério Público em dezembro de 2008.

Segundo o químico Alexandre Pontes, responsável pelo Departamento de Qualidade da Prolagos, no TAC assinado com o Ministério Público, ficou determinado que a concessionária teria até janeiro de 2010 para começar a adição de flúor na água.

- Conseguimos cumprir a determinação bem antes do prazo final, pois já tínhamos todo o projeto para a execução da medida pronto, só estávamos aguardando o parecer técnico dos órgãos fiscalizadores – destacou o químico.

Alexandre lembra que o Ministério da Saúde define que o limite máximo de flúor na água para consumo humano seja de 1,5 mg/litro.

- A água que chega à casa dos consumidores pelas tubulações da Prolagos está com a dosagem de flúor variando entre 0,6 a 0,8 mg/litro; totalmente de acordo com o nível de segurança estabelecido pelos agentes fiscalizadores – afirma Alexandre.

A Prolagos cumpre uma rotina mensal de controle da qualidade que inclui a realização de mais de quatro mil análises laboratoriais da água em diversas partes do sistema de abastecimento. As análises são efetuadas em laboratório externo e acompanhadas e controladas pela Prolagos. Os resultados são encaminhados aos órgãos de saúde pública, à Agência Reguladora (Agenersa) e também estão disponíveis para consulta pública nas lojas de atendimento da concessionária e no site da empresa: www.prolagos.com.br

A importância do Flúor na água - A cárie dental é considerada como um dos principais problemas odontológicos no Brasil e em diversas partes do mundo, podendo provocar a destruição dos dentes se não for tratado a tempo e de forma adequada. Durante muito tempo no País, este mal foi alvo de preocupação de especialistas, o que configurou em um problema público de saúde em décadas anteriores.

Por sua vez, após pesquisas realizadas por instituições internacionais de saúde e sendo utilizado na Odontologia por aproximadamente um século, foi constatado que o flúor é um elemento eficaz na proteção dos dentes contra a cárie. Nas análises, foi comprovado que com o aumento do nível de flúor em amostras matam as bactérias que provocam a cárie e há um fortalecimento nos dentes e diminuição da presença de microorganismos bucais. | [Foto: Estação de Tratamento de Água (ETA) de Juturnaíba].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira