Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/05/2009 - 09:31

Fundação O Boticário participa de evento sobre observação de aves

A instituição apresenta a Reserva Natural Salto Morato, no litoral do Paraná, como local propício para a atividade.

A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza participa nesta quinta-feira (21), do Encontro Brasileiro de Observação de Aves - Avistar2009, que acontece em São Paulo de 21 a 24. A instituição vai apresentar a Reserva Natural Salto Morato, no litoral do Paraná, como local propício para a observação de aves.

A Reserva Natural Salto Morato fica numa das mais bem preservadas áreas de Mata Atlântica do Brasil e possui uma riqueza de espécies de aves próprias da região e ameaçadas de extinção.

Já foram registradas no local mais de 329 espécies, o que equivale a 50% das espécies existentes no Paraná e 19% das existentes no Brasil. Muitas destas espécies são de interesse conservacionista, sendo que 39 são de aves em extinção. Há registros de jacutinga (Pipile jacutinga), macuco (Tinamus solitarius), jaó do litoral (Crypturello noctivagus), jacu-guaçu (Penelope obscura), gavião pombo pequeno (Leucopternis lacernulatus), martim pescador da mata (Chloroceryle inda), sabiá pimenta (Carpornis melanocephala) e pavó (Pyroderus scutatus), entre outras.

Além das características ambientais, a infra-estrutura da Reserva Natural Salto Morato favorece a atividade de observação de aves. O local conta com alojamento, camping, trilhas estruturadas e biblioteca, que atraem biólogos, voluntários, estagiários e pesquisadores.

A observação de aves é uma atividade sem contra-indicações, pode ser praticada por pessoas de qualquer idade e não exige conhecimento técnico. Os equipamentos necessários para a atividade são um binóculo, uma câmera fotográfica, um gravador de som e roupas confortáveis.

O meio ambiente também é beneficiado com a atividade, já que possibilita a descoberta de novas espécies na área e contribuiu para a sensibilizar sobre a importância de conservar a natureza.

A observação não se restringe às aves, mas é estendida à paisagem local, que quanto mais conservada mais condições oferece para a sobrevivência das espécies ali presentes.

Recursos - A Fundação O Boticário e a Avistar Brasil são parceiras desde 2008, com o objetivo de incentivar projetos de proteção ou pesquisa sobre aves brasileiras. Os recursos arrecadados nos eventos da Avistar são repassados aos editais de apoio a projetos da Fundação, para financiar estudos e estratégias para a conservação de aves no Brasil.

Um dos projetos financiados com esses recursos é que o que estuda a arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari), que existe apenas em uma pequena região de Caatinga do sertão nordestino, na Bahia. A espécie á uma das aves menos conhecidas e mais ameaçadas do Brasil, e não é encontrada em nenhum outro local do Planeta. A pesquisa é realizada em parceria com a Universidade de São Paulo e Fundação Biodiversitas, com apoio da Fundação O Boticário e Avistar.

O evento - Promovido pela Avistar Brasil, o evento, que está em sua quarta edição, será realizado no Parque Villa-Lobos, na cidade de São Paulo, entre os dias 21 a 24 de maio. Além de congresso sobre observação de aves, o evento oferece outras atividades, como feira, exposição, atividades culturais, infantis e tecnológicas. Também fazem parte da programação cursos de observação para iniciantes e workshops de fotografia de aves.

. [ Evento: Encontro Brasileiro de Observação de Aves – Avistar2009, de 21 a 24 de março de 2009, no Parque Villa-Lobos - São Paulo (SP). Inscrições: www.avistarbrasil.com.br].

Perfil da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza - A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins econômicos, com atuação nacional, que tem como missão promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990, a Fundação O Boticário já apoiou mais de 1.176 projetos de conservação em todas as regiões do País, protege importantes remanescentes de Mata Atlântica e Cerrado por meio de duas reservas naturais e desenvolve ações de disseminação do conhecimento conservacionista. Também é realizadora do Projeto Oásis, no intuito de contribuir para a proteção de mananciais de água que abastecem a Grande São Paulo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira