Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/05/2009 - 10:09

Gestão do Capital humano é fundamental para o sucesso da BRF Brasil Foods, adverte Hewitt Associates

“Tão importante quanto os aspectos financeiros, tecnológicos, de mercado e de negócios envolvidos na criação da BRF Brasil Foods, é a atenção com os talentos-chave e lideranças das duas empresas. Caso contrário, levará mais tempo para que a nova corporação dê o retorno esperado às empresas que se uniram.” A advertência é de Shannon Boyle, Líder de Transformações Corporativas da Hewitt Associates para toda América Latina. A empresa global é especializada na gestão de capital humano em processos de fusão e de aquisição.

A taxa de turnover (rotatividade) dos talentos-chave é 40% maior do que a dos demais colaboradores, em um processo de fusão e aquisição. “Se os melhores profissionais não sentirem que há espaço para continuar crescendo, para se desenvolver na nova empresa, a tendência é que aceitem as propostas que recebam nos próximos meses.”

Shannon salienta que, com crise ou sem crise, os melhores profissionais continuam na mira da concorrência. “Eles sabem disso, e valorizam seus passes. Se a fusão não for conduzida com foco no capital humano, a nova organização certamente terá de conviver com uma evasão de seus melhores talentos.”

Existem importantes “pilares” na gestão do capital humano que não podem ser ignorados neste momento, como: a integração cultural, a medição do engajamento dos talentos-chave e o desenho da nova estrutura.

As diferenças culturais precisam ser mapeadas e trabalhadas o quanto antes, culturas muito diferentes dificultarão o processo de integração das duas empresas. Ao mesmo tempo, culturas semelhantes mas mal trabalhadas também podem ter um péssimo resultado. Outra questão crítica é o engajamento dos talentos-chave. Os talentos produzem muito mais do que um funcionário padrão, são eles que farão a diferença neste momento e, por isso, precisam ter tratados de forma diferente, a chamada meritocracia. O terceiro pilar é a definição da estrutura e análise dos overlaps – sobreposição de cargos e pessoas. É preciso definir quem serão as pessoas que vão preencher essas posições e mantê-las informadas sobre o processo de integraç&atild e;o. Os melhores talentos movimentarão a nova empresa para frente e farão parte da solução e não do “problema”.

A Hewitt Associates criou, há um ano, a Área de Transformações Corporativas (CTT – Corporate Transactions & Transformation, em inglês), cujas principais competências são gestão de capital humano durante todo o processo de fusões e aquisições; desenvolvimento e gerenciamento do capital humano para apoiar os processos de IPO (abertura de capital no mercado de ações); redesenho das estruturas das empresas e gerenciamento do impacto nas pessoas no caso de transformações significativas do negócio, como a mudança do processo de produção de, por exemplo, uma indústria.

Perfil da Hewitt Associates – Com mais de 65 anos de experiência, a Hewitt Associates (NYSE:HEW) é o líder mundial em serviços de consultoria e de outsourcing de recursos humanos. Presta consultoria para mais de 2.300 empresas e administra recursos humanos, planos de saúde, folhas de pagamento e programas de aposentadoria de mais de 340 empresas, com milhões de empregados e aposentados no mundo inteiro. Localizado em 35 países, a Hewitt emprega aproximadamente 24.000 colaboradores. Na América Latina, a Hewitt tem cinco escritórios e mais de 500 colaboradores localizados na Argentina, Brasil (São Paulo e Hortolândia), México e Porto Rico. | www.hewitt.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira