Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/05/2009 - 10:22

Região francesa apresenta oportunidades de investimento para o Brasil

“Brasil, um parceiro chave para o desenvolvimento e o crescimento internacional das pequenas e médias empresas, dos Pólos de competitividade e dos Clusters da região francesa do Rhône-Alpes”.

São Paulo - Liderados por Jean-Jack QUEYRANNE, Presidente da região Rhône-Alpes/França e mobilizados pela ERAI – Entreprise Rhône-Alpes International, encontra-se no Brasil esta semana uma delegação de vinte empresários franceses - representantes de alguns dos principais setores de excelência da região – em missão econômica junto a empresários brasileiros.

O objetivo desta missão é reforçar as trocas comerciais entre os dois países através de encontros B2B para as empresas participantes desta missão e acompanhar o crescimento e o desenvolvimento das pequenas e médias empresas no plano internacional, favorizando os clusters da região Rhône-Alpes e seus equivalentes no Brasil.

“É preciso buscar o crescimento de nossas pequenas e médias empresas no plano internacional. Nós temos posições estratégicas a ocupar no Brasil, declarou Jean-Jack QUEYRANNE, lembrando que este país, ribeirinho da Guiana, é o que divide a maior fronteira com a França”.

Caracterizado por um crescimento positivo, o Brasil, este país continente, representa um excelente potencial de desenvolvimento para as pequenas e médias empresas francesas, os Pólos de competitividade e os clusters da região Rhône–Alpes, dentre os quais alguns possuem vocação mundial como Lyon Biopole, Axelera e Minatec.

Hoje, a quase totalidade dos grandes grupos do CAC 40 encontram-se representados no Brasil, assim como 420 empresas francesas, tais como BioMérieux, o grupo Poma ou ainda GL Eventos. Mais de 4.000 empresas francesas hoje desenvolvem negócios com o Brasil, o que ainda é muito pouco.

Com a implantação de dois braços da ERAI (Entreprise Rhône-Alpes International) no Brasil, um em São Paulo e outro em Curitiba, a região Rhône-Alpes consegue acompanhar suas pequenas, médias e micro empresas e sustentar a internacionalização dos Pólos de competitividade e dos clusters da região Rhône-Alpes.

Ao lado de Hugues GOISBAULT, Cônsul Geral da França no Rio de Janeiro, Jean-Jack QUEYRANNE presidiu ontem, no Rio de Janeiro, um Seminário organizado pela ERAI, em colaboração com a UBIFRANCE e a Missão Econômica do Rio de Janeiro, a fim de apresentar o potencial de atratividade da região para investimentos internacionais, a competitividade das empresas e dos setores econômicos chave da região, entre os quais o da indústria da sub-contratação, os veículos rodantes, a aeronáutica, o setor agroalimentar, ou ainda a química, o meio-ambiente e as energias renováveis.

Na presença de investidores brasileiros, de representantes das empresas francesas implantadas no Brasil e de chefes de empresas da região Rhône-Alpes, Jean-Jack QUEYRANNE lembrou que “A Região Rhône-Alpes - que se apresenta como o 7º PIB Europeu - é uma das regiões mais performantes da União Européia em matéria de pesquisa-desenvolvimento e inovação, que são os motores do crescimento econômico durável”.

“Nosso dinamismo se apóia em nossa base industrial, a quantidade e a diversidade do ensino superior e da pesquisa, bem como sobre a conexão estreita com o mundo empresarial”, acrescentou o Presidente da Região. Juntamente com nossos parceiros econômicos e consulares, é este pacote “ganha-ganha” que leva nossa ação ao nível internacional.

“A Região Rhône-Alpes está decidida a federar as energias para ampliar as trocas com o Brasil, que é o primeiro mercado comercial da França na América Latina e que oferece um acesso privilegiado ao conjunto do continente sulamericano”, conclui jean-Jack QUEYRANNE.

A Missão prossegue sua viagem para os Estado do Paraná e São Paulo, onde terão diversos encontros com autoridades e a comunidade local.

Com um PIB de 5,1% no final de 2008 e que se mantém no primeiro trimestre de 2009, o Brasil é um país prioritário na estratégia de desenvolvimento internacional da França: 3ª potência mundial para a aeronáutica, 6ª reserva mundial em urânio, 8ª potência siderúrgica, o Brasil se distigue igualmente no plano agroalimentar e concentra 8% das superfícies cultiváveis do mundo.

Piloto na cooperação com o Brasil, a Região Rhône-Alpes é, desde 2005, parceira do Estado do Paraná. O Ano da França no Brasil (21 de abril a 15 de novembro) coloca em evidência esta riqueza e a diversidade das trocas e a criatividade de uma relação frutuosa, cujo prolongamento natural se traduzirá em nossa região, nos dias 3 e 4 de dezembro de 2009, em que recepcionaremos o “3º Encontro de Cooperação descentralizada e Federativa franco-Brasileira”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira