Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/05/2009 - 10:25

Pernambucano representa o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Física

Aluno do Colégio GGE foi classificado em primeiro lugar.

O aluno André Farias, do Colégio GGE, classificou-se para a International Physics Olympiads – IphO em primeiro lugar no Brasil. Ele é o único estudante pernambucano que irá participar da competição. O restante da equipe brasileira foi composta por dois estudantes do Ceará e dois de São Paulo. Os estudantes passaram por uma verdadeira maratona de testes para representar o Brasil nas olimpíadas que estão previstas para acontecer no mês de julho, no México.

A avaliação consiste em duas provas, uma experimental e outra teórica, com no mínimo um dia de intervalo entre elas. A prova teórica é composta de três problemas que abrangem pelo menos quatro matérias da física ensinada no ensino médio. Já a prova experimental é composta por um ou dois problemas. Cada prova têm duração de 5 horas.

Este resultado é histórico para o Colégio GGE, única instituição de ensino no país a classificar alunos nos últimos três anos consecutivos para a IphO. Segundo o gestor do GGE, Geraldo de Farias, a preparação do estudante André vem sendo realizada desde 2007, quando cursava o 1º ano do ensino médio. “Essa conquista é uma grande vitória não só do aluno, mas para todos que formam a equipe do GGE”, diz Geraldo.

Para o estudante, participar das Olimpíadas Internacionais representando o Brasil e Pernambuco é uma experiência de vida muito boa. “Vou conhecer novas pessoas, colocar em prática toda a teoria estudada sob orientação da equipe do GGE e fazer o possível para trazer uma medalha para o nosso país”, afirma André.

O estudante cumpre uma programação com conteúdos específicos, pois as provas aplicadas na olimpíada são diferenciadas das habituais, com um nível de dificuldade maior. “Acredito que a minha rotina de estudos deve ser intensificada nos próximos dias até a realização das provas”, diz o aluno.

André Farias ficou surpreso com a convocação para compor a equipe brasileira, mas essa excelente notícia não foi o primeiro resultado positivo de sua dedicação à física. Em abril, o aluno recebeu uma medalha de prata, referente a sua participação nas Olimpíadas Brasileiras de Física (OBF) de 2008, durante encontro realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Conquistas – O Colégio GGE vem se consagrando um grande conquistador de medalhas quando o assunto é Olimpíadas. Ano passado, o Colégio abocanhou 22 prêmios dos 54 que foram para Pernambuco, na Olimpíada Brasileira de Física.

A Olimpíada Brasileira de Física é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), destinado a todos os alunos do Ensino Médio e da última série do Ensino Fundamental.

O objetivo é despertar e estimular o interesse pela ciência, melhorar o ensino, incentivar as carreiras científico-tecnológicas e preparar os estudantes para as Olimpíadas Internacionais de Física. Essa é uma das maneiras de comparar o ensino brasileiro ao ensino de outros países. O projeto tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira