Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/05/2009 - 10:49

Carro fórmula da FEI está entre os 10 melhores do mundo

Equipe da FEI conquistou, neste fim de semana, a 10ª colocação na competição Fórmula SAE Michigan, realizada nos Estados Unidos

Pela primeira vez uma equipe brasileira figurou entre as dez primeiras colocadas em uma disputada competição internacional de veículos tipo Fórmula. A conquista inédita foi obtida neste fim de semana por estudantes do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) durante a Fórmula SAE Michigan, que terminou neste sábado (16), em Brooklyn, nos Estados Unidos, com a participação de 97 equipes de vários países.

“Ficar entre os dezmelhores colocados foi uma importante conquista, porque a competição é bastante acirrada, o grau tecnológico dos projetos é muito elevado e o Brasil participa há apenas cinco anos”, comenta o professor e coordenador do projeto Fórmula da FEI, Roberto Bortolussi, que acompanhou a equipe nos Estados Unidos. Segundo Bortolussi, a colocação é resultado de muito esforço e empenho da equipe do Centro Universitário, que conquistou ainda o 6º lugar em design, 12º em apresentação de projeto, 10º em aceleração e 14º no enduro.

Para disputar a competição, que teve início dia 13, os estudantes da FEI desenvolveram pneus específicos em parceria com a Pirelli e com a ajuda de softwares. Foram feitas alterações na estrutura do pneu e na massa de rodagem. O pneu do carro ficou 200 gramas mais leve, comparado ao anterior que pesava cerca 4,8 kg, e permite maior aderência e melhor desempenho no carro. Durante os testes na FEI, as mudanças também possibilitaram maiores valores de aceleração longitudinal e lateral nas provas de aceleração e skid-pad (teste de estabilidade e aceleração lateral do veículo).

O protótipo RS4 foi projetado e desenvolvido por 13 alunos dos cursos de graduação e mestrado de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica. O veículo possui motor aplicado à motocicleta Honda CBR 600RR, de 4 cilindros, 4 tempos, com duplo comando no cabeçote e 4 válvulas por cilindro, que desenvolve potência máxima de 79,8 hp a 11.800 rpm. Com chassi tubular em aço, o veículo tem direção do tipo pinhão e cremalheira, freios a disco nas quatro rodas, transmissão de 6 velocidades, rodas em alumínio e magnésio e suspensão (dianteira e traseira) com duplo braço triangular. O veículo utiliza gasolina como combustível, acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 4,36 segundos e atinge 160 km/h de velocidade máxima.

O primeiro lugar na Fórmula SAE Michigan foi conquistado pela equipe TU GRAZ Racing Team, da Graz University of Technology, da Áustria. A FEI conquistou o direito de participar da competição norte-americana ao vencer em 2008 o bicampeonato na V Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, em Americana (SP). Outros países, além do Brasil e Estados Unidos, realizam competições regionais de Fórmula SAE, como Itália, Austrália e Reino Unido.

Histórico - A equipe da FEI participa da Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS desde a sua primeira edição, em 2004, e conquistou a primeira vitória em 2006, no Rio de Janeiro. No ano passado, a FEI sagrou-se bicampeã da competição brasileira, em Americana.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira