Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/05/2009 - 09:54

Etecs: 85% dos técnicos têm vínculo formal de trabalho

Área de Produção industrial é a que mais tem empregados formais.

O relatório Egressos em números, publicado em março pela Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza - autarquia do Governo do Estado de São Paulo responsável pelo ensino técnico e tecnológico no Estado - mostra que 85,8% dos técnicos formados pelas Escolas Técnicas (Etecs) estaduais possuem vínculo formal de trabalho. Desse total, 69,4% têm carteira de trabalho assinada. Além do regime de CLT, a pesquisa considerou como vínculo formal as seguintes situações: autônomo regular, microempresário e servidor público.

Ex-alunos do eixo tecnológico de Produção Industrial - que engloba cursos como Produção de Açúcar e Álcool, Calçados, Curtimento, Tecelagem - são os que mais se encaixam no perfil, com cerca de 95% de técnicos na formalidade, 76,3% dos quais com carteira assinada. A pesquisa também mostra que o índice de empregabilidade nessa área, 90,7%, está acima da média dos técnicos formados pelas Etecs, que já é alta - 77,4%.

Outros eixos cujo índice de técnicos com vínculo formal é alto são os de Produção Alimentícia (90,1%), Ambiente Saúde e Segurança (89,9%), e Controle e Processos Industriais (89,8%), conforme o quadro abaixo.

Em todos os setores, a maioria dos egressos tem carteira assinada. O maior percentual é em Controle e Processos Industriais (81,6%). A proporção de servidores públicos é relevante em algumas áreas, como Infraestrutura (18%) e Ambiente Saúde e Segurança (17,5%). Os eixos com maior quantidade de autônomos e microempresários são os de Infraestrutura e de Produção Cultural e Design, ambos com cerca de 14%.

A faixa etária da maioria dos técnicos é de até 24 anos, com remuneração média de até três salários mínimos (63,7%) e de até seis salários mínimos (20,8%).

O levantamento, finalizado em 2008 com estudantes formados em 2006, teve como objetivo avaliar o desempenho deles no mercado de trabalho, um ano após o término do curso.

A divisão das áreas foi estabelecida conforme a nova classificação do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, que concentra os cursos em eixos tecnológicos.

Vestibulinho está com inscrições abertas - O processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2009 vai oferecer 42.039 vagas para 66 cursos técnicos. Isso representa um crescimento de 23,11 % em relação ao mesmo período do ano passado (34.147 vagas).

As inscrições vão até 29 de maio. A prova será no dia 21 de junho. Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pelo site www.vestibulinhoetec.com.br.

Centro Paula Souza -- Autarquia do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 160 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 140 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 32 mil alunos estão matriculados nos cursos superiores de Tecnologia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira