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22/05/2009 - 09:29

Rio de Janeiro será avaliada em estudo internacional

Cidade é a representante brasileira no índice que avalia a reputação e imagem de 50 cidades no mundo

Avaliar a percepção de consumidores em todo o mundo a respeito de 50 cidades diferentes é o grande objetivo do City Brands Index (CBI) - estudo conduzido pela GfK dos Estados Unidos e que graças a uma parceria com Simon Anholt, um renomado escritor e consultor do governo americano, terá uma versão mais abrangente. Pela primeira vez uma cidade brasileira, o Rio de Janeiro, será alvo do estudo.

A nova versão do CBI incluirá a percepção sobre aspectos de diversas cidades ao redor do mundo, que vão desde o seu potencial para a geração de negócios até a atratividade cultural, entre outros. Resultados do estudo estão previstos para o segundo semestre de 2009.

Realizado em 20 países, com mais de 10 mil entrevistados, o estudo mede a percepção de consumidores pelo mundo sobre 50 cidades com a finalidade de compreender melhor a força das cidades como uma marca, ressaltando quais aspectos caracterizam cada localidade. As cidades representadas são de grandes países desenvolvidos e em desenvolvimento que desempenham papéis importantes e diversificados no fluxo de negócios, cultura e turismo.

No Brasil, até o momento, apenas o Rio de Janeiro será alvo do estudo. Buenos Aires e Cidade do México são as outras cidades da América Latina a compor o índice. Os critérios para a seleção das cidades avaliadas no estudo se baseiam em medidas objetivas, como infraestrutura, clima, tamanho da população, bem como, forças políticas, econômicas e culturais.

Há três anos o City Brands Index (CBI) monitora atitudes globais para ajudar governos, organizações e empresas a compreender, avaliar e construir uma forte imagem e reputação de cidades. A edição de 2009 do estudo traz novos recursos, incluindo um comparativo das cidades a partir dos critérios avaliados e mapas globais que indicam visualmente as percepções positivas e negativas de uma cidade em cada país.

A parceria da GfK Custom Research North America com o escritor Simon Anholt, além de uma análise mais profunda e completa para comparações cidade a cidade, possibilita também o entendimento de como cada cidade se posiciona com relação a outros dos principais destinos mundiais. O City Brands Index (CBI) segue a mesma linha do bem-sucedido The Nation Brands IndexSM (NBI), lançado no ano passado e também conduzido em parceria com o Simon Anholt. No NBI, 20 países avaliam a imagem de outros 50 países e este estudo é utilizado atualmente por agências governamentais nos cinco continentes.

Na composição do índice as cidades são avaliadas quanto aos seguintes critérios:

· Presença: O conhecimento da cidade, a percepção da sua contribuição global para a ciência, cultura e governança.

· Local: A limpeza do ambiente, seu clima e outras qualidades estéticas.

· Pré-requisitos: Acomodações disponíveis e a qualidade dos serviços públicos.

· Pessoas: Características gerais da população, como eles fazem os visitantes se sentirem (seguros, bem-vindos, etc), ética no trabalho, diversidade cultural e sofisticação.

· Atratividade: Capacidade para atrair visitantes e moradores, a disponibilidade de eventos interessantes, alimentação, moda, artes, cultura, esportes, compras e vida noturna.

· Potencial: Percepção da cidade como um bom lugar para fazer negócios, ir escola e/ou ao trabalho.

As cidades avaliadas no City Brands Index são:

· América Latina: Buenos Aires, Cidade do México e Rio de Janeiro

· Europa Ocidental: Amsterdam, Barcelona, Berlim, Bruxelas, Copenhagen, Dublin, Edimburgo, Genebra, Helsinque, Londres, Madrid, Milão, Paris, Roma, Estocolmo, Haia e Viena

· Europa Central / Oriental: Budapeste, Istambul, Moscou, Praga e Varsóvia

· Ásia do Pacífico: Auckland, Bangkok, Pequim, Hong Kong, Melbourne, Mumbai, Seul, Xangai, Shenzhen, Cingapura, Sydney e Tokyo

· América do Norte: Boston, Chicago, Dallas, Los Angeles, Nova York, São Francisco, Seattle, Toronto e Vancouver

· Oriente Médio / África: Cairo, Dubai, Jeddah e Joanesburgo

Perfil da GfK - Criado há mais de 70 anos na Alemanha, o Grupo GfK é a 4ª maior empresa de pesquisa de mercado do mundo. Com 115 subsidiárias, está presente em mais de 100 países nos cinco continentes, gerando mais de 10 mil empregos diretos. No Brasil é a 4ª maior empresa de pesquisa, com 22 anos de atuação no mercado.

Principal escritório do grupo na America Latina, a GfK Brasil auxilia o processo de decisão de clientes de diversos segmentos (Bens de Consumo e Duráveis, Automotivo, Healthcare, Financeiro, Telecomunicações, Varejo, entre outros), fornecendo informações estratégicas para as mais variadas questões de negócios, como: inovação e desenvolvimento de produtos, posicionamento de marca e avaliação de campanhas, satisfação e lealdade de clientes, avaliação de qualidade de atendimento, cenário competitivo no ponto de venda, clínicas de automóveis, através de metodologias qualitativas e quantitativas.

Entre seus clientes estão, Unilever, L`Oreal, Schincariol, Coca-Cola, Pernod Ricard, Nestlé, Johnson&Johnson, Avon, Nívea, Colgate, Kraft, Vivo, Motorola, Banco Santander, Banco Real, Bradesco, Unibanco, Credicard-Citi, Roche, Glaxo, Boehringer, Whirlpool (Brastemp), GM, HSBC, Leroy Merlin, Editora Abril.

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