Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/05/2009 - 09:31

Logística abre espaço para uso de descartáveis de luxo

Produtos para mesa confeccionados em papel de alta qualidade simplificam dia-a-dia dos estabelecimentos, são mais baratos e apresentam diferenciais em relação aos de tecido

A eliminação da manutenção e a possibilidade de simplificar o trabalho de organização, que otimizam a logística dos estabelecimentos, têm levado as principais marcas da hotelaria e gastronomia a optarem por produtos de mesa (como guardanapos, toalhas e porta-copos) descartáveis de luxo. De olho neste mercado, os fabricantes de papel estão apostando neste setor, oferecendo produtos de alta qualidade. Líder no segmento classe A, a Relevo Guardanapos, por exemplo, projeta crescimento de 15% neste ano, centrando seu foco em qualidade, logística e personalização.

O uso de produtos de mesa em tecido requer um aparato logístico considerável, que envolve recolhimento do material, lavagem e dobraduras. No processo de lavagem, as peças sofrem desgaste natural e perdas, sobretudo em função de manchas de batom e de gordura. Com os descartáveis, por sua vez, a logística é simplificada, pois, após o uso, o material é encaminhado à reciclagem.

A qualidade dos descartáveis aliada a essa facilidade tem feito com que os principais hotéis do país e os mais renomados restaurantes optem por produtos de mesa confeccionados em papel de alta qualidade. Com 86% deste mercado, a Relevo Guardanapos Especiais, por exemplo, fornece a marcas como Tívoli, Hotéis Mabu, Alvear Palace (Buenos Aires), Ocean Palace, Four Points, Sofittel, Mundial Café, Buffet Fasano e Buffet Nova Curitiba. Juntos, os setores de hotelaria e gastronomia respondem por quase 70% das vendas do grupo.

Custo-benefício – O segmento de luxo tem optado pelos descartáveis, também, em função de uma equação simples: os produtos em papel classe A representam um custo menor que os de tecido, ao mesmo tempo em que são uma opção sofisticada e de qualidade.

O Bioklin (guardanapo 40 x 40 cm, da linha da Relevo), por exemplo, custa R$ 0,08, enquanto a lavagem de um guardanapo de tecido custa, em média, três vezes mais. “Além disso, periodicamente os produtos de tecido precisam ser repostos, o que representa um gasto extra aos estabelecimentos”, aponta o gerente do Bristol Castelmar, Paulo Jacovus, que há 19 anos atua no setor.

O mercado de descartáveis aposta na qualidade para crescer. A Relevo trabalha com uma fibra especial, que “descansa” em um depósito por três meses, o que a torna mais macia e sensível ao toque. Mas o diferencial do grupo é a personalização: os guardanapos vêm grafados com a marca do cliente em alto relevo, em um processo que elimina o uso de tinta. “É uma solução elegante, discreta e de bom gosto. É um produto que está à altura das recepções que promovemos”, disse a coordenadora de eventos do Buffet Fasano, Eloá Reis. “Além do aspecto visual, o modelo é interessante do ponto de vista da higiene, pois o cliente não vela tinta à boca”, complementa Jacovus.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira