Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/05/2009 - 09:52

Jovens viram empresários por um dia em feira de negócios exclusiva

Dono da rede Biruta vai contar sua história como exemplo de empreendedorismo

No ano em que a Junior Achivement comemora 10 anos, o empresário Rafael Liporace, Sócio-Diretor Geral da Biruta Mídias Mirabolantes é o palestrante convidado da Feira Miniempresas, que a Instituição realiza domingo, dia 24 de maio, no Rio Design Barra. A história de sucesso do executivo servirá de inspiração para os 400 alunos de 14 escolas públicas e particulares da cidade, que estão inscritos no programa e neste dia irão vender suas idéias criativas para o público do shopping. A feira acontece das 12h às 22h e a entrada será franca. (Av. das Américas, 7777. Barra da Tijuca).

Distribuídos em stands, como numa feira de negócios, os jovens executivos colocarão em prática o que aprenderam durante 15 semanas com profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, produção e recursos humanos. Entre os produtos à venda luminárias, almofadas, jogos americanos, bolsas, carteiras, lenços e algumas surpresas desenvolvidas por eles. A empresa que se destacar na feira ganhará prêmio separado por categoria: produto destaque, equipe empreendedora, melhor relatório, maior rentabilidade, maior faturamento, melhor achiever. De acordo com Luiza Costa, gerente de marketing, do Rio Design, a realização da feira tem o intuito de incentivar o empreendedorismo e dar oportunidade para que jovens desenvolvam seus talentos e coloquem em prática o que aprenderam na teoria. “Negociamos tudo, desde o espaço locado ao lucro final, que terá 3% das vendas revertida para o Instituto Rogerio Steinberg - IRS, que o Rio Design apóia” – explica Luiza.

O programa da Junior Achievement dura 2 meses e acontece durante três horas e meia por semana, na própria escola, onde os profissionais voluntários auxiliam com palestras e aulas práticas sobre gerenciamento de uma empresa. Os alunos fazem pesquisa de mercado, decidem qual produto desenvolver e elegem uma diretoria. Cada participante compra uma ação da empresa – a um determinado valor cada - e deste montante eles tiram o necessário para comprar matéria-prima. E vendem cada ação para trazer um sócio. No final os alunos fazem balanços, calculam o valor dos impostos,fazem um relatório e mandam para os acionistas que compraram uma ação da empresa. Por semestre, cerca de 30 mini-empresas participam do projeto.

A Mini Empresas é um dos 25 programas oferecidos pela Junior Achievement no Brasil, instituição que congrega iniciativa privada e aprimoramento profissional de jovens e foi criado em 1919 nos Estados Unidos. No Brasil, existe desde 1994.

Feira de Miniempresas: feira de negócios com jovens de escolas públicas e particulares, como parte do programa da ONG Junior Achievement, dia 24 de maio (domingo), das 12h às 22h, no Shopping Rio Design Barra (Av. das Américas, 7777 – Tel. 3461-9999). Entrada Franca.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira