Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/05/2009 - 08:22

Brasil realiza Semana Internacional de Conscientização sobre a Tireóide com atividades gratuitas


Em uma iniciativa inédita, a Thyroid Federation International (TFI), organização mundial de pacientes de tireóide, com apoio da Merck Serono, lançou a Semana Internacional de Conscientização sobre a Tireóide, que será celebrada de 25 a 31 de maio em 65 países, inclusive no Brasil. Em diversos estados brasileiros (Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal) haverá ações gratuitas com o objetivo de informar o público e orientar as pessoas sobre como reconhecer os sintomas da doença tireoidiana.

No dia 25 de maio, data criada para divulgar mundialmente os riscos dos problemas da tireóide, haverá uma palestra gratuita para o público em geral no Hospital dos Servidores do Estado (Rua Sacadura Cabral, 178, Saúde, auditório Jorjão, 5º andar), no Rio de Janeiro. Durante o evento, um médico endocrinologista, especialista em tireóide, conversará com o público leigo sobre os problemas mais comuns: o hipotireoidismo, o hipertireoidismo, o nódulo e o câncer de tireóide. Em seguida, os participantes terão a oportunidade de fazer perguntas e tirar as suas dúvidas sobre o assunto. No final do encontro os participantes receberão materiais informativos sobre a tireóide.

Em São Paulo, a ação será diferenciada. No dia 30 de maio, com o apoio da Associação de Diabetes do ABC (ADIABC) e do Hospital Dr Christovão da Gama, será realizada uma ação ampla no Shopping ABC (Avenida Pereira Barreto, 42, piso 2. Vila Gilda), em Santo André, das 11h às 16h. Cerca de 15 médicos especialistas em endocrinologia estarão presentes no local para alertar os pacientes sobre o aumento da incidência de doenças tireoidianas e realização de palpação gratuitamente. Os médicos farão uma breve entrevista com os pacientes e preencherão uma ficha de triagem com o objetivo de identificar se o mesmo pode ter hipotireoidismo, doença causada pela falta de hormônio tireoidiano. Se identificarem que o paciente precisa de acompanhamento, os médicos entregarão uma guia para que possam realizar o exame de sangue TSH no Hospital Cristóvão da Gama. No caso de identificação de necessidade de realização de ultrassom para detecção de possíveis nódulos, será agendado o exame no Hospital Dr Christovão da Gama e na Clínica do Dr. Erivelto Volpi. Em todas as ações materiais de cunho educativo serão distribuídos para os participantes.

Também serão realizadas ações (palestras) em Fortaleza, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Estima-se que 300 milhões de pessoas em todo o mundo tenham problemas na tireóide, mas muitas delas não sabem que o possuem por falta de informação sobre os sintomas e os impactos da doença. Por isso, o principal objetivo da Semana Internacional de Conscientização sobre a Tireóide é levar informações aos pacientes sobre a doença, ensinar como preveni-la e incentivá-los a procurar um endocrinologista para a realização dos exames preventivos.

As doenças da tireóide são muito comuns, atingindo de cinco a oito vezes mais as mulheres do que os homens, mas muitos pacientes não relacionam os sintomas como sendo um problema tireoidiano. Daí a importância de realizar periodicamente o exame de TSH, um exame de sangue simples, rápido e muito eficaz para o diagnóstico do hipotiroidismo e hipertiroidismo; e o ultrassom, para diagnosticar nódulos na glândula.

Um website (www.thyroidweek.com) também foi especialmente desenvolvido para levar informações e ajudar os pacientes sobre as doenças da tireóide.

A tireóide - A glândula tireóide, com formato de borboleta, fica na base da garganta. Desempenha um papel fundamental na regulagem do metabolismo do organismo. Produz dois hormônios, tiroxina e tri-iodotironina, que juntos controlam a velocidade com que o organismo queima energia e a velocidade com que acontecem as reações do organismo.

Pouca gente sabe o que esse importante órgão faz pelas pessoas ou que a doença da tireóide pode levar a complicações como ataques cardíacos, derrame, infertilidade e até aborto.

A doença da tireóide é oito vezes mais comum em mulheres do que em homens. Ainda não se sabe, exatamente, porque as mulheres correm maior risco, mas além de serem mais propensas, elas também desenvolvem as doenças mais precocemente.

Os sintomas variam de pessoa para pessoa, e são comuns a outras doenças, o que significa que o diagnóstico correto pode deixar de ser feito. Se ficar sem tratamento, a doença pode levar a complicações mais sérias ou a problemas de saúde de longo prazo.

Pessoas com tireóide preguiçosa (hipotireoidismo) podem sentir-se cansadas e/ou deprimidas, ganhar peso inexplicavelmente, ter dor nas articulações e períodos menstruais irregulares e/ou problemas de fertilidade, entre outros sintomas. Doença cardíaca, psicose, e, até mesmo, coma podem ser consequências de longo prazo.

Se a tireóide for super ativa (hipertireoidismo), as pessoas podem ter perda de peso, sentir-se nervosas e irritadas, suor, apresentar fraqueza ou dificuldade para dormir, ter menores períodos menstruais, ver seus batimentos cardíacos acelerados, entre outros sintomas. O risco de ataques cardíacos e derrames aumenta com o hipertireoidismo, assim como o risco no desenvolvimento do feto e de aborto.

As consequências das doenças de tireóide não tratadas podem ser muito sérias, mas se forem percebidas e tratadas precocemente com medicamento, a maioria das pessoas viverá normalmente e de forma saudável. "A sociedade precisa saber quais são os sintomas de distúrbio tireoidiano para que possam entrar em ação e pedir ajuda. Sem um diagnóstico e tratamento corretos os pacientes estão sob risco de comprometer sua saúde futura", afirma a Dra. Yvonne Andersson, presidente da TFI.

O mau funcionamento da tireóide pode ser confirmado por um simples exame de sangue que verifica os níveis de hormônio tireoidiano. Existem tratamentos efetivos para substituir ou reduzir os níveis do hormônio da tireóide, permitindo que os pacientes controlem a doença e levem uma vida normal.

Quem está correndo risco?

Independente de sexo, qualquer um pode ser afetado. Há muitos fatores que aumentam o risco de desenvolver distúrbios da tireóide. O risco aumenta se você for mulher, se estiver grávida ou se acabou de dar à luz, se tiver histórico familiar da doença, se houver alguma doença auto-imune, como diabetes tipo 1 ou vitiligo, se tiver mais de 50 anos, se fez cirurgia da tireóide ou se é portador(a) das síndromes de Down ou Turner. Pessoas submetidas a tratamentos radioativos ou cujo pescoço foi exposto a raio-x também têm mais probabilidade de vir a ter um problema de tireóide. A incidência de problemas de tireóide em pessoas brancas e asiáticas é três vezes maior do que nas outras raças.

Palestra sobre os problemas da tireóide / Rio de Janeiro | Data: 25 de maio (segunda-feira) | Horário: 9 horas | Local: Hospital dos Servidores do Estado (Rua Sacadura Cabral, 178, Saúde, auditório Jorjão, 5º andar), Rio de Janeiro/RJ | Informações (21) 2291-3131

Orientações e realização de palpação sobre os problemas da tireóide / São Paulo | Data: 30 de maio (sábado) | Horário: das 11h às 16h | Local: Shopping ABC (Avenida Pereira Barreto, 42, piso 2. Vila Gilda), Santo André/SP | Informações (11) 4992-5303

Palestra sobre os problemas da tireóide / Fortaleza | Data: 27 de maio (quarta-feira) | Horário: 8 horas | Local: Centro de Saúde Anastácio Magalhães (Rua Rua Delmiro de Farias, 1679 - ao lado do HC), Fortaleza/CE | Informações (85) 3433-2561 / (85) 3433-2564

Palestra sobre os problemas da tireóide / Belo Horizonte | Data: 28 de maio (quinta-feira) | Horário: 14h30 | Local: Centro de Especialidades Médicas da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte (Rua Domingos Vieira, 416 - Bairro Santa Efigênia) | Informações: (31) 3238-8037

Workshop sobre os problemas da tireóide / Brasília | Data: 25 e 27 de maio (segunda e quarta-feira) | Horário: 8 horas e 14 horas em ambas as datas | Local: Hospital Regional do Gama (Área Especial, 17 - Setor C - Lado Oeste) | Informações: (61) 3484-8184 / (61) 3385-0759

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira