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04/04/2007 - 07:43

Terminal 5 do Aeroporto de Heathrow será aberto em março de 2008


Terminal 5, do Aeroporto de Heathrow, será aberto aos passageiros do mundo inteiro no dia 27 de março de 2008, ou seja, em menos de um ano.

São Paulo - A BAA, a operadora britânica de aeroportos, e a British Airways anunciam a data de abertura do Terminal 5 (T5), o novo terminal exclusivo da British Airways. Com capacidade para servir aproximadamente 30 milhões de passageiros por ano, o T5 será o novo e imponente portal do Reino Unido. Faltando menos de um ano para a abertura do terminal, mais de 90% do trabalho de construção já estão completos e o projeto continua se desenvolvendo dentro do prazo e orçamento previstos.

Em setembro deste ano será iniciado um período intenso de testes, quando serão recrutadas mais de 16 mil pessoas para atuarem como passageiros. O objetivo será testar plenamente cada parte do prédio, incluindo estacionamento de veículos, sistemas de check-in, bagagens, computadores e segurança.

“Londres é uma cidade que recebe pessoas de todo o mundo e também é um centro financeiro global. Por esse motivo, necessita de um aeroporto de classe internacional”, declarou Tony Douglas, diretor presidente da BAA Heathrow.

“O T5 já é uma prova concreta da capacidade e do trabalho árduo de milhares de pessoas, incluindo arquitetos, planejadores, operários, funcionários do aeroporto e da companhia aérea, que juntos transformaram esse terminal numa realidade”, disse o executivo. Ainda segundo Douglas, “com apenas 366 dias até a data da abertura do terminal, há ainda muito a fazer, mas temos certeza de que estamos a caminho de finalmente poder oferecer aos passageiros de Heathrow uma merecida experiência de primeiro nível”.

O T5 proporcionará ainda mais comodidade ao aeroporto. “Este ano, 68 milhões de passageiros passarão por Heathrow, um aeroporto com instalações antigas projetado para acomodar aproximadamente 45 milhões de pessoas anualmente. Quando o T5 abrir e 30 milhões de passageiros mudarem-se dos atuais terminais, pela primeira vez teremos espaço para respirar na área central do terminal e poderemos reformar o resto do aeroporto elevando seu padrão ao nível do T5”, disse Douglas.

“Até 2012, nossos planos são de reconstruir ou reformar nossas instalações atuais para que Heathrow volte a ser o maior aeroporto de tráfego internacional do mundo. E teremos orgulho em receber atletas olímpicos vindos do mundo inteiro através de nossos portões”, completou.

Willie Walsh, o executivo-chefe da British Airways, que será a única companhia aérea a ocupar o T5, declarou: “Este é um momento histórico que transformará a experiência de nossos passageiros que passarem pelo aeroporto. O T5 proporcionará filas menores, sistemas de despacho de bagagem mais rápidos e maior pontualidade. O T5 excederá o que há de melhor em outros aeroportos em termos de conforto e conveniência.”

“Estaremos extremamente ocupados nos próximos doze meses, à medida que continuamos com nossos preparativos para a mudança para o T5. Tudo está de acordo com os planos e estaremos prontos para 27 de março de 2008, quando os primeiros vôos iniciarem”, disse o executivo da British Airways.

Os primeiros passageiros do T5 desembarcarão de um vôo chegando de Hong Kong pela manhã, e cerca de 40 mil passageiros circularão pelo novo terminal em seu primeiro dia de funcionamento.

O complexo T5 possui 60 novas posições de estacionamento de aeronave, dois prédios satélites (o segundo a ser terminado até 2010), conexão para o London Underground e o Heathrow Express, um novo edifício de estacionamento e extenso paisagismo.

Projetado pela vencedora do Prêmio Stirling de 2006, a Richard Rogers Partnership, o T5 combina funcionalidade e finesse. O desenho arquitetônico do prédio satisfaz as necessidades dos passageiros, desde o momento em que chegam ao aeroporto, até o embarque em suas aeronaves. O T5 oferece espaço, conveniência, conforto e vistas espetaculares ao longo de todo o aeroporto, em todas as etapas da jornada dos passageiros.

A construção do complexo do terminal iniciou em 2002 e custou £4,3 bilhões. Desde então, o projeto já moveu com sucesso 9 milhões de metros cúbicos de terra; completou a construção do telhado do maior prédio free-standing do Reino Unido; transportou o topo de uma nova torre de controle de 87 metros de altura (pesando 900 toneladas) por uma distância de 2 km; escavou mais de 13 km de túneis para trens e bagagem; desviou dois rios; e instalou mais de 30.000 metros quadrados de fachadas de vidro. Toda a estrutura do T5 foi construída sobre uma antiga planta de processamento de esgoto, na extremidade oeste do atual aeroporto, situada entre duas pistas adjacentes a M25.

Características do T5: . O T5 é a maior estrutura free-standing do Reino Unido. O prédio do terminal principal tem 40 m de altura, 393 m de cumprimento e 176 m de largura. Seu telhado único, pesando 18,5 toneladas, levou 11 meses para ser colocado em posição e é mantido por 22 imensas estruturas de suporte de aço. As fachadas do prédio são completamente cobertas por 5,5 mil painéis de vidro, inclinados em um ângulo de 6,5 graus, os quais, combinados com o telhado em forma de onda, conferem ao prédio um formato distinto.

. O sistema de bagagem do T5 é o maior sistema de processamento de bagagem da Europa em um único terminal. O sistema é altamente sofisticado, mas foi projetado com desempenho e confiabilidade em mente e, portanto, funciona com o que há de melhor em tecnologia comprovada. A bagagem a ser transferida e a bagagem que chegar atrasada ao terminal serão processadas através de rotas prioritárias em sistemas de bagagem de alta velocidade e entregues diretamente à posição de estacionamento do vôo em partida.

. O T5 tem sua própria estação de trem com 6 plataformas – duas para o Heathrow Express, duas para o LU Piccadilly Line e duas que foram construídas com antecedência como parte de um projeto para conectar o aeroporto Heathrow à Zona Oeste via trem (AirTrack, um projeto que ainda está sendo analisado, conectaria a zona oeste à linha principal de trem em Staines.)

. O plano da British Airways é que 80% de seus passageiros façam seu check-in online ou utilizem o quiosque de self-service ao chegarem ao terminal. A mais nova tecnologia está sendo aplicada também para locais de despacho rápido de bagagem. O terminal contará com 96 quiosques de self-service e 140 balcões de atendimento ao cliente, incluindo 96 locais para despacho rápido de bagagem. Os fluxos de passageiros foram testados extensivamente para garantir o menor número de filas em cada estágio.

· O calor residual da estação combinada de aquecimento já existente no aeroporto Heathrow está sendo canalizado para o T5 através de tubulação subterrânea e fornecerá 85% da calefação do T5.

· A água da chuva coletada e a água proveniente das perfurações da fundação do T5 estão sendo utilizadas para uso não potável, reduzindo em 70% a demanda do suprimento principal de água. A rede de coleta de água reutiliza até 85% da água da chuva que cai na área do T5.

. O T5 contará ainda com prestigiosas lojas, tais como Harrods, Paul Smith e Tiffany, e o famoso chef Gordon Ramsey abrirá no terminal seu primeiro restaurante em um aeroporto.

. As primeiras pessoas contratadas para trabalhar no T5 já estão em seus postos no terminal – gerentes de instalações responsáveis pela manutenção do prédio quando ele estiver operando.

. Um pequeno exército de funcionários está agora iniciando o monumental processo de limpeza do prédio, certificando-se de que a extensa estrutura de metal do terminal, bem como suas fachadas de vidro estejam brilhando para os passageiros quando o terminal abrir. | Site www.baa.com/t5

Perfil: A British Airways fará sua mudança para o Terminal 5 em dois estágios planejados, em um período de dois meses. A maior parte das operações de vôos de curta distância e todos os vôos de longa distância do T1, os vôos de curta distância do T4 e os vôos de/para Miami do T3 serão transferidos para o T5 em 27 de março de 2008. Um mês depois, serão transferidos os serviços de longa distância do T4 (exceto os serviços de/para a Austrália). A companhia aérea também fornecerá um pequeno número de serviços (cerca de 8%) juntamente com seus parceiros da Oneworld Alliance no terminal T3.

Planos para substituir os Terminais 1 e 2 por um terminal único do tamanho do T5 esperam aprovação das autoridades locais, enquanto que amplas reformas já estão sendo feitas nos salões do Terminal 3. Um programa de investimento de £6 bilhões está planejado para o Heathrow nos próximos 10 anos.

As obras do Terminal 4 incluirão a reconstrução da área de check-in, balcões de self-service para aquisição de passagens e locais para despacho de bagagem, bem como uma reforma completa do sistema de bagagem e melhorias nas áreas de espera.

Após a abertura do T5, mais de 50 das 90 companhias aéreas do Heathrow serão transferidas, possibilitando assim que as alianças aéreas possam operar em um mesmo terminal.

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