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26/05/2009 - 09:11

Acol conquista certificação MPS.Br

Empresa é qualificada no nível G do MPS. Br - programa de Melhoria de Processos do Software Brasileiro.

Sempre na busca da excelência dos serviços prestados aos seus clientes, a Acol Consultoria & Sistemas esteve envolvida durante um ano num processo de preparação, implementação e avaliação do MPS.Br, modelo de referência nacional que tem como objetivo melhorar a qualidade e a produtividade do software brasileiro, desenvolvido com base nas normas ISO 15504 e ISO 12207, e equivalente ao modelo americano CMMI (Capability Maturity Model Integration), reconhecidos internacionalmente. “Antes da criação do MPS.Br havia uma barreira para que pequenas e médias empresas brasileiras se credenciassem para a qualificação, porque o CMMI representava um investimento alto de cerca de cem mil dólares. Por iniciativa do mercado nacional, com apoio do governo, de instituições financeiras e de universidades, foi criado um modelo adequado a nossa realidade e que também está sendo reconhecido no exterior”, esclarece Sérgio Pinna, diretor comercial da Acol.

De acordo com Ana Regina Cavalcanti da Rocha, coordenadora da COPPE/UFRJ, instituição responsável pela implementação do modelo MPS. Br na Acol, tudo é feito de forma personalizada. “Estudamos qual a realidade da empresa e que tipo de software ela desenvolve para só então implementarmos o modelo. A Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro) consegue apoio financeiro para as empresas interessadas em participar e elas são agrupadas levando em conta similaridades para compartilhar o treinamento, minimizando ainda mais os custos. Atualmente existem em torno de 150 empresas avaliadas. Nossa intenção é ver o mercado cada vez mais capacitado”. Para Mariano Montoni, implementador do modelo MPS.Br que trabalhou diretamente com a Acol, o nível conquistado pela empresa é o mais difícil. “Apesar de ser o primeiro nível de maturidade, o nível G é o mais difícil, pois a empresa sai de um estado de inércia onde não tem processos, para começar a trabalhar em cima de processos. Algumas empresas para chegar a esse nível demoram até dois anos. A Acol se saiu muito bem. A equipe foi rápida e atingiu o nível G em um ano”.

Responsável pela avaliação da Acol no modelo MPS.Br, Carlos Barbieri coordenador da FUMSOFT – Sociedade Mineira de Software, diz que a empresa chegou muito próximo da perfeição. “Além de a equipe estar bem preparada, os processos foram muito bem implementados. A Acol passou pela avaliação sem nenhum tipo de estresse. O fato da empresa ser muito focada no seu nicho de atuação também fez diferença”. Barbieri explica que o MPS.Br já nasceu melhor estruturado se comparado ao modelo CMMI. Só recentemente o CMMI adotou prazo de validade para as avaliações o que o MPS.Br utiliza desde sua criação no início dos anos 2000. “As avaliações tem validade de três anos. Decorrido esse período, a empresa pode passar por nova avaliação a fim de permanecer no mesmo nível ou caso tenha interesse, passar para o próximo”.

Avançar é o que planeja a Acol. A meta é ir direto para o nível E do MPS.Br, onde hoje estão somente quatro empresas de software brasileiras, pulando o F. “Já começamos a trabalhar com esse objetivo. Tivemos um ganho enorme na parte de melhoria de processo, mas ainda precisamos crescer no acesso as informações do processo. Elas ainda não estão acessíveis à todos. Esse agora é um dos nossos desafios para chegar ao nível E”, afirma Eriton Santana, sócio-diretor da Acol.

Acol: Com sede no Rio de Janeiro, a empresa é especializada em consultoria, desenvolvimento de sistemas, infra-estrutura, conectividade, segurança digital e treinamento corporativo. Desde sua criação, em 1985, trabalha com foco no cliente oferecendo soluções de TI – Tecnologia da Informação – completas, eficazes, adequadas à realidade, agregando valor e maximizando benefícios. Para tanto, tem feito parcerias ao longo desses anos. Entre elas com a Oracle Corporation, possuindo a certificação Oracle Partner. Mantém em seu quadro profissionais em constante treinamento e atualização não só na área técnica como também no mundo dos negócios, já que o verdadeiro know-how da ACOL está na capacidade de transformar, para o seu cliente, inovações tecnológicas em diferencial competitivo.

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