Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/04/2007 - 08:08

Ministra do Turismo assina acordo de cooperação com o Equador

Os dois países trabalharão juntos em campanhas para a prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo e trocarão informações sobre a implementação da Conta Satélite do Turismo

A ministra do Turismo, Marta Suplicy, assinou hoje (4) acordo de cooperação entre Brasil e Equador, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, durante a recepção oficial à comitiva do Presidente do Equador, Rafael Correa. O texto do acordo partiu de um Memorando de Entendimento, assinado em junho de 2006 entre os ministérios do Turismo dos dois países.

O primeiro ponto acordado trata da cooperação na campanha de prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. O Brasil, coordenador da Secretaria Executiva do Grupo de Ação para a Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo na América do Sul, vai cooperar em um seminário de sensibilização sobre o tema, dirigido aos setores público e privado do Equador. O evento deverá acontecer no final de maio. Também haverá apoio ao lançamento nacional da campanha unificada da América do Sul, que será realizada naquele país no dia 1º de junho.

A cooperação bilateral abrange também a troca de informações para a implementação de sistemas estatísticos e da Conta Satélite do Turismo (CST) – uma metodologia proposta pela Organização Mundial de Turismo para que os países ofereçam informações harmonizadas sobre a atividade do setor. O Brasil conta com uma série de estudos já realizados com parceiros como IBGE e Fundação Getúlio Vargas. Dados como oferta, demanda, mão-de-obra, formação bruta de capital fixo e dados não financeiros serão disponibilizados. A ministra Marta colocou à disposição da ministra do Turismo do Equador, Isabel Crespo, técnicos brasileiros para apresentar aos equatorianos dados preliminares e informações sobre como estão sendo realizadas essas pesquisas. Ela sugeriu ainda uma visita técnica ao Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

O Ministério do Turismo do Equador trabalha atualmente na elaboração de um plano estratégico de desenvolvimento do turismo e solicitou informações sobre a experiência brasileira. A ministra Marta Suplicy disponibilizou uma versão em espanhol do Plano Nacional de Turismo do Brasil. Como os dois países possuem processos de descentralização turística, foi decidido, por fim, a troca de experiências para a identificação de novos elementos em seus respectivos modelos, onde o Brasil contribuiria na apresentação do Programa de Regionalização do Turismo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira