Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/05/2009 - 09:25

Unimed-BH oferece a seus clientes auxílio no combate ao fumo

O Programa de Cessação do Tabagismo da Cooperativa registra que 70% dos participantes chegam a cessar o tabagismo ao término do grupo.

O hábito de fumar está ligado a praticamente todas as atividades diárias, como, por exemplo, tomar café da manhã, ler jornal, assistir televisão e trabalhar. Essas atividades funcionam como um “gatilho” que leva a pessoa a acender o cigarro. Esses gatilhos fazem o indivíduo ter vontade de acender um cigarro, mesmo que esteja determinado a parar. Cessar o tabagismo não é uma tarefa fácil, porém não é impossível.

No próximo dia 31 de maio será celebrado o Dia Mundial sem Tabaco e a Unimed-BH oferece aos seus clientes o Programa de Cessação do Tabagismo, que nos últimos 15 meses já atendeu quase mil clientes. Cerca de 70% dos participantes do programa chegam a cessar o tabagismo ao término do grupo. Desses, 21% continuam sem fumar após 12 meses. Os freqüentadores do programa possuem 46 anos, em média, sendo 58% mulheres e 42% homens.

O cigarro introduz mais de 400 substâncias tóxicas no processo de respiração e causa uma infinidade de danos ao organismo, além de ser um dos maiores inimigos da saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,2 bilhão de pessoas no mundo fumam, ou seja, um terço da população.

Com o intuito de oferecer apoio, acompanhamento e orientações ao fumante que deseja abandonar o hábito de fumar, a Unimed-BH disponibiliza, em seu Centro de Promoção da Saúde (CPS), o Programa de Cessação do Tabagismo. Desenvolvido e ofertado gratuitamente para todos os clientes Unimed-BH que queiram deixar de fumar, o programa esclarece e ajuda o fumante a entender a dependência à nicotina e a identificar as dificuldades em parar de fumar com estímulo. Além de incentivar uma vida com mais qualidade e saúde.

Conduzido por uma equipe multidisciplinar composta por médicos clínicos, cardiologistas, pneumologistas e psicólogos, o Programa de Cessação do Tabagismo consiste em sessões semanais. Entre os temas abordados pelo programa estão Malefícios do cigarro, Dependência da nicotina, Motivos para abandonar o cigarro, Como parar de fumar, Vença a abstinência e Evite a recaída. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone 0800 30 30 03 ou pelo site www.unimedbh.com.br .

Dicas para cessar a vontade de fumar: Evitar a primeira tragada do cigarro | Estabelecer uma data em que você deseja parar de fumar | Criar um plano de ação para alcançar seu objetivo. Tentar trocar o vício por uma bala ou goles de água, por exemplo | Ter força de vontade, pois a maior parte das recaídas ocorre nos três primeiros meses depois de parar. A maioria das pessoas tenta diversas vezes antes de finalmente conseguir largar o cigarro | Reduzir diariamente o número de cigarros | Mudar a rotina. Procurar algum exercício ou esporte que preencha o tempo e proporcione prazer em fazê-lo, além de controlar o stress | Evitar situações "tentadoras", como beber ou sair com fumantes | Jogar fora objetos que façam lembrar-se do cigarro, como cinzeiros e isqueiros. Qualquer coisa que traga lembranças do hábito pode provocar o desejo de fumar | Além da ajuda dos profissionais de saúde, procurar o apoio da família e amigos. Pesquisas mostram que uma pessoa tem maior chance de parar de fumar se tiver auxílio | Em caso de recaída, não desistir do objetivo de parar de fumar. Lembre-se: O cigarro é mais um problema e não o ajudará a resolver nenhuma dificuldade. Começar outra vez o plano o mais cedo possível. | Depois que conseguir parar, não fumar. Nem mesmo uma tragada.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira