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26/05/2009 - 09:50

Compra de roupas infantis pode ficar mais fácil com padronização

No projeto desenvolvido pela Abravest (Associação Brasileira de Vestuário) e ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o tamanho das roupas não será mais informado pela idade e sim por medidas corporais.

A falta de padrão de vestuário no Brasil gera diversos problemas para os consumidores. É comum encontrarmos roupas com a mesma numeração e tamanhos diferentes e na área de vestuário infantil, onde a classificação das roupas é ditada pela idade, as variações são ainda maiores porque o desenvolvimento nesta fase depende de cada indivíduo.

Para proporcionar mais segurança no ato da compra e facilitar a decisão do consumidor, a Abravest (Associação Brasileiro de Vestuário) e ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) desenvolveram um projeto de padronização de roupas para o público de zero a 16 anos não mais baseado pela idade, mas sim por medidas corporais. “A adesão dos fabricantes garante a produção de peças com o mesmo tamanho de acordo com a numeração”, esclarece o Presidente da Associação, Roberto Chadad.

O projeto será apresentando e discutido entre indústria e lojistas durante o Fórum Vestibilidade Bebê Infanto-Juvenil que acontece entre os dias 16 e 18 de junho em São Paulo, paralelamente a uma das maiores feiras de negócios do setor, a FIT 0/16. “A idéia é reunir todo o mercado para mostrar as novas regras e buscar sugestões dos formadores de opinião do segmento. Assim, formataremos novas normas de acordo com as reais necessidades do nosso setor, que devem ser incorporadas voluntariamente pelos fabricantes associados da Abravest a partir do segundo semestre de 2009”, explica Chadad. "As medidas e os moldes estão sendo desenvolvidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e serão fornecidos gratuitamente aos associados, juntamente com o modelo de um selo, que deve ser usado nas embalagens destinadas ao público final. Além do selo, a Abravest deve fornecer uma cartilha com texto explicativo e tabela de medidas", completa.

A padronização traz maior praticidade para o consumidor, que não perderá tanto tempo experimentando roupas na loja. Com a segurança de que obterá uma peça do tamanho que deseja, tende também a aumentar a aquisição de produtos pela internet (e-commerce) ou por catálogos. “Isso amplia todo o mercado têxtil brasileiro e dá oportunidade de desenvolvimento de novos negócios”, lembra Maria Adelina Pereira, engenheira têxtil e gestora do CB-17 (Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário), responsável pela criação das novas normas.

No caso da compra de presentes, a troca certamente diminuirá. “Com a situação que temos hoje, penso em colocar no convite de aniversário do meu neto que, apesar de estar comemorando apenas dois anos, ele usa roupas tamanho quatro anos”, brinca Roberto Yokomizo, Coordenador do Departamento de Vestuário Infantil da Abravest.

Além de todos estes benefícios para o consumidor, o Presidente da Abravest acredita que não se trata apenas de uma questão de medidas. “É importante pensar neste projeto como uma arma eficaz contra os produtos piratas e de má qualidade, que hoje prejudicam o mercado brasileiro", conclui Roberto Chadad.

Abravest: há 16 anos em busca da padronização - A Associação Brasileira de Vestuário iniciou uma campanha 1992 para definir e aplicar um padrão de medidas do setor têxtil nacional, visando melhorar a qualidade dos produtos brasileiros, aumentar as possibilidades de exportação, diminuir o custo de produção com o melhor aproveitamento dos tecidos e facilitar a organização de estoque e show-room pelos lojistas, além dos benefícios para o consumidor.

Em 2008, este trabalho ganhou força com a aprovação da norma técnica para o setor de meias, a NBR 15.525, que está sendo incorporada voluntariamente pelas indústrias associadas deste janeiro de 2009. Os próximos passos são a padronização do setor infantil – já em andamento – masculino e feminino, cujas normas técnicas foram aprovadas no mesmo ano. Em setembro será a vez do masculino e novembro o feminino. Criada em 1982, a Abravest está situada em São Paulo, reúne empresas de todo o Brasil e congrega cerca de 63 Sindicatos Patronais Regionais do setor.

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