Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/05/2009 - 10:24

Tecnologia marítima Rolls-Royce possibilita Petrobras a exploração de petróleo em águas profundas


A Rolls-Royce assegurou um contrato de £38 milhões (US$ 57 milhões) para o fornecimento de um novo sistema de manuseio de âncoras, que possibilitará que plataformas de petróleo flutuantes sejam fixadas ao leito do mar nas profundezas extremas ao largo do litoral do Brasil.

O sistema foi desenvolvido como resposta ao crescimento da exploração de petróleo em águas profundas, e será aplicado a duas embarcações servindo plataformas de propriedade da Petrobras.

As embarcações estão atualmente sendo construídas pela STX Brasil Offshore e cada uma terá mais de mil toneladas de equipamento Rolls-Royce.

O pacote de equipamento inclui guinchos especialmente projetados para a manobra e instalação de âncoras tipo torpedo. Pesando mais de 130 toneladas cada uma, as âncoras tipo torpedo foram desenvolvidas pela Petrobras. Ao penetrar no leito marinho, elas proporcionam uma fixação segura para os pesados cabos utilizados para manter as plataformas de petróleo em posição.

Cada um dos potentes guinchos Rolls-Royce é capaz de manusear âncoras até profundidades de 3.000m — equivalente a mais de quatro vezes a altura do Corcovado.

Ottar Antonsen, Gerente de Vendas de Maquinário de Convés da Rolls-Royce, declarou: “Temos sido parte do mercado “offshore” brasileiro por mais de 25 anos, e esse mais recente contrato demonstra a confiança do cliente na capacidade de nosso equipamento.”

“À medida que a exploração de petróleo e gás se focaliza em pontos mais extremos em todo o mundo, nossa resposta tem sido através da liderança em desenvolvimentos tecnológicos que possibilitarão às empresas petrolíferas extrair petróleo face às mais exigentes condições de leito marinho.”

“Durante nosso tempo no Brasil, construímos uma forte relação com a Petrobras e em breve ampliaremos mais ainda nosso suporte aos clientes na região, quando abrirmos nosso novo Centro de Serviços marítimos em Niterói,Rio de Janeiro.”

Quando completada, cada embarcação disporá de um pacote de maquinário de convés projetado para aumentar a segurança das operações no mar. Além de guinchos, a Rolls-Royce fornecerá guindastes de manuseio de âncoras, tambores de popa, pinos de reboque e de parada, e um sarilho de cabo e roldana de carretel.

A Rolls-Royce também fornece à Petrobras sistemas de geração de energia e de compressão, e desde a década de 50 construiu uma ampla base de clientes nos setores aeroespacial civil e militar no Brasil.

Perfil: O negócio Marítimo da Rolls-Royce emprega 8.000 pessoas em 34 países, estando os principais centros de produção no Reino Unido, países nórdicos, Estados Unidos, e, cada vez mais, na Ásia.

A Rolls-Royce é um líder mundial em soluções marítimas, fornecendo produtos, serviços e conhecimentos para mais de 30.000 embarcações nos mercados “offshore”, mercante e militar de superfície e submarino. A empresa projeta navios e sua linha de produtos inclui sistemas de propulsão com motores diesel e turbinas a gás, hélices, “trusters” e hidrojatos. A Rolls-Royce também fornece sistemas de manobra, estabilização e maquinário de convés. Cerca de 30 por cento da receita marítima é derivado da atividade de suporte de manutenção, com uma rede global de escritórios de vendas e serviços em 34 países. Equipamento Rolls-Royce está em serviço em mais de 70 marinhas de guerra.

O Grupo Rolls-Royce tem uma ampla base de clientes que inclui mais de 600 companhias aéreas, 4.000 operadores corporativos e governamentais de aviões e helicópteros, 160 forças armadas, mais de 2.000 clientes considerados principais, incluindo 70 marinhas de guerra, e clientes de energia em aproximadamente 120 países. Com instalações em 50 países, a Rolls-Royce emprega 39.000 funcionários em todo o mundo, e tem negócios sediados no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Escandinávia, Cingapura e China. [A presença global permite ao Grupo acesso a oportunidades internacionais de crescimento de longo prazo.]

A Rolls-Royce vem fornecendo produtos e serviços a clientes no Brazil desde a década de 50. O principal cliente no setor aeroespacial civil é a TAM, que emprega motores Rolls-Royce Trent 500 em seus A340s, e motores V2500 em seus Airbus A319s, A320s e A321s. A Força Aérea Brasileira vem usando motores Rolls-Royce desde 1953, e a Marinha do Brasil usa uma grande frota de turbinas Rolls-Royce para impulsionar suas fragatas, através de um acordo de serviços de longo prazo. No setor de energia, a Rolls-Royce fornece à Petrobras sistemas de geração de energia “offshore” e compressores de gás centrífugos para o projeto do gasoduto terrestre Gasene.

A Rolls-Royce continua a investir em tecnologias de núcleo, produtos, pessoas e capacitações com o objetivo de ampliar e reforçar seu portfólio de produtos, aumentar a eficiência e melhorar o desempenho ambiental de seus produtos.

Em 2008, a Rolls-Royce investiu mais de £885 milhões em pesquisa e desenvolvimento, e dois terços desse total têm o objetivo de melhorar ainda mais o aspecto ambiental de seus produtos. A principal área de investimento em tecnologia objetiva reduzir a emissão de ruídos e gases.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira