Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/05/2009 - 10:36

O Ecoturismo no Espírito Santo


Segundo o presidente do Instituto Capixaba de Ecoturismo (ICE), Jaime Henrique Pacheco, o Espírito Santo hoje é um destino em potencial para quem gosta de aliar turismo ao contato com a natureza. E, para melhorar ainda mais essa relação, uma boa notícia: está barato fazer Ecoturismo aqui. "Em comparação com destinos como Bonito ou Fernando de Noronha, é muito mais viável viajar pelo Estado. Temos uma infraestrutura boa. Aqui podemos fazer Ecoturismo perto de casa", destacou.

Natureza radical - E qual a fórmula para aliar atividade turística à preservação ambiental? Para Pacheco, é possível desenvolver essas duas vertentes dentro de princípios de sustentabilidade, avaliando eixos como as características locais e o impacto das atividades que serão desenvolvidas.

"O conceito de Ecoturismo surgiu no Brasil em 1994, quando um grupo de trabalho que envolvia a Embratur e o Ibama viram que a Chapada Diamantina, as Cataratas do Iguaçu e Bonito, por exemplo, atraíam potencialmente os turistas. Nos últimos anos, essa discussão ganhou força e veio a rebote o turismo de aventura, que também liga natureza, visitação e esportes", afirmou o presidente do ICE.

O Espírito Santo possui hoje áreas institucionalizadas para prática do Ecoturismo, Turismo de Aventura e Agroturismo. Os três eixos podem conviver harmonicamente nos ambientes e agradar àqueles que buscam contato com a natureza, adrenalina ou, simplesmente, tranquilidade para descansar em um clima bucólico, "de fazenda".

Na prática, o Estado abriga cinco poios distintos: Polo de Ecoturismo de Itaúnas, que abrange a região de Itaúnas e Riacho Doce, no Norte capixaba; Polo da Foz do Rio Doce, no Noroeste do Espírito Santo, em toda a extensão de terras cortadas pelo rio; Polo das Serras Capixabas, que inclui Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante e Alfredo Chaves; Polo Passos de Anchieta, formado por Vila Velha, Vitória, Guarapari e Anchieta e, por fim, o Polo Parque do Caparão, que tem por destino a região Centro-Sul do Estado.

"Além dessas rotas, municípios como Conceição do Castelo, Panças e Castelo, por exemplo, têm se aprimorado em termos de infraestrutura e serviços e, certamente, vão despontar. Nosso Estado é capaz de oferecer grandes destinos para quem quer praticar escaladas, mountain bike, canoagem e voo livre", comentou Pacheco, citando locais como Laranja da Terra, Itaúnas, Santa Cruz e Panças.

Dicas - Antes de pegar uma bicicleta e sair por aí fazendo mountain bike ou se arriscar a enfrentar as corredeiras dos rios capixabas para a prática da canoagem, é essencial buscar informações sobre os destinos, aparelhagem e equipamentos que um bom turista deve ter. "Com informações em mãos, não há como levar gato por lebre. Antes de conhecer qualquer destino novo, é fundamental saber para onde está indo, o que aquele lugar pode te oferecer e o que levar. A prática do Ecoturismo é barata e pode ser aproveitada por toda a família, mas sempre com informações", pontuou.[ www.setur.es.gov.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira