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26/05/2009 - 10:55

Auditorias validam modelo de gestão empresarial da SPCOM

A SPCOM, empresa de call center sediada em São Paulo, entra nos próximos meses em um ciclo de auditorias, visando manter sua posição pioneira na adoção de modelos de gestão empresarial no setor de contact center. Até setembro, a empresa passará por uma série de auditorias externas para validar suas práticas de gestão da qualidade, meio ambiente, segurança da informação e ética.

A SPCOM foi a primeira empresa de call center do Brasil a obter a ISO 9001 (em 1998) e a pioneira na América Latina a ser certificada com a ISO 27001 (em 2007), além de ostentar a ISO 14001 e as certificações do Programa Brasileiro de Auto-Regulamentação do Setor de Relacionamento (Selo de Ética e a Norma de Maturidade de Gestão).

Ter um único certificado é sempre melhor do que não ter nenhum. Mas, o conjunto é que faz com que a empresa se diferencie no seu setor, porque as normas se complementam. A ISO 9001 trata de gestão da qualidade e é a mais comum entre as empresas. Já a ISO 14001 é mais rara e normatiza o sistema de gestão ambiental (SGA), demonstrando que a empresa tem alto nível de aderência às melhores práticas ambientais.

Por sua vez, a ISO 27001 é aquela que confere maior diferencial à SPCOM, por se tratar de segurança da informação e ser uma certificação cuja obtenção é difícil e exige altos níveis de aderência. "Trabalhamos com informações estratégicas dos nossos clientes e precisamos garantir a ele a confidencialidade, integridade e disponibilidade em todo o ciclo do negócio", explica Leonardo Portari, gestor de Processos da SPCOM.

O setor de call center está cada dia mais em evidência, principalmente por continuar crescendo e gerando empregos, apesar da crise. "Isso traz uma responsabilidade ainda maior para as empresas. Não dá para crescer ignorando conceitos como responsabilidade socioambiental , qualidade e segurança da informação", explica Alexandra Periscinoto, presidente da SPCOM.

Os modelos de gestão das certificações conferem um diferencial competitivo de muito peso à SPCOM. Cada certificado internacional tem validade de três anos, desde que a empresa passe pelas auditorias de manutenção a cada nove meses. "Se houver uma quebra de sistema (não atendimento a um ou mais requisitos de uma das normas), a empresa pode ter seu certificado suspenso ou mesmo cancelado. Porém, o mais importante é garantir a evolução dos modelos adotados", explica Portari.

Para a verificação da conformidade dos seus processos, a SPCOM passará por auditorias para a manutenção da certificação ISO 27001, para a certificação da ISO 9001, já na versão 2008, da ISO 14001, na versão 2004, do Selo de Ética e da Norma de Maturidade de Gestão do Probare.

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