Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/05/2009 - 11:13

Caixa Cultural expõe fotos indígenas feitas por Edward Curtis e Claudia Andujar

Rio de Janeiro– A Caixa Cultural e a Embaixada dos Estados Unidos trazem para o Rio de Janeiro obras de dois dos mais renomados fotógrafos mundiais na temática indígena. De 26 de maio a 28 de junho de 2009, as exposições Legado Sagrado, do norte-americano Edward S. Curtis, e Retratos Yanomami, da brasileira Claudia Andujar, apresentam um paralelo das culturas indígenas do Brasil e dos Estados Unidos. Abertura para convidados dia 25 de maio, às 19h.

O índio permeia a história norte-americana tanto quanto faz parte dos valores culturais e sociais que formam a identidade brasileira. Legado Sagrado e Retratos Yanomami propõem ao visitante um passeio imagético pela história dos povos indígenas. É a primeira vez que as exposições são montadas juntas no Brasil. Fazer uma mostra com fotógrafos de extrema qualidade técnica e estética como Edward S. Curtis e Claudia Andujar é inovadora e de inestimável contribuição para o momento atual do homem ocidental contemporâneo.

Legado Sagrado leva para as Galerias 2 e 3 da Caixa Cultural 60 fotografias de Edward S. Curtis, pioneiro em revelar os costumes dos índios norte-americanos. São imagens que mostram a sua arte no retrato e na paisagem, tanto em passagens da vida cotidiana como nos rituais indígenas. Esta exposição, criada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, mostra ao visitante a ampla diversidade das tribos norte-americanas.

As fotos, trazidas ao Brasil pela primeira vez, são do arquivo pessoal do curador da exposição, Christopher Cardozo, que possui a maior e mais completa coleção de obras de Curtis do mundo. Ele selecionou imagens representativas das várias regiões geográficas e culturais por onde Curtis fotografou.

Transpondo a temática indígena para a realidade brasileira, as galerias também recebem a exposição Retratos Yanomami, da fotógrafa suíça naturalizada brasileira, Claudia Andujar. Em 30 imagens, a mostra retrata a luta do povo Yanomami pela preservação. Sempre entre a razão e a intuição, os cortes, enquadramentos e personagens de Claudia se arredondam para falar de uma incessante busca pelo entendimento e diálogo. “Claudia, em sua procura pelo eterno, leva para suas imagens a compreensão, a angústia, os devaneios dos indígenas”, explica o curador da mostra João Kulcsár.

Edward S. Curtis - Edward Sheriff Curtis nasceu no Estado de Wisconsin no ano de 1868. Seu interesse por fotografia aumentou depois que sua família se mudou para uma região no oeste dos Estados Unidos, chamada Puget Sound, perto de Seattle, no Estado de Washington. Curtis ficou fascinado com os índios norte-americanos de Puget Sound e, embora não tenha estudado além da oitava série do curso primário, aprendeu a arte fotográfica sozinho e se tornou um homem bem informado. Confeccionou até sua própria máquina fotográfica, depois de estudar a lente de um estereoscópio.

Claudia Andujar - Claudia Andujar nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 1931. Viveu na Hungria e nos Estados Unidos no início dos anos 50, transferindo-se para São Paulo em 1957, onde se naturalizou brasileira. Aqui, atuou como repórter fotográfica de publicações como a lendária revista “Realidade” e desenvolveu por cinco anos, juntamente com George Love, o Workshop de Fotografia no Museu de Arte de São Paulo, trabalho que acabou por influenciar dezenas de fotógrafos paulistas em atividade nestas duas últimas décadas. Claudia tornou-se mundialmente conhecida ao ter obras adquiridas pelo curador de fotografia Edward Steichen, do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), entre outras. Em sua luta pelo povo Yanomami já publicou livros, como “Mitopoemas Yanomami e Yanomami em frente do Eterno”, 1979 e filmou o documentário “Povo da Lua, Povo do Sangue: Yanomami”.

Claudia Andujar tem trabalhos em importantes coleções nacionais (MAM-SP, Coleção Pirelli/MASP, Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outras) e internacionais MoMa - Nova York, Amsterdam Art Museum, Fundação Cartier de Arte Contemporânea).

Exposições Legado Sagrado, de Edward S. Curtis e Retratos Yanomami, de Claudia AndujarCaixa Cultural RJ – Galerias 2 e 3. Visitação de 26 de maio a 28 de junho de 2009 | Visitas monitoradas: 26 de junho, às 19h, com o curador João Kulcsár | Horário de visitação: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h; domingo das 10h às 21h | Acesso para portadores de necessidades especiais | Atendimento para escolas com agendamento prévio. | Curadoria: Christopher Cardozo e João Kulcsár | www.caixa.gov.br/caixacultural

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira