Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/05/2009 - 11:29

Na contramão da comunicação de massa

Digital Signage, ou Sinalização Digital, é uma nova mídia que ganhou uma incrível visibilidade nos últimos anos, movimentando US$ 1,5 bilhões em todo o mundo no ano passado. Para este ano, a expectativa é que atinja US$ 3,5 bilhões. No Brasil, ainda não existem dados precisos sobre quanto movimenta este mercado, mas basta um passeio nos shoppings, supermercados e padarias para percebermos que aqui a Digital Signage já ganhou espaço e ainda tem muito a crescer.

É fácil entender o motivo deste sucesso. A tecnologia permite que sejam criadas redes de publicidade em que as empresas podem publicar propaganda, mensagens digitais, vídeos, notícias e qualquer tipo de conteúdo interativo através de uma rede de monitores LCD, PCs ou totens multimídia. Lojas de departamentos e supermercados obtiveram grande êxito com a mídia indoor, atingindo um número enorme de anunciantes. Estes, por sua vez, se beneficiam com a exposição de suas marcas e produtos diretamente ao seu público-alvo.

Existem duas vertentes principais nas quais a Digital Signage vem sendo aplicado: publicidade e TV Corporativa, sendo que cada uma delas tem suas peculiaridades e objetivos distintos.

Publicidade ainda mais segmentada - Diversas agências de publicidade e produtoras de conteúdo têm se mobilizado para instalarem suas próprias redes de Digital Signage em locais de espera e de grande circulação de consumidores. Com elas, podem comercializar espaços publicitários de forma autônoma, com valores infinitamente abaixo dos aplicados em anúncios de TV por exemplo.

Todos sabemos da abrangência da TV, mas ela não tem a mesma capacidade de segmentação da Digital Signage e não está presente no ponto de venda, onde o consumidor está mais suscetível aos anúncios, os quais podem ser convertidos em compra.

A possibilidade de melhor segmentação é um trunfo da Digital Signage. É possível regionalizar o conteúdo terminal por terminal ou usando políticas de grupos. Por exemplo: uma campanha de um anunciante X pode ser publicada somente nas lojas do grupo Rio de Janeiro, enquanto uma campanha de um anunciante Y é publicada somente nas lojas do grupo São Paulo.

Além disso, tem a questão do horário. Um anunciante pode criar regras de publicação baseadas em data/hora: a empresa X pode ter interesse em ter seus anúncios veiculados somente no horário de almoço ou nos finais de semana, por exemplo.

Outro benefício da tecnologia é a possibilidade de customização para captura automática de dados. Vamos retomar o exemplo de uma loja de departamentos: imagine que o sistema de gestão existente na loja aponte que determinado produto está sobrando no estoque. Pode ser realizada uma integração entre o sistema de gestão da loja (ERP) e o software de Digital Signage, para que este “entenda” que deve priorizar a publicação de anúncios deste determinado produto, sem necessidade de intervenção humana.

TV Corporativa – A tecnologia Digital Signage permite que projetos de TV’s corporativas sejam utilizadas não somente em empresas de grande porte, mas também por empresas menores, devido ao custo infinitamente menor do que de uma TV Corporativa tradicional, via satélite. Além disso, a tecnologia possibilita melhorias significativas na forma de comunicação entre as empresas e seus colaboradores.

Ao implementar a tecnologia as companhias podem gerenciar todo o processo de transmissões de conteúdo de forma autônoma e escolher conteúdos distintos entre players instalados em áreas comuns (refeitórios, recepção etc.) e locais de trabalho (escritório, linha de produção etc.). O mesmo vale para a veiculação de conteúdo de texto em tempo real: qualquer comunicado que deva ser feito com urgência pode ser digitado manualmente pelo administrador do sistema e em alguns minutos estará disponível para toda a corporação.

Por fim, existe a possibilidade de integração de sistemas da empresa e o de Digital Signage para captura e publicação automática de dados. Alguns exemplos de conteúdos simples que podem ser publicados são: aniversariantes do dia, vendedores com melhor desempenho e resultados obtidos pela empresa.

. Por: Celso Carvalho, gerente de canais da BroadNeeds.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira