Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/05/2009 - 09:42

Jornalistas se mobilizam para lançamento do FenajPrev em Belo Horizonte

O FenajPrev, o plano de previdência complementar dos jornalistas, será lançado no dia 28 de maio (quinta-feira) em Belo Horizonte (MG). A Petros, administradora do FenajPrev, dirige planos para 130 mil participantes de 79 empresas e entidades. A Petrobras é sua principal patrocinadora, com cerca de 110 mil associados. A solenidade de lançamento acontece às 18h no Espaço Cultural do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais – Av. Álvares Cabral, 400, centro de Belo Horizonte.

Para o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo, o lançamento do FenajPrev é uma demonstração da evolução e maturidade do movimento sindical da categoria. ”Sem abandonar as principais razões de sua existência – a luta por melhores salários e condições de emprego –, nossos sindicatos passaram a se envolver com questões de importância para a cidadania, como a democratização da comunicação, e a incorporar agendas e ações que alcançam os jornalistas de modo integral. Saúde e previdência, por exemplo, são pautas de campanhas salariais da nossa categoria.”

Segundo Murillo, a Fenaj e seus 31 sindicatos filiados defendem uma previdência pública, universal e de qualidade, como direito e conquista do povo brasileiro. No entanto, assim como outras entidades representativas de diversas categorias de trabalhadores, interessa à Federação e aos sindicatos oferecer serviços que assegurem mais benefícios aos jornalistas e seus familiares.

Para o presidente da Petros, Wagner Pinheiro, o papel da previdência complementar é cuidar do futuro de quem hoje presta serviços à sociedade, mas que nem sempre se preocupa com um amanhã mais tranqüilo para si mesmo. “A Fundação sente-se muito honrada em administrar previdência complementar para esta importante categoria profissional, que vive de informar a sociedade.”

Aderiram ao novo plano o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e os sindicatos do Paraná, Minas Gerais, Pernambuco, Espírito Santo, Goiás e Tocantins, representando um universo de cerca de 18 mil filiados, que podem aderir ao plano administrado pela Petros. Prestes a completar 40 anos, a Petros administra planos para 130 mil participantes de 79 empresas e entidades. A Petrobras é sua principal patrocinadora, com cerca de 110 mil participantes.

FenajPrev: as vantagens da participação - O FenajPrev é um plano de previdência complementar, administrado pela Petros, destinado aos jornalistas com registro em carteira ou frilas. Para aderir, basta que o interessado seja associado ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro ou dos estados de Pernambuco, Paraná, Tocantins, Goiás, Minas Gerais ou Espírito Santo.

Entidade de previdência fechada sem fins lucrativos, a Petros cobra somente uma taxa de administração para cobrir despesas operacionais. Toda a rentabilidade líquida obtida com a aplicação dos recursos é repassada para os seus participantes. Graças à infraestrutura instalada e ao volume de recursos administrados, a Petros tem custos reduzidos e alcança melhores resultados nos investimentos.

É pratica corrente entre bancos e seguradoras de previdência aberta cobrar taxa anual sobre o patrimônio. O grande diferencial do FenajPrev em relação a esses produtos são as taxas cobradas e a rentabilidade obtida com a aplicação dos recursos.

Cada Plano tem um Comitê Gestor, composto por representantes dos instituidores e por técnicos da Petros, que acompanha as questões de seguridade e dos investimentos. Por receberem informações sobre as movimentações de suas contas no Plano, os participantes também podem acompanhar de perto a gestão do Plano. Pelo portal da Petros [www.petros.com.br] será possível acessar as informações sobre o FenajPrev, e o participante terá uma área restrita com os seus dados pessoais.

Pelo plano, a partir dos 55 anos de idade o participante já poderá ter direito a uma renda, com uma contribuição mínima de cinco anos. No momento da requisição do benefício, 25% do valor do montante acumulado no Plano podem ser resgatados de uma só vez. O restante será utilizado para o pagamento de uma renda mensal.

Antes de preencher as condições de elegibilidade do Plano (ou seja, antes de completar 55 anos de idade), o participante poderá resgatar todo o seu patrimônio acumulado quando quiser, mas perderá o vínculo com o FenajPrev. A possibilidade de extensão do plano aos familiares dos jornalistas está em estudo, e o potencial de participantes é de cerca de quinze mil profissionais.

Também será possível alterar o valor das contribuições ou realizar aportes extras para aumentar o patrimônio. Poderá ser contratada uma cobertura extra para benefícios de risco, como morte e invalidez, oferecida por uma seguradora, parceira da Petros.

A Petros administra planos instituídos para outros conselhos de classe ou sindicatos, como o SimePrev do Sindicato dos Médicos, o CRAprev dos Conselhos de Administração, o CROprev dos Conselhos de Odontologia, entre outros. Criada pela Petrobras há 38 anos, a Petros tem um patrimônio de R$ 38 bilhões, uma carteira de clientes com 32 empresas, 24 entidades de classe e cerca de 130 mil pessoas inscritas nos planos que administra.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira