Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/05/2009 - 10:34

A multimodalidade como fator competitivo

Gustavo Costa, gerente da filial de Santos da Hamburg Süd e da Aliança, participará do seminário “Ferrovias, Terminais e Contêineres”, onde abordará sobre o papel do armador na operação de terminais multimodais.

São Paulo – Na próxima terça-feira (26/05), o gerente da filial de Santos da Hamburg Süd e da Aliança Navegação e Logística, Gustavo Costa, será um dos palestrantes do seminário “Ferrovias, Terminais e Contêineres”, que acontecerá em São Paulo. Na ocasião, o executivo participará do painel “Quem faz o quê?”, que tem como objetivo debater sobre os terminais multimodais com ligação ferroviária e a participação do armador na operação logística.

Costa abordará em sua palestra a necessidade de interiorização dos processos logísticos envolvendo contêineres, uma vez que as áreas retroportuárias estão limitadas operacionalmente. Também discutirá sobre a melhoria do nível de serviço, com redução dos custos e do lead time para atendimento e aumento da flexibilidade operacional em razão da proximidade dos clientes, relacionando a logística sustentável com a substituição de modais.

“A multimodalidade é um fator de competitividade que proporciona redução de custos e aumento do nível de serviço da cadeia logística. O estudo e implementação de projetos logísticos que contemplam a multimodalidade têm crescido nos últimos anos, e o desenvolvimento dos terminais multimodais interiores, com a utilização prioritária do modal ferroviário, é fator fundamental para o sucesso da multimodalidade, considerada base para o desenvolvimento de projetos logísticos com foco em sustentabilidade”, ressalta o executivo.

Perfil da Hamburg Süd - Fundada em 1871, a Hamburg Süd é um dos maiores grupos operando no transporte marítimo e está presente nas Américas, Europa, África, Ásia e Oceania, seja diretamente ou através de empresas coligadas. A Hamburg Süd, adquirida pelo Grupo Oetker no fim da década de 40, também é um dos maiores especialistas no transporte de cargas congeladas e refrigeradas com tecnologias inovadoras.

Em 2008, a empresa movimentou 2,7 milhões de TEUs. O maior fluxo de mercadorias concentra-se nos trechos Brasil e Argentina para a Europa. Nesta rota, os produtos mais transportados são café, tabaco, autopeças, carne, frango e frutas. Na rota inversa aparecem os produtos químicos e autopeças.

Aliança Navegação e Logística - Fundada no início da década de 50, a Aliança foi consolidando sua liderança no mercado brasileiro, passando a atuar em todos os continentes. Em 1998, a empresa foi adquirida pelo Grupo Oetker, também proprietário da Hamburg Süd, empresa alemã fundada em 1871.

Com faturamento de R$ 2,4 bilhões em 2008, a Aliança Navegação e Logística tem forte atuação no segmento internacional e é líder no transporte de cabotagem. No ano passado, movimentou cerca de 518 mil TEUs. Atualmente, opera regularmente em 13 portos nacionais e possui 12 escritórios próprios no Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira