Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/05/2009 - 10:36

Psicopedagoga lança livro sobre violência na escola

Livro alerta sobre fenômeno de maus-tratos, intimidação, opressão e humilhação entre jovens e crianças.

Depois de viver por três anos a experiência de ter um filho vítima da violência na escola, a psicopedagoga Carmen de Paula escreveu o livro “Bullying nas Escolas”. Pouco conhecido fora do meio acadêmico, o tema é de grande importância para os pais, pois trata-se de um novo conceito para designar o fenômeno de maus-tratos, atitudes agressivas, intimidação, opressão e humilhação que ocorrem sem motivo entre estudantes (jovens e crianças).

O livro define e descreve a incidência do bullying nas escolas de Ensino Fundamental e ajuda a identificar as ações necessárias para que pais e profissionais de ensino reajam com eficácia nesses casos. A publicação foi baseada na tese de pós-graduação que continha tantos esclarecimentos que foi transformado em livro e lançado pela Pajú Editora.

Comum nas escolas, essa incidência é tradicionalmente admitida como natural. Muitas vezes ignorada e não valorizada por professores ou pelos pais, o bullying causa diversos prejuízos, não apenas a vítima, mas também a família, a escola e a sociedade em geral. Pesquisa realizada em 2008 em seis estados brasileiros apontou que 70% de 12 mil alunos consultados afirmaram ter sido vítimas de violência escolar.

Entre os principais sintomas que os pais devem observar estão falta de interesse em ir para escolha, não querer conversar com ninguém em casa, não serem chamados para a casa dos amigos de escola ou não convidar os amigos da escola para virem à sua casa, baixo rendimento escolar, tristeza profunda, agressividade quando se fala sobre o colégio, complexo de inferioridade e chegar em casa com machucados e se recusarem a falar como aconteceu.

De acordo com a autora, Carmen de Paula, os professores também têm um papel importante na identificação do problema. “Os professores devem acreditar no aluno, observando e buscando a veracidade dos fatos que são relatados por eles. Todos os funcionários da instituição de ensino devem ser orientados, a fim de saberem lidar com a situação”, explica a autora.

De fácil leitura, o livro tem 95 páginas e foi escrito para ajudar os pais e professores do ensino fundamental a entender e combater o bullying nas escolas. Porém, também traz muitos esclarecimentos para os pais e qualquer outra pessoa que foram ou estão envolvidas com este problema.

Título: Bullying nas Escolas | Autor: Carmen de Paula | Editora: Pajú | Formato: 14,5 x 20,4 cm | 95 páginas | Preço: R$20,00 | Áreas de interesse: Educação, comportamento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira