Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/05/2009 - 09:42

SBD-SP orienta população para cuidados na escolha do dermatologista

Segundo a entidade, somente o médico com título de especialista conferido pela SBD é um dermatologista reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina, e saiba como verificar a titulação do seu médico antes de marcar uma consulta.

A Dermatologia é a especialidade mais concorrida da medicina nos dias de hoje. Prova disso são os cerca de 400 médicos que deverão prestar, no próximo dia 31 de maio, em Belo Horizonte, o 43º exame para obtenção do Título de Especialista em Dermatologia – TED. No entanto, apenas cerca de 260 dermatologistas (65% dos inscritos) por ano são aprovados no exame, que confere ao especialista a titulação necessária para o reconhecimento junto ao Conselho Federal de Medicina – CFM e à Associação Médica Brasileira – AMB. “O médico dermatologista é o profissional mais capacitado para diagnosticar e tratar problemas relacionados à pele, cabelos e unhas. A população precisa estar atenta a esse fato para não se submeter a profissionais não-habilitados”, alerta o presidente da SBD-SP, Prof. Dr. João Roberto Antonio. Para orientação do público, a SBD-SP disponibiliza em seu site (www.sbd-sp.org.br) informações sobre a importância do título de especialista e também a listagem de profissionais habilitados. Para isso, basta acessar o link Procure o seu Dermatologista.

“Nos últimos 20 anos, houve um rápido crescimento da dermatologia no Brasil, principalmente, por causa do crescimento do interesse pelas áreas de cosmiatria e cirurgia dermatológica que tiveram um desenvolvimento de técnicas e tratamentos importante nesse período”, explica o presidente. Para se tornar um dermatologista reconhecido pelo CFM e pela AMB, há uma série de etapas a serem cumpridas. Além dos seis anos de estudos da medicina, é necessário fazer estágio ou residência em um serviço credenciado pela SBD durante dois anos. Após isso, os estagiários e residentes de Dermatologia, e somente estes, podem prestar o exame para obtenção do TED. Aprovado no exame, o dermatologista poderá se tornar membro efetivo da SBD. “Quem tem o título conferido pela SBD é efetivamente um profissional reconhecido. Isso demonstra sua experiência e habilitação para exercer a dermatologia da forma mais fiel”, diz o presidente. O exame, aplicado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia através de um convênio firmado entre a SBD Nacional e a AMB, é composto por avaliações teórica e prática, que envolvem questões sobre dermatologia clínica, laboratorial, cirúrgica e cosmiátrica.

Para dar suporte ao associado aspirante, a SBD-SP vem desenvolvendo diversas atividades. “A SBD-SP auxilia os serviços credenciados do Estado de São Paulo para que aprimorem o processo de formação de seus residentes, dando melhores condições para que sejam aprovados. Além disso, promovemos eventos científicos, com entrada gratuita para os aspirantes, visando à reciclagem profissional e preparação dos residentes e estagiários para a prova”, diz o Dr. João Roberto Antonio.

Segundo pesquisa realizada pelo Cremesp, a maioria dos médicos que respondem processo ético-profissional no CREMESP relacionado a cirurgias plásticas e procedimentos estéticos não têm título de especialista. “Mais uma razão para a população se preocupar em verificar a titulação do médico, antes de ir para uma consulta”, diz o presidente. “Muitas vezes as pessoas não sabem que manifestações cutâneas podem ser decorrentes de doenças internas, e nesses casos o dermatologista tem a necessária expertise para identificá-las e, conforme o caso, encaminhar o paciente para outros especialistas”, finaliza.

SBD RESP - A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Estado de São Paulo (SBD RESP) é uma entidade médica sem fins lucrativos, organizada com a finalidade de fomentar a pesquisa, o ensino e o aprimoramento científico da dermatologia como especialidade médica. Fundada em 1970, a SBD-RESP congrega atualmente cerca de 1.900 associados. A entidade organiza uma série de eventos durante todo o ano, como os Cursos de Educação Médica Continuada em Dermatologia (CEMC-D), as Jornadas, a RADESP (Reunião Anual dos Dermatologistas do Estado de São Paulo, realizada no final de cada ano), e cursos sobre essa especialidade voltados exclusivamente para jornalistas. Além dos eventos regionais, a SBD-RESP dá apoio aos eventos e iniciativas da SBD Nacional, como a Campanha contra o Câncer de Pele.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira