Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/05/2009 - 10:50

Certificação inédita em Minas

Fazenda do Jaíba garante maior participação no mercado europeu.

É do Jaíba a primeira fazenda de Minas Gerais a obter a certificação internacional Globalgap. O certificado é uma espécie de proteção instituída pela comunidade européia para assegurar a entrada de produtos agrícolas que atendam critérios de qualidade e segurança alimentar, boas práticas sociais e ambientais. A Ouro Verde, um propriedade de 75 hectares onde se produz limão, banana, manga e atemóia (da família da pinha), atendeu 90% dos requisitos de adequação e já está com o selo provisório.

Para obter a certificação, a empresa precisa atender a 320 itens. "Com os controles que implantei consigo enxergar todos os custos da fazenda. Tudo é registrado, tenho as notas fiscais de todas as transações", destaca Reinaldo Nunes Saraiva, 35 anos, proprietário da Ouro Verde. A padronização dos processos e a regularidade fiscal e trabalhista são outros aspectos positivos citados pelo empresário. "Não bastassem esses benefícios tenho ainda a garantia de venda para o mercado europeu", acrescenta.

Essa certeza se deve aos rígidos controles comerciais mantidos pela comunidade européia, principalmente para produtos alimentícios. "Quando tiver que disputar com outros produtores tenho um diferencial a mais", completa Saraiva.

O empresário levou três meses entre a contratação da consultoria e a auditoria dos processos. Nesse intervalo construiu 16 banheiros (a cada 400 metros há dois banheiros, um feminino e outro masculino), alojamento, melhorou a iluminação, sinalizou a propriedade, substituiu produtos como defensivos e inseticidas e garantiu a rastreabilidade do produto. Regularizou licença ambiental e o descarte de resíduos, entre outras adequações.

Com mercado garantido, Saraiva tem planos de expandir, nos próximos dois anos, a área plantada de limão em mais 40 hectares. O investimento vai incrementar em cerca de 40% a produção anual de 1.350 toneladas. "Em um prazo máximo de oito meses quero exportar 60% da produção", informa.

Competitividade - O Globalgap é resultado de um processo de melhoria que começou em 2004, envolvendo 14 produtores de limão do Jaíba. À época Reginaldo foi um dos fundadores da Associação dos Produtores de Limão do Jaíba (Aslim). Com o apoio do SEBRAE/MG, os produtores traçaram estratégias conjuntas de expansão dos negócios. "O Sebrae nos fez enxergar o mercado e melhorar a produção", destaca.

Com volume, os agricultores passaram a exportar. Era uma experiência inédita, pois até então eles vendiam apenas para Belo Horizonte. O SEBRAE promoveu a ida dos empresários a pólos produtores e centros de comercialização. Eles estiveram em Petrolina, São Paulo e até na Feira de Berlim, principal evento de fruticultura do mundo.

Atualmente, os 12 associados da Aslim estão engajados na certificação das propriedades no Globalgap. Em 2007, por intermédio do SEBRAE-MG, o grupo se adequou e conseguiu o certificado Eurepgap de gestão da qualidade. "Com a implantação das normas exigidas pelo organismo certificador, os produtores conseguem ter mais controle sobre os custos de produção e melhorar as margens de lucro. Certificados, eles têm um diferencial competitivo de mercado", resume Cláudio Wagner de Castro, analista de agronegócios do SEBRAE-MG.

Desafios - A cultura do limão no Jaíba é recente. No final da década de 1990 foi feita a primeira experiência de cultivo na região. Mesmo com o salto no volume de limão exportado, que cresceu 1.000% em três anos (quadro) os produtores do Jaíba têm muitos desafios para aumentar a participação do setor no mercado.

Limão no Jaíba.: Produto – lima ácida Tahiti, mais conhecida como limão Tahiti | 32 produtores | Área Plantada – 1, 6 mil hectares | Área em produção - 900 hectares | Produção - 9.000 toneladas/ano (estimativa para 2009) | Empregos diretos: em torno de 650 | Empregos Indiretos: em torno de 1050.

Principais pólos produtores de limão no Brasil.: São Paulo – 31 mil hectares \ Bahia – 4,5 mil hectares | Jaíba – 1, 6 mil hectares. | Sebrae/MG

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira