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28/05/2009 - 11:14

Estudo da MasterCard mostra que final da UEFA Champions League vale 310 milhões de Euros

Bandeira acaba de renovar o patrocínio da Copa até 2012 e revela que clubes na final devem se beneficiar de ganhos de mais de 110 milhões de Euros.

São Paulo - Dois dos maiores clubes de futebol do mundo, FC Barcelona e Manchester United FC, disputarão hoje prêmio de mais de € 110 milhões na Final da UEFA Champions League 2009, em uma partida que vale até € 310 milhões para a economia europeia, de acordo com o novo estudo da MasterCard, Patrocinador Oficial da UEFA Champions League.

O relatório da MasterCard, “O Coração do Comércio Esportivo”, de autoria do professor Simon Chadwick, um dos maiores peritos na área de negócios esportivos, revela que ambos os clubes devem lucrar com os impactos positivos do evento como o maior valor dos seus times, premiações, patrocínio, direitos televisivos e crescimento em vendas de cadeiras cativas, com o time perdedor ganhando pelo menos €65 milhões.

Outra constatação do estudo é que a Final de 2009 deve gerar um ganho ainda maior do que no ano passado (€ 310 milhões contra €267 milhões). O professor Chadwick citou a crise econômica como um dos principais fatores positivos, criando uma nova comunidade de torcedores e organizações com poder de compra de €25 milhões na economia europeia.

Ou seja, são pessoas sem conexão anterior com a Final da UEFA Champions League que procuram por entretenimento e querem escapar do pessimismo associado às condições econômicas mais difíceis. Neste contexto também estão empresas que buscam maior valor e exposição na Final da UEFA Champions League, fazendo investimento em propaganda e publicidade. Essa tendência econômica já foi identificada em outros eventos esportivos de 2009, como a NFL Superbowl, que presenciou gastos maiores em publicidade e mais espectadores que na edição de 2008, e acabou como um dos maiores jogos da história.

Partidas recentes da UEFA Champions League entre grandes clubes também mostraram altos níveis de interesse, por exemplo quando o Real Madrid CF jogou contra o Liverpool FC na fase eliminatória: 42% dos telespectadores da Espanha assistiram ao jogo. Numa situação semelhante, o jogo eliminatório entre Chelsea FC e Liverpool FC atraiu 34% dos telespectadores do Reino Unido.

Fatos: Ganhos do clube ganhador: mais de € 110 milhões | Ganhos da cidade do clube ganhador: mais de € 15 milhões | Ganhos do clube perdedor: mais de € 65 milhões | Ganhos na Europa: mais de € 75 milhões | Ganhos para a cidade de Roma: mais de € 45 milhões | Impacto econômico da Final da UEFA Champions League 2009 = € 310 milhões | Os números acima incluem um “prêmio da recessão” que vale €25 milhões.

Roma: ganhos econômicos para a cidade - De acordo com o estudo da MasterCard, Roma deve ganhar mais de €45 milhões por sediar a Final da UEFA Champions League 2009. Esse impulso econômico é baseado no fluxo de comércio positivo a curto prazo de torcedores que consomem em bares, clubes, lojas, hotéis, atrações turísticas e dentro do Estádio Olímpico, além dos gastos de marketing de patrocinadores e outras organizações. Porém, o capital italiano também deve aproveitar de um efeito a longo prazo, com maior turismo, patrocínio cívico e a maior probabilidade de hospedar megaeventos no futuro.

De acordo com pesquisas anteriores da MasterCard, os €45 milhões que serão gerados por Roma ultrapassam os €44,5 milhões recebidos por Moscou, que hospedou a Final de 2008, e os €26 milhões de Atenas, quando hospedou a final de 2007. O pequeno incremento de Roma, comparado com Moscou, é baseado na localização mais centralizada da cidade em relação a outros locais da Europa e equilibrado pela austeridade durante a crise, que deve levar alguns torcedores a assistir a Final de 2009 em casa, em vez de viajar para a cidade.

Barcelona e Manchester também podem se beneficiar

A cidade do clube vencedor também deve se beneficiar de um ganho de cerca de €15 milhões depois da Final de 2009. Isso se deve aos impactos econômicos positivos como melhor imagem e reputação da cidade, levando a um aumento de turismo e maior confiança entre consumidores, além do maior consumo em bares, lojas e casas de apostas durante a época da Final.

“O que promete ser uma briga épica entre dois dos maiores clubes do mundo também deve impulsionar a economia. A Final da UEFA Champions League comprova o fato de que os mega-eventos podem contrariar a crise pelo grande apelo emocional que representam”, explica o professor Chadwick.

“A Final da UEFA Champions League é o maior jogo de futebol de 2009 em termos de interesse na Europa e no resto do mundo. É uma experiência que não tem preço para os torcedores que viajam para a cidade de Roma ou assistem o jogo em casa com amigos e parentes. A nossa pesquisa mostra que a paixão pelo futebol é maior que os altos e baixos da economia e acaba impulsionando determinados setores da economia”, explica Paul Meulendijk, chefe de patrocínios da MasterCard Europe.

“A MasterCard é patrocinador oficial da UEFA Champions League desde 1994, e durante esse período esteve no coração do comércio de futebol, ajudando os torcedores a comprar ingressos, viajar para partidas, comprar lembranças, alimentos e bebidas para curtir a Final no estádio ou em casa – e em qualquer lugar onde pagamentos são importantes." Com pesquisas do impacto econômico das temporadas de 2006-2007, 2007-2008 e 2008-2009 da UEFA Champions League e Campeonato Europeu da UEFA em 2008, a MasterCard é uma das maiores fontes de informação do coração do comércio esportivo.

Patrocínio - A MasterCard Worldwide é parceiro oficial da Champions League da União de Associações Européias de Futebol (UEFA) até a temporada de 2012, além da UEFA Super Cup em 2009, 2010 e 2011. O contrato de três anos é válido até o fim da temporada de 2011-12, e representa o compromisso contínuo da MasterCard de avançar o patrocínio da sua categoria exclusiva de “sistemas de pagamento”.

A MasterCard se une a Heineken, Sony e UniCredit como quarto Patrocinador Oficial para as temporadas de 2009 a 2012.

Perfil da MasterCard Worldwide - A MasterCard Worldwide promove o comércio global ao fornecer um elo econômico essencial entre instituições financeiras, empresas, portadores de cartões e comerciantes em todo o mundo. No papel de franqueadora, processadora e consultora, a MasterCard desenvolve e comercializa soluções de pagamento, processando mais de 21 bilhões de pagamentos a cada ano, e tomando a vanguarda na indústria de serviços de análise e consultoria para comerciantes e instituições financeiras. A MasterCard Worldwide atende consumidores e empresas em mais de 210 países e territórios através de sua família de marcas, incluindo MasterCard®, Maestro® e Cirrus®. | www.mastercard.com.

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