Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/05/2009 - 11:19

Embraer entrega 100ª aeronave Super Tucano


Força Aérea Brasileira recebe o avião de treinamento avançado e ataque leve.

São José dos Campos - A Embraer entregou no dia 26 de maio (terça-feira), na sede da Empresa em São José dos Campos, Estadode São Paulo, a 100ª aeronave Super Tucano. A Força Aérea Brasileira (FAB), que estabeleceu os requisitos técnico operacionais para este avançado turboélice, por ela designada como A-29, encomendou a produção de 99 unidades e recebe a aeronave comemorativa do evento.

“Temos orgulho de entregar esta 100ª aeronave exatamente para a FAB, o primeiro operador do Super Tucano”, disse Orlando José Ferreira Neto, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Defesa. “A capacidade da FAB de definir requisitos desafiadores que refletem as condições reais de operação foi fundamental para desenvolvermos um avião de sucesso. Como resultados, o Super Tucano oferece solução de treinamento tático mais eficiente e com a melhor adequação operacional do mercado, incorporando tecnologias de última geração.”

De um total de 169 unidades comercializadas até o momento, a Embraer tem encomendas das Forças Aéreas do Chile, Equatoriana e Dominicana. Nas Forças Aéreas do Brasil e Colombiana, o Super Tucano opera atualmente com sucesso na vigilância do espaço aéreo e em missões operacionais.

O Super Tucano, nas versões monoposto e biposto, entrou em operação na FAB em dezembro de 2003 para ser empregado tanto no treinamento de pilotos como para executar missões operacionais. Tal flexibilidade torna o Super Tucano a única aeronave em produção no mundo capaz de cumprir missões de treinamento avançado de pilotos, vigilância e contra-insurgência, inclusive à noite, com o auxílio de óculos de visão noturna e sensores eletro-ópticos e infravermelhos, em pistas não preparadas e com uma grande variedade de configurações de cargas externas qualificadas.

Perfil do Super Tucano - O Super Tucano constitui uma inovadora evolução do bem-sucedido avião de treinamento básico Tucano, que conta com cerca de 650 unidades em serviço em 15 forças aéreas no mundo inteiro.

O Super Tucano foi projetado para operar em cenários complexos de combate, incluindo a funcionalidade de visão noturna, armamento inteligente e tecnologia de enlace de dados (data link, em inglês). Além de uma estrutura reforçada para operações em pistas não preparadas, o avião conta com um avançado sistema integrado de navegação e pontaria de armas que lhe garante alta precisão e confiabilidade na realização de missões, mesmo em condições extremas e com mínimo apoio logístico.

A fabricação da aeronave prossegue em ritmo acelerado em uma linha de produção ativa e flexível, condizente com a capacidade da Embraer de atender às necessidades de seus clientes e entregar aeronaves em prazos curtos.

Além do avião, a Embraer também fornece um avançado sistema de treinamento e suporte à operação do Super Tucano. Tal sistema, conhecido por seu nome em inglês, o TOSS (Training and Operation Support System), é composto por quatro sistemas: o CBT (Computer-Based Training), treinamento computadorizado que melhora o aprendizado dos pilotos; o FS (Flight Simulator), simulador de vôo; o MPS (Mission Planning Stations), para planejamento de missões de navegação e ataque; e o MDS (Mission Debriefing Station), para análise dos dados e resultados das missões realizadas.

Perfil: A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - NYSE: ERJ; Bovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a Empresa mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, Estados Unidos, França, Portugal, China e Cingapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, e Defesa e Governo. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 31 de março de 2009, a Embraer contava com 17.375 empregados – número que não inclui empregados de suas subsidiárias não-integrais OGMA e HEAI – e possuía uma carteira de pedidos firmes a entregar de US$ 19,7 bilhões. | www.embraer.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira