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29/05/2009 - 08:58

Aennova solução em games corporativos

A Aennova tem faturamento anual por volta dos R$ 2 mi. Os principais clientes, que são grandes empresas, como Coca-Cola, Natura, Souza Cruz e Porto Seguro Seguros, tem o faturamentos acima de R$ 1 bi. As soluções criadas pela Aennova são utilizadas como forma de elevar a capacitação dos seus colaboradores, principalmente em tempos de crise, além de auxiliar na tomada de decisões estratégicas. As empresas estão cada vez mais interessadas em ferramentas mais eficazes de capacitação e tomada de decisão.

Existe ainda o uso de simuladores negociais principalmente para equipes comerciais. A Aennova tem cases com a Natura, Coca-Cola e Souza Cruz (esta última está em elaboração). O interessante é como cada vez mais as equipes comerciais não podem ser feitas de “tomadores de pedidos”, mas sim de consultores que entendem estrategicamente do negócio. Para isso é preciso de muita quilometragem rodada trabalhando neste ambiente de vendas, para alinhamento de ações e melhor conhecimento de quais são as melhores soluções para cada situação. Esse processo é acelerado pelo uso de simuladores de negócios, como os construídos pela Aennova.

Institucional: Aennova, entre as principais empresas no segmento de simuladores empresariais, expande sua base de clientes e aumenta portfólio de produtos.

A Aennova, empresa que desenvolve simuladores empresariais – conhecidos também como business games, simuladores de negócios, jogos sérios ou serious games, se consolida como uma das principais empresas no segmento e se prepara para expandir a carteira de clientes e aumentar sua gama de serviços. O uso de simuladores empresariais é baseado na constatação de que pessoas aprendem muito mais e melhor fazendo. Assim como pilotos de avião ou de Fórmula 1 praticam exaustivamente antes de mostrar suas habilidades no mundo real, os simuladores servem como campos de prática semelhantes ao ambiente empresarial, onde as pessoas podem antecipar a experiência real em ambientes simulados.

As duas principais aplicações dos simuladores empresariais são em treinamento e tomada de decisão. Em atividades de treinamento surgem os “novatos experientes”, pessoas que antecipam a experiência prática antes mesmo de chegar à realidade, ao transportarem os conceitos aprendidos em palestras para ambientes simulados muito semelhantes aos reais. “Em tomada de decisão o ambiente simulado testa se os direcionamentos planejados vão realmente produzir os resultados planejados e alternativas podem ser exploradas com o benefício de usar o botão “voltar” sem qualquer prejuízo ao negócio”, explica Leonardo Reis, sócio e diretor da Aennova.

Os simuladores empresariais produzidos pela Aennova possuem diferenciais relevantes no mercado: 1. São customizados para a demanda específica de cada cliente, o que facilita no transporte das aprendizagens para a realidade da organização, e também na compatibilidade da aplicação com a estrutura de hardware e software existente.

2.Possuem sofisticado embasamento científico, permitindo a reprodução de ambientes de alta complexidade. Em sua equipe a empresa possui perfis diversificados, incluindo a consultoria de negócios, como forma de entender a realidade da empresa, para reproduzi-la no ambiente simulado.

3.Os simuladores podem ser online ou offline, jogados por uma pessoa ou em ambiente competitivo.

A Aennova também oferece serviços de e-learning, que tem como objetivo servir e capacitar os jogadores dos simuladores empresariais no conteúdo necessário para as jogadas, e consultoria empresarial para as empresas organizarem conteúdo e metodologias que serão utilizadas nesses simuladores. Recentemente a Aennova finalizou o desenvolvimento de simuladores empresariais para três grandes empresas como Natura, Coca-Cola e Porto Seguro.

Projetos Aennova - A Aennova está desenvolvendo projetos diferenciados para alguns clientes de sua carteira. Para a Souza Cruz, por exemplo, a empresa está trabalhando em um simulador de gestão de mudança; já para Atlas Schindler, o simulador desenvolvido é para negociação. Ainda para esse ano, serão realizados também projetos para os novos clientes da Aennova como Grupo Estado, Contax e BM&FBOVESPA.

“Com mais esses serviços, a empresa tem como objetivo aumentar também sua abrangência na atuação, prevendo um incremento no faturamento de 40% para o ano de 2009, se comparado a 2008. O mercado de simuladores está em franca expansão, à medida que um número maior de empresas conhece os simuladores e reconhece seus benefícios em treinamento e tomada de decisão”, completa Leonardo.

Na carteira de clientes da Aennova figuram empresas como Natura, Coca-Cola, Souza Cruz, Suzano Papel e Celulose, Atlas Schindler, SEBRAE, Contax, Grupo Estado, BM&FBovespa e Porto Seguro.

Sócios Aennova - À frente da Aennova estão os sócios Leonardo Reis - especializado em gestão de negócios e simuladores empresariais; Nancy Ogassawala - focada no desenvolvimento de e-learnings; e Sunami Chun, especialista em jogos interativos.

“Os simuladores empresariais aumentam muito a sua efetividade ao contemplar elementos de jogos de entretenimento e educação à distância”, afirma Nancy. “E as empresas estão cada vez mais interessadas em interfaces mais interativas e formatos de jogos que cativem a atenção das pessoas, proporcionando atividades não apenas úteis, mas também divertidas”, completa Chun. | www.aennova.com

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