Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/05/2009 - 09:53

Produção de alimentos e bebidas sofreu redução de 2,22% no primeiro trimestre de 2009

Estudo elaborado pela Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação mostra que o setor de alimentos e bebidas está em processo de recuperação desde o mês de março. No entanto, ainda vai demorar um pouco para que o mau desempenho da Economia nos primeiros meses do ano seja completamente superado.

A pesquisa conjuntural elaborada pela Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação – ABIA, com base em dados do primeiro trimestre de 2009, indicou retração do setor de bebidas e alimentos.

Na comparação com o mesmo período de 2008, os meses de janeiro, fevereiro e março deste ano tiveram uma produção 2,2% menor.

O baixo desempenho está relacionado à queda nas exportações e na redução dos estoques de atacado e varejo. Este último fator obrigou as indústrias associadas da ABIA a ajustarem seus estoques e a maximizar a eficiência logística, pois somente assim conseguiram atender às demandas emergenciais de seus clientes.

Em outras palavras: se o supermercado X não tem estoque de sabão em pó porque teme ficar com mercadoria encalhada, mas a demanda pelo produto permanece estável ou até cresce, o fabricante terá que achar um jeito de entregar o sabão com a urgência necessária para repor o estoque do Supermercado X.

Outras conclusões da pesquisa: A retomada das compras de soja pela China provocou, nas últimas semanas, recuperação do preço das commodities e provável melhoria de renda da agricultura. Isso ocorrerá apenas se a valorização do Real não absorver essa melhora dos preços. A redução da safra argentina, com quebra prevista de 1/3 da produção de grãos, concomitante à quebra da safra nacional em 2009 prevista pelo IBGE, com maior ênfase para o milho e o feijão em ambas as safras, pode continuar pressionando os preços internos de alimentos.

Os R$ 21,6 bilhões disponibilizados para a agricultura e a agroindústria por meio da ampliação de recursos ao crédito rural pelo sistema financeiro tendem a mostrar resultados concretos apenas na safra de 2009/2010.

Cenário global de estagflação em 2009 não está fora de cogitação.


Perspectivas da indústria da alimentação para 2009 | (Posição março/09):

Crescimento do PIB - 1,5% a 2,5%

Crescimento produção de alimentos - 3,0% a 4,0%

Vendas reais - 2,0% a 3,0%

Crescimento das exportações em valor - 2,5% a 4,5% (+ou - US$ 34 Bi)

Crescimento das exportações para emergentes em valor - 4% a 7%

Crescimento das exportações para desenvolvidos em valor - 2% a 4%

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira