Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/05/2009 - 10:03

A retomada da indústria italiana de máquinas para construção

Considerando o Brasil como mercado potencial para a tecnologia “Made in Italy” e com previsões de retomada do setor de máquinas de movimento terra e edificações para 2010, quatorze empresas italianas participam da M&T Expo, de 02 a 06 de junho, em São Paulo.

Numa promoção do ICE (Instituto Italiano para o Comércio Exterior), a Comamoter (Associação dos Fabricantes de Máquinas para Movimentação de Solo) e a UCoMESA (União dos Fabricantes de Máquinas para Edificação, Rodovias e Mineração), 14 empresas participam do Pavilhão Italiano e apresentam maquinários e componentes na M&T Expo.

De acordo com os analistas do CECE (Comitê Europeu das Associações de Fabricantes de Máquinas para Construção), 2007 foi um ano de números recordes para o setor. Em 2008, a Europa registrou um faturamento total de 30 bilhões de euros, apesar dos efeitos da crise mundial desencadeada em outubro do ano passado. Para 2009, as pesquisas realizadas na Europa indicam um recuo no volume de pedidos de 30% em relação ao ano passado.

O setor, que na Itália abrange os fabricantes de máquinas de movimento terra, representados pela Comamoter, de máquinas e instalações para canteiro de obras, associadas à UCoMESA, e os veículos para mineração, cujos fabricantes são membros da ANFIA (Associação Nacional da Indústria Automobilística), produziu 9 bilhões de euros e exportou 4,7 bilhões de euros em 2008.

Esse desempenho, mesmo sendo significativo para a balança comercial, reflete o recuo da atividade econômica. No mercado mundial, a queda foi de 10,4% em 2008 e a previsão para 2009 é de -15%, retornando aos níveis de 2006. Para 2010, os analistas acreditam numa inversão de rumo com crescimento de 8% em relação a 2009.

Nesse contexto, o Brasil é um mercado potencial para as empresas italianas. De acordo com Emilio Pelizzon, analista do Instituto Italiano para o Comércio Exterior, as companhias italianas devem investir no período de crise para que, após a turbulência, já tenham uma base de clientes no país. Para ele, as expectativas dos italianos são boas. “Eles vêm aqui para encontrar parcerias e distribuidores, com o objetivo principal de conhecer o mercado brasileiro”.

Segmentos da Indústria Italiana de Máquinas para Construção - Segundo pesquisas daComamoter , em 2008 o segmento de máquinas de movimento terra teve uma receita total de 4,4 bilhões de euros (5,3% menos que no ano anterior). A Itália exportou 63% da produção interna, atingindo 2,8 bilhões de euros (6% menos que 2007). As importações também apresentaram retração de 16% em relação a 2007. No segmento de instalações e máquinas para canteiro de obras o faturamento totalizou 4 bilhões de euros em 2008, segundo dados da UCoMESA. As exportações, sempre com altos índices, alcançaram um percentual significativo de 70% (2,8 bilhões de euros) - um resultado ainda positivo, mesmo ficando abaixo dos 3,7 bilhões obtidos no ano anterior.

Os mercados mais importantes para a Itália continuam sendo a França, a Rússia e os Estados Unidos, seguidos dos Emirados Árabes, Alemanha e Romênia, com as exportações para cada um desses países atingindo mais de 100 milhões de euros.

Em 2008, o segmento de veículos de transporte fechou com 600 milhões de euros, segundo dados da ANFIA. As exportações foram estimadas em 25 a 30% do total. A quantidade de veículos vendidos em 2008 caiu para 4.596 unidades, diante de 5.039 em 2007 e 5.469 em 2006.

No geral, as análises dos Centros de Pesquisa das três Associações estão de acordo nos seguintes itens: - A crise econômica mundial precisará de mais alguns meses para ser resolvida. Neste intervalo, é necessária a ação dos governos, de forma imediata e concreta, apoiando a cadeia dos setores de infra-estrutura e construção | - Apoio do sistema de crédito às empresas com instrumentos que garantam liquidez ao setor, principalmente às pequenas e médias empresas | - Os primeiros sinais de mudança de rumo do setor, no mercado italiano, serão percebidos no final de 2009, para tornarem-se mais concretos em 2010.

Samoter 2011 - A última edição da Samoter, Feira Internacional Trienal de Máquinas de Movimento Terra, Máquinas para Canteiros e Edificações, abrigou mais de mil expositores, dos quais 30% do exterior provenientes de 36 países, em uma área expositiva de 130 mil metros quadrados e área de testes de 20 mil. A próxima edição acontece no Centro de Exposições Veronafiere, em Verona, Itália, de 02 a 06 de março de 2011.

Segundo Giovanni Mantovani, diretor da Veronafiere, “Investimos em infra-estrutura e serviços para garantir às empresas italianas e estrangeiras uma área expositiva de alto nível. Participam da feira os principais buyers dos países mais dinâmicos do mundo, onde o setor da construção está em expansão: China, India, Turquia, Leste Europeu, Brasil, Rússia e Emirados Árabes. Nossa intenção é apoiar as empresas no seu processo de internacionalização, acompanhando-as nos mercados potenciais.”

Pavilhão Italiano - Empresas participantes: CANGINI BENNE SRL; CARANDINA SRL; CIANCALEONI SRL; GEAX SRL; COBO SPA; COSBEN SNC; ESTI SRL; FARESIN INDUSTRIES SPA; IMER GROUP OFFICINE RIUNITE UDINE SPA; OFM TOP LINE SRL; OUTSET SRL; TES CAR SRL ; CORIMAG SRL; RIMA SPA.

M&T Expo 2009 – 7ª Feira Internacional de Equipamentos para Construção, de 02 a 06 de junho, das 13h às 20h de 02 a 05 junho/ 9h às 17h – dia 6 de junho, Centro de Exposições Imigrantes – São Paulo. ICE - Pavilhão Italiano | Estande : G19

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira