Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/05/2009 - 21:14

Puno e as ilhas do Lago Titicaca


“ Foi do alto de uma colina, na cidade de Puno no Peru, que pudemos compreender as reais dimensões do lago Titicaca. Olhando o mapa descobrimos que aquela imensidão de água que se espalhava diante de nossos olhos era apenas a baía de Puno, uma pequena parte do gigantesco lago Titicaca. Com mais 160 quilômetros de extensão, o Titicaca não é somente um dos maiores lagos da América do Sul, mas também um dos mais altos. Suas águas, que cobrem uma superfície de 8.300 km² , estão a 3.821 metros acima do nível do mar e marcam a fronteira entre dois países, Peru e Bolívia. Possui 41 ilhas, das quais 60% ficam no lado peruano. A principal cidade nas margens peruanas do lago é Puno, cuja população é de 120 mil habitantes. Considera a capital folclórica do país, Puno possui dezenas de escolas de dança e grupos folclóricos e se orgulha muito disto. Quase todas as semanas há ensaios nas ruas ou desfiles comemorativos reúnem multidões de locais e visitantes. Puno não é uma cidade bonita, possui prédios inacabados e ruas muito estreitas. No entanto, esta falta de beleza urbana é compensada pelo azul do lago Titicaca. A cidade é muito movimentada e nela trafegam todo tipo de veiculo, desde bicicletas até ônibus turísticos de dois andares. Um dos meios de transporte mais interessantes (e divertidos) são os Táxis-cholos. São bicicletas adaptadas com um banco na parte da frente onde sentam os passageiros. São baratos, rápidos e muito usados pela população local. Recomendo experimentar! O porto de Puno é um dos pontos mais movimentados da cidade. Nele aportam barcos trazendo nativos das ilhas próximas que vem a cidade comercializar seus produtos. Também dele partem excursões diárias para as exóticas ilhas de Uros e Taquile.

Ilhas dos Uros - A apenas meia hora de navegação de Puno, encontramos as ilhas flutuantes de Uros. Ali vivem cerca de 1.800 pessoas, divididas em 70 ilhas familiares. Eles são descendentes dos Uroitos, um povo que no século XV mudou-se da terra para dentro do lago fugindo de seus perseguidores, os Incas. As ilhas são feitas com raízes e feixes de Totora, uma espécie de junco que cresce nas margens do lago Titicaca. Eles usam a Totora para construir suas ilhas, suas casas, seu artesanato e até na sua alimentação. Além da Totora, os Uros vivem da caça, da pesca e mais recentemente do turismo. Eles descobriam como seu estilo de vida peculiar pode ser atraente para os turistas e fizeram desta atividade uma nova fonte de renda. Em uma visita de uma hora, pode-se conhecer o processo de construção e manutenção da ilha, visitar as casas e vestir-se com roupas típicas da comunidade. O turismo tem crescido tanto que muitos dos jovens que antes saíam das ilhas em busca de oportunidades, agora estão voltando para ajudar as suas famílias em seus negócios. Hoje existe até um rústico hotel para quem deseja dormir flutuando no lago e conhecer melhor o estilo de vida deste povo.

Ilha Taquile - Depois de conhecer Uros, seguimos navegando até Taquile, uma ilha rochosa localizada já fora da baía de Puno. A única vila da ilha fica no alto montanha à 190 metros acima do lago. Para chegar até ela existem dois caminhos: uma escadaria com 538 degraus ou uma trilha suave, de quase 2 quilômetros que passa por fazendas e pequenas comunidades. Caminhando pela trilha, logo nos chama a atenção os trajes dos Taquilenhos, diferenciados de acordo com seu estado civil e político. As mulheres casadas normalmente se vestem com saia preta e blusa de cores sóbrias. Sobre a cabeça levam um xale negro. As moças solteiras também usam o xale, mas com enormes e coloridos pompons nas pontas. Todas usam de 5 a 6 saias, uma por cima da outra. Os homens usam calça e colete pretos e uma cinta larga e colorida. Também levam na cintura uma bolsa onde carregam as folhas de Coca, essenciais para ser viver nesta altitude. A diferença entre solteiros e casados está no gorro. Os casados usam um gorro vermelho. Os solteiros um gorro branco e vermelho. Se o homem solteiro está comprometido usa o pompom do gorro para o lado. Se estiver disponível, usa o pompom para trás. Isto evita um monte de confusões. Outra característica importante nesta ilha, é que são os homem os responsáveis por fazer o artesanato. As mulheres preparam os fios (normalmente com lã de ovelhas) e os homens passam o dia tricotando bolsas, cintos, gorros e jaquetas.

Os Taquilenho têm uma sociedade bem organizada onde principio de companheirismo e da reciprocidade estão sempre presentes. Se alguém precisa de ajuda, todos ajudam. A sociedade da ilha é regida por um conjunto de três leis básicas, herdadas dos antepassados Incas. São elas:Ama Sua – Não seja ladrão.Ama Kella – Não seja preguiçoso.Ama Llulla – Não seja mentiroso.

Cada comunidade tem um presidente a quem todos os conflitos e necessidades são apresentadas. Como sinal de sua autoridade, estes chefes usam um gorro colorido sob um chapéu escuro. Todos os Domingos, depois da missa, os presidentes das diversas comunidades se reúnem com o prefeito (eleito por 4 anos) e discutem a solução dos problemas. O que o conselho decide deve ser acatado sem discussão pelo envolvidos.

Conhecer Puno, o lago Titicaca e suas exóticas ilhas é conhecer um mundo distinto, cujas origens no passado ainda influenciam o dia a dia no presente. Visitar Uros e Taquile é conhecer um pouco da diversidade deste lindo e maravilhoso país que é o Peru.| Site: http://www.goldtrip.com.br/consultoria/destinos-turisticos/peru. [ Por: Família Goldshmidt: www.familiagold.com.br ( Desde 1999 a Família Goldschmidt realiza expedições pela América do Sul, sempre a procura de novos destinos turísticos. Eles já percorreram mais de 110 mil quilômetros pelas estradas do nosso continente, muitos deles dentro de um motorhome) ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira