Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/04/2007 - 09:06

Música no IBAM 2007


Dia 17 de abril, às 20h30, no Auditório do IBAM, Largo do IBAM, nº 1, Humaitá, Rio de Janeiro (RJ). Entrada Franca e estacionamento gratuito, com capacidade para 225 lugares.

"Grupo Foles" - Fernando Maciel de Moura (acordeão, canto e percussões), Pedro Hasselmann Novaes (gaita de foles galega e flautas), William Monroy Bentes (gaita de foles galega e percussões) e Doriana Mendes (canto).Danças e cantares do noroeste ibérico e do nordeste brasileiro.

O Grupo Foles e o espetáculo "Meridianos" -O fole, reservatório de ar do acordeão e das gaitas, é o pulmão e a vida destes instrumentos de sons prolongados e, a uma só vez, essência e nome de batismo do conjunto.

O Foles originou-se da convergência de interesses de seus integrantes por manifestações de tradições orais, em especial, aquelas de nosso país e da Península Ibérica. Para além deste interesse comum, a maioria de seus integrantes seguiu formação musical no Brasil e no exterior na área de "música antiga", e foi nela que acumularam experiência docente e de concertistas em vários conjuntos.

A familiaridade na performance de tais repertórios, especialmente os da Idade Média, é determinante para o resultado musical do Foles, uma vez eles partilham de tradições folclóricas um mesmo modo de produção transmissão da arte: a oralidade na música e na poesia .

A Galícia, região do noroeste da Espanha, é berço de manifestacões culturais seculares. Desde a Idade Média sua capital, Santiago de Compostela - literalmente, "campo de estrelas" -, continua a atrair multidões de peregrinos à imponente catedral românica que abriga o santuário do Apóstolo Tiago Maior, um dos mais famosos monumentos da Europa.

Na Galícia, originou-se também uma respeitável e antiga tradição musical de gaitas de foles. De fato, este instrumento já soava na Penísula Ibérica na Idade Média, como atestam ilustrações de manuscritos musicais e os entalhes em pedra de igrejas e castelos da época. Mais difundida do que se pensa, a gaita disseminou-se por quase todos os recantos europeus (e não somente na Escócia e na Irlanda) e testemunha ricas tradições do passado, sempre em atualização.

A bolsa de ar que proporciona à gaita um som ininterrupto e hipnótico, e ainda o reservatório que faz soar o acordeão inspiraram o nome do conjunto: Foles. Nele, uma tradicional e contagiante combinação de duas gaitas galegas e acordeão é somada ao sopro e graça do canto e da flauta com percussões. Além do repertório tradicional oral da Galícia - cujo idioma e tradições muito se aproximam de Portugal -, o Foles interpreta temas de tradições orais do nordeste brasileiro, cujas cantigas complementam o programa

Os músicos que integram o conjunto atuam como concertistas, e dão ênfase à música de câmara, sendo especialmente atuantes na área de música antiga e/ou tradicional folclórica. Suas experiências incluem formação em universidades brasileiras e em conservatórios e centros europeus. Atuaram em apresentações e tournées no Brasil e na Europa, e dedicam-se à docência em seus respectivos instrumentos ou no canto.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira