Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/05/2009 - 22:06

O Executivo que gostava de ler

Para ser bem-sucedido, todo executivo precisa ler muitos livros de sua área de negócios. Isso todo mundo sabe. Mas os executivos de sucesso invariavelmente estendem a visão a outras formas do saber.

Neste livro, Fabio Paiva e Fernando Jucá, com toda a bagagem que possuem, apresentam os personagens Rosa e Gustavo, uma médica e um executivo que se conhecem numa sala de bate-papo da internet. Rosa, ao citar o trecho de uma obra para ilustrar seu ponto de vista, desperta em Gustavo o interesse por clássicos da literatura, mas é uma curiosidade diferente da de quem busca apenas entretenimento. As trocas de mensagens iniciadas com Rosa o levam a lançar um novo olhar sobre textos de grandes autores. Gustavo se dá conta de que esses autores geniais são especialmente grandes observadores da essência humana, imutável através dos tempos, o que explica a razão de suas obras serem atemporais.

A experiência dos autores em usar textos de literatura em suas aulas e palestras sobre administração revela que os clássicos têm o poder de gerar uma nova perspectiva sobre os desafios mais importantes que os profissionais enfrentam nas empresas.

Literatura e administração parecem áreas distintas, mas são confluentes: ambas lidam com o ser humano. A busca pelo conhecimento de padrões da natureza do homem é primordial para estabelecer um relacionamento ideal com clientes, colegas de trabalho e chefes, que por sua vez, é fundamental para o sucesso. O executivo que se distancia das questões da condição humana, para se debruçar apenas sobre temas técnicos de sua área, dificilmente será capaz de reconhecer as ações que gerariam melhores resultados em seu trabalho.

Os autores - Fernando Jucá é mestre em Administração pela PUC, doutor em Administração pela FGV e tem diversas especializações em instituições internacionais como as Universidades de Northwestern e de Columbia. Diretor Associado da Troiano Consultoria de Marca, com experiência em projetos para dezenas de empresas como Unibanco, PepsiCo e Globo. Palestrante em empresas como Nestlé e Telefônica. É professor em cursos de pós-graduação em todo o país, principalmente em cursos da FGV e da USP. Coautor dos livros Arregace as mangas, liberte o seu espírito empreendedor (Papirus, 2004), escrito com Max Gehringer, e O jogo das marcas (Cultrix, 2008), escrito com Francisco Tortorelli.

Fabio Paiva é pós-graduado em Administração pela FIA e graduado em Administração Pública pela FGV, graduado em História pela FFLCH e licenciado pela Faculdade de Educação da USP. É gerente de inteligência de mercado da PepsiCo. Influenciou decisivamente a estratégia de desenvolvimento de marcas como Elma Chips, Quaker, Toddy, Toddynho, Coqueiro, Pepsi, Gatorade, H2OH! e Lipton.

. [ Autores: Fernando Jucá e Fabio Paiva | Editora: Nobel | ISBN: 978-85-213-1506-3| 144 páginas | Preço: R$33,00].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira