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30/05/2009 - 22:23

Bens Duráveis iniciam 2009 em queda

Pesquisa aponta resultados das vendas em Reais de bens duráveis do período e analisa a variação dos preços.

Apesar da queda nas vendas em Reais, os bens duráveis iniciam 2009 com resultado melhor que o último trimestre de 2008. Isso porque, o desempenho dos primeiros três meses de 2009 foi cerca de 6% abaixo do mesmo trimestre de 2008, enquanto nos últimos três meses de 2008 as vendas caíram cerca de 10% em relação ao mesmo período de 2007. O mercado total medido somou, no primeiro trimestre de 2009, cerca de R$ 18 bilhões. Fotografia foi a linha que mais sofreu variação (-17%). Telecomunicação sofreu queda de 13%, seguida por informática e eletroportáteis que retraíram 7%, além da linha branca (-2%). Já a linha marrom e a de impressoras e periféricos permaneceram praticamente estáveis.

Ao analisar a participação das linhas no mercado total do primeiro trimestre de 2009 com relação o mesmo período de 2008, não houve muitas modificações. Ocorreu ganho de um ponto percentual (pp.) na linha marrom e na linha branca e perda de um ponto percentual em telecomunicação.

Fotografia e telecomunicação têm as maiores quedas

Os primeiros três meses de 2009 foram 17% abaixo do primeiro trimestre de 2008. O preço médio das câmeras digitais caiu aproximadamente 10% no mesmo período analisado. Com relação às características técnicas, os equipamentos dentro da faixa de 8 MP (Mega Pixel) a 8,9 MP representaram quase ⅓ do mercado em valor no primeiro trimestre de 2009, tornando a resolução a mais importante para o Brasil. No mesmo período do ano anterior a faixa tinha menos de 20%.

Em telecomunicação, o mercado em valor de smart phones foi quase 4 vezes maior no primeiro trimestre de 2009 em comparação com o mesmo trimestre de 2008. Mas, os celulares tradicionais retraíram cerca de 20% e a linha acabou fechando o trimestre com uma variação negativa de 13%. Analisando o mesmo período, os smart phones ganharam cerca de 8 pp. no total da linha e os celulares tradicionais caíram na mesma proporção. O preço dos smart phones, no primeiro trimestre de 2009, foi 11% acima do preço no primeiro trimestre de 2008, o que pode ser impacto de lançamentos, como o I-phone que começou a ser vendido no último semestre de 2008.

Linha marrom ganha espaço no mercado - A linha marrom demonstrou um dos melhores desempenhos nos últimos trimestres, em especial por conta da performance das televisões de tela fina que tiveram um crescimento de cerca de 60% nas vendas em valor na comparação do primeiro trimestre de 2009 com o mesmo trimestre de 2008. No mesmo período, também subiu o faturamento das filmadoras (que dobraram suas vendas em valor) e dos equipamentos de som (cerca de 10%). Este crescimento significativo nas vendas em valor das filmadoras aconteceu por conta da queda de preço dos produtos no último semestre que estimulou o mercado brasileiro.

As televisões de tubo e o DVD-Player/Recorder continuam sendo os responsáveis pela retração da linha - com quedas de 41% e 65%, respectivamente. Porém, foram os MP3 & MP4 e caixas acústicas os produtos que mais caíram no primeiro trimestre de 2009 no comparativo com as vendas do período anterior. Um destaque em MP3 & MP4 foram as vendas em valor de MP4 que ultrapassaram as de MP3. No primeiro trimestre de 2008, MP4 representava menos da metade do mercado, já no trimestre de 2009 as vendas do produto já representaram ¾ do total vendido pelos tocadores de música.

Considerando as vendas totais em valor da linha marrom, as televisões de tela fina ganharam 20 pp. no primeiro trimestre de 2009 com relação ao igual período de 2008; e, representaram metade do total da linha em 2009. No começo de 2008, as televisões de tubo é que eram as líderes de faturamento na linha marrom.

Informática: Notebooks vs. desktops dividem o mercado - Em informática, os consumidores estão migrando dos desktops para os notebooks. Ao mesmo tempo em que os desktops caíram cerca de 20%, os notebooks subiram a mesma quantia na comparação do primeiro trimestre de 2009 com 2008. Porém, como os monitores também tiveram queda de quase ⅓ no mesmo período, a linha teve um resultado de -8%. Quando se compara o primeiro trimestre de 2009 com o último trimestre de 2008, o segmento de informática teve um crescimento em todos os produtos, inclusive em desktops que vinham caindo nos últimos cinco trimestres. Os notebooks são os responsáveis por maior parte das vendas da linha - cerca de 40%, ultrapassando desktops no último trimestre.

A linha de impressoras e periféricos permaneceu estável - O segmento ficou estável no comparativo do primeiro trimestre de 2009 com o mesmo período de 2008. Apesar do faturamento de impressoras simples ter caído quase ¼, perdendo participação no total do segmento (4 pp), outros produtos balancearam a queda, e, por isso a linha teve praticamente o mesmo valor vendido que o primeiro trimestre de 2008. As multifuncionais representaram quase 50% do total da linha.

A linha branca tem leve queda - Na linha branca, freezeres e geladeiras foram os que mais caíram no primeiro trimestre de 2009 com relação ao primeiro trimestre de 2008. Ambos retraíram 20% e foram os responsáveis pela queda no faturamento da linha em 2%. As geladeiras perderam quase 8 pp. e os freezeres 2 pp. no total das vendas do segmento. As geladeiras representaram cerca de 40% das vendas em valor da linha nos três primeiros meses do ano.

Já as máquinas de lavar roupa e fogões empataram na segunda posição e representaram cerca de 20% cada no faturamento da linha no mesmo período de análise. Dessa forma, na comparação do primeiro trimestre de 2009 com igual trimestre de 2008, ganharam em participação 7pp. e 2pp., respectivamente.

Com relação às vendas em valor dos primeiros meses do ano vs. o mesmo período do ano anterior, as máquinas de lavar roupa tiveram os maiores crescimentos cerca de 40%, seguida pelos microondas (20%).

Eletroportáteis: destaque de produtos de verão - No começo de 2009, ar condicionado teve a maior queda no período de 18% e foi o responsável pela retração da linha. No sentido contrário, ventilador elétrico teve o segundo maior crescimento da linha de 10% e foi o produto que impactou mais positivamente as vendas. Apesar disso, o faturamento de equipamentos de ar condicionado foi quase o dobro do valor vendido de ventiladores nos três primeiros meses do ano. Máquina de suco/espremedor teve o maior crescimento no comparativo do primeiro trimestre de 2009 com 2008 – cerca de 40%.

Preço no primeiro trimestre de 2009 - No mercado brasileiro, muitos bens duráveis são importados ou dependem de componentes de outros países para serem produzidos. Com isso, um aumento na taxa cambial pode impactar negativamente nos custos da indústria e refletir no preço dos produtos.

No final de 2008, quando a taxa de cambio aumentou, os varejistas previram o cenário econômico e se estocaram com antecedência para prevenirem ajustes no preço. No primeiro trimestre de 2009, havia uma expectativa de que o preço sofreria aumento, mas isso não ocorreu para a maioria dos produtos. Os maiores valores observados foram consequência de lançamentos e novos portfólios. Além disso, alguns preços tiveram queda.

Tabela resumo

Fonte: GfK TEMAX® Brasil, GfK Retail and Technology Fonte: GfK TEMAX® Brasil, GfK Retail and Technology

Vendas dos supermercados acumulam alta de 5,70% no quadrimestre

Em abril, houve alta de 16,93% em comparação com mesmo período do ano passado e crescimento de 6,69% se comparado a março de 2009.

As vendas reais do setor supermercadista em abril de 2009 subiram 16,93%, em relação ao mesmo mês de 2008, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em comparação a março de 2009, houve alta de 6,69%. No acumulado do primeiro quadrimestre do ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, a alta é de 5,70%. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.

Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou crescimento de 23,41% em relação ao mesmo mês do ano anterior e alta de 7,20% sobre o mês anterior. Já o acumulado do trimestre ficou em 11,75%.

"Conforme esperado, o mês de abril apresentou uma alta acentuada, por causa do fator calendário. Em 2008, a Páscoa, segunda melhor data para os supermercados, foi comemorada em março. Esse bom resultado mostra a retomada de um faturamento em um patamar mais alto, com o acumulado no ano fechando acima de 5%. Mesmo crescendo em ritmo inferior ao do ano passado, quando o acumulado estava acima de 7,5%, trata-se de um ótimo desempenho, levando-se em conta o cenário econômico mundial", explica o presidente da Abras, Sussumu Honda.

Índice de Volume - De acordo com o Índice de Volume, pesquisado pela Nielsen para a Abras, o setor supermercadista brasileiros apresentou um aumento de vendas em volume de 0,7% no primeiro quadrimestre do ano, em comparação ao mesmo período de 2008 (quando as vendas em volume aumentaram 0,3%).

A cesta de bebidas alcoólicas manteve a trajetória de alta, tendo vendido 5,9% a mais em volume no período. Bebidas não alcoólicas (3,8%), limpeza (1,3%) e perecíveis (2%) também foram cestas que venderam mais. As cestas que caíram foram: higiene, saúde e beleza (-2,9%), mercearia doce (-0,7%) e mercearia salgada (-1,9%).

Em relação a produtos, o destaque fica com cerveja (7,7%), refrigerante alcoólico (6,9%), suco pronto para consumo (10,1%) e bebida energética (74,8%). Na cesta de perecíveis, as principais altas foram em iogurte (9,4%), sorvete (10,1%) e leite fermentado (13,1%).

As lojas com até 4 check-outs e com mais de 50 check-outs continuam apresentando quedas, com -2,2% e -5,5%, respectivamente. Destaque positivo são as unidades que possuem entre 20 e 49 check-outs, que tiveram crescimento de vendas em volume de 6,8%.

AbrasMercado - Em abril, o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK, apresentou alta de 0,40%, em relação ao mês anterior. Já na comparação com abril de 2008, o AbrasMercado apresentou alta de 8,60%, passando de R$ 238,29 para R$ 258,78.

Os produtos com as maiores altas foram: batata, com 18,75%; açúcar, com 5,12%; e leite longa vida, com 3,82%. Já os produtos com as maiores quedas foram: feijão, com -11,15%; cebola, com -5,36%; e queijo mussarela, com -3,80%.

. http://maxmail.maxpressnet.com.br/servicos/108/001656/imagens/988.pdf [ Histórico do Índice de Vendas] .

.http://maxmail.maxpressnet.com.br/servicos/108/001656/imagens/989.pdf [ apresentação do presidente da Abras]

. http://www.cmacomunicacao.com.br//listen/maxpress_muda.php?rd=174499&ceda=15184497&ml= [ Íntegra do Índice de Volume}

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