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30/05/2009 - 22:28

Consumo dos brasileiros sofre impacto com a crise

Pesquisa realizada pela GfK avaliou o impacto da crise nos hábitos de consumo de brasileiros das principais capitais do País. O estudo aponta que os itens que sofreram maior impacto, com redução de despesas em função da crise, foram: lazer e diversão, (69,6% declararam ter reduzido gastos com este item); telefone fixo ou celular, com 67,5%; e eventos comemorativos como festas e casamentos, com 63,9%.

Os itens de consumo que menos sofreram impacto (entrevistados afirmaram que não serão cancelados ou adiados) foram: tratamento médico (80,3%); TV por assinatura ou acesso à internet (81,6%); alimentação (61,7%); compra de algum bem como televisão, carro, computador e outros (53,5%) e beleza e saúde estética (51%).

Para a pesquisa foram realizadas 1.000 entrevistas por telefone com a população com mais de 18 anos, das classes sociais de A a D em 12 capitais (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Brasília, Goiânia e Manaus) no período de 02 a 27 de março.

Em geral, quanto menor a classe, maior o impacto da crise na redução do consumo.

Na maior parte dos itens avaliados, a faixa etária entre 45 e 55 anos foi a que mais demonstrou alteração nos hábitos de consumo, com maior porcentagem de pessoas declarando diminuição de gastos.

A percepção geral sobre a crise, para a grande maioria dos entrevistados, é que a conjuntura econômica mundial atingiu ou irá atingir o Brasil. Praticamente três em cada quatro (74%) disseram que já atingiu o Brasil, e apenas 10% dos entrevistados acredita que a crise não irá provocar nenhum efeito no País. Quando perguntados sobre a diminuição na renda, 56% disseram que não houve impacto com a crise.

As classes altas têm mais consciência de que crise financeira atingiu o Brasil (81% da classe A acreditam que crise atingiu o Brasil, 79% da classe B, 72% da classe C e 66% classe D). Porém, com relação à diminuição na renda, as classes mais baixas têm maior percepção de terem sofrido impacto devido à crise. (classe A – 34%, classe B – 42%, classe C - 44% e classe D - 60%).


Ranking completo da pesquisa.: Por conta da crise você:.:...........SIM (%) …........NÃO (%)

Diminuiu gastos com lazer e diversão?.............................................69,6.....................30,4

Reduziu gastos com telefone fixo ou celular?...................................67,5.....................32,5

Cancelou ou reduziu gastos com eventos comemorativos?...............63,9.....................36,1

Diminui gastos com beleza e saúde estética?.....................................49,0.....................51,0

Adiou ou cancelou a compra de algum bem? …...............................46,5......................53,5

Sua renda diminuiu?...........................................................................44,0......................56,0

Diminuiu gastos com alimentação?....................................................38,3......................61,7

Cancelou viagem planejada?...............................................................38,0......................62,0

Reduziu o uso de carro particular?......................................................33,7......................66,3

Cancelou curso que planejava fazer?...................................................30,5......................69,5

Cancelou assinatura de jornal ou revista?.............................................23,1....................76,9

Cancelou ou adiou algum tratamento médico?.....................................19,7.....................80,3

Cancelou TV por assinatura ou acesso à internet?................................18,4.....................81,6

Cancelou ou reduziu plano de saúde?...................................................15,1......................84,9

Perfil da GfK - Criado há mais de 70 anos na Alemanha, o Grupo GfK é a 4ª maior empresa de pesquisa de mercado do mundo. Com 115 subsidiárias, está presente em mais de 100 países nos cinco continentes, gerando mais de 10 mil empregos diretos. No Brasil é a 4ª maior empresa de pesquisa, com 20 anos de atuação no mercado.

Principal escritório do grupo na America Latina, a GfK Brasil auxilia o processo de decisão de clientes de diversos segmentos (Bens de Consumo e Duráveis, Automotivo, Healthcare, Financeiro, Telecomunicações, Varejo, entre outros), fornecendo informações estratégicas para as mais variadas questões de negócios, como: inovação e desenvolvimento de novos produtos, posicionamento de marca e avaliação de campanhas, satisfação e lealdade de clientes, avaliação de qualidade de atendimento, cenário competitivo no ponto de venda, clínicas de automóveis, através de metodologias qualitativas e quantitativas.

Entre seus clientes estão, Unilever, L`Oreal, Schincariol, Coca-Cola, Pernod Ricard, Nestlé, Johnson&Johnson, Avon, Nívea, Colgate, Kraft, Vivo, Motorola, Banco Santander, Banco Real, Bradesco, Unibanco, Credicard-Citi, Roche, Glaxo, Boheringer, Whirlpool (Brastemp), GM, HSBC, Leroy Merlin, Editora Abril.

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