Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/06/2009 - 09:34

Presidente da Petrobras participa da comemoração pelos 55 anos da Unidade de Industrialização de Xisto no Paraná


O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, participou no dia 1º de junho (segunda-feira),das comemorações pelos 55 anos de fundação da Unidade de Negócio de Industrialização de Xisto – Petrobras SIX, em São Mateus do Sul (PR). Gabrielli estava acompanhado pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, pelo diretor de Abastecimento da Companhia, Paulo Roberto Costa e pelo gerente executivo do Refino, José Carlos Cosenza.

No período da manhã, a gerente geral da SIX, Elza Kallas, conduziu o grupo em uma visita pela área operacional da Unidade. À tarde, Gabrielli se reuniu com a força de trabalho e ressaltou a importância da SIX para o Sistema Petrobras. “Trata-se de uma Unidade de competência tecnológica quem tem contribuído para grandes projetos da Petrobras, como o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro”, afirmou ele.

Gabrielli lembrou também que a transformação do xisto em combustível, ao longo da história, “é resultado de dedicação, competência e de uma empresa integrada e que assume riscos. Esta Unidade funciona hoje como um laboratório de produção em grande escala mundial”.

A SIX encontra-se sobre uma das maiores reservas mundiais de xisto – a Formação Irati, que abrange os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Goiás. A Unidade processa diariamente 7.800 toneladas de xisto, que dão origem a produtos como óleo combustível, nafta industrial, gás combustível, GLP (gás de cozinha), enxofre e outros produtos que podem ser utilizados nas indústrias de asfalto, cimento, agrícola e de cerâmica.

Além de extrair e processar o xisto, a Unidade atua como um centro avançado em pesquisa na área de refino e desenvolve uma série de projetos em conjunto com o Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes) e universidades de todo o Brasil. O parque tecnológico da Unidade é o maior da América Latina e um dos maiores do mundo em plantas-piloto, sendo composto por 15 plantas criadas para atender às necessidades dos variados processos de refino e biocombustíveis.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira