Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/06/2009 - 09:57

Governo do Rio e indústria naval definem pauta para garantir continuidade do setor


Encontro reúne ainda políticos e sindicalistas no Palácio Laranjeiras.

Rio de Janeiro– O governador Sérgio Cabral, o vice-governador Luiz Fernando Pezão e os secretários Régis Fichtner (Casa Civil), Wilson Carlos (Governo) e Julio Bueno (Desenvolvimento Econômico) se reuniram no dia 1º de junho (segunda-feira),, no Palácio Laranjeiras, com representantes de empresas e entidades da indústria naval, políticos e sindicalistas para definir pauta de atuação para garantir a continuidade do setor. No encontro, o grupo elencou temas prioritários, como o processo licitatório de embarcações da Petrobras, a atração de fornecedores de navipeças e a expansão da disponibilidade atual de estaleiros no Rio de Janeiro.

O Governo do Estado vai se empenhar para disponibilizar o antigo estaleiro Ishibras. Nesse sentido, apoiará a iniciativa da Petrobras para arrendamento ou compra da área, proposta que considera adequada por contemplar, inclusive, solução para os empregados da Sermetal.

- Os representantes do setor mostraram preocupação em relação à continuidade da indústria naval e o governador Sérgio Cabral atendeu prontamente com a reunião. Apesar de todos os temas já estarem na pauta do governo, o encontro foi importante para definirmos como será a atuação de cada envolvido, inclusive em relação à atração de fornecedores da indústria de navipeças – explica o secretário Julio Bueno.

De acordo com o secretário, os representantes do setor naval levantaram duas questões que envolvem a Petrobras: o prosseguimento da licitação das 124 embarcações de apoio da estatal e também a ordem para início da construção dos 20 navios já licitados e vencidos por estaleiros fluminenses.

O grupo discutiu ainda o aumento da capacidade da indústria naval, o que engloba expansão de empresas em operação e novos projetos em curso. Entre os itens discutidos, a dragagem do Canal das Flexas para construção de Barra do Furado, no Norte Fluminense. A obra será financiada por Secretaria Especial de Portos do Governo Federal, Governo do Estado e prefeituras de Quissamã e Campos, onde o empreendimento será instalado.

Ainda sobre o mesmo tema, foram discutidas as providências que vem sendo tomadas pelo Governo do Estado e pela Companhia Docas do Rio de Janeiro para disponibilizar área de 1,5 milhão de metros quadrados para construção de novo estaleiro em Itaguaí.

Para resolver os temas em questão, o governador Sérgio Cabral sugeriu reuniões com o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, e até mesmo com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Atendendo a demanda dos representantes do setor, o Governo do Estado regulamentará decreto, dando ao Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval) a responsabilidade pela avaliação de similaridade nacional para concessão de isenção de ICMS para produtos importados, inclusive de processos já em andamento.

Participaram do encontro o presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani, o deputado federal Edmilson Valentim, o prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão, o presidente do Sinaval, Ariovaldo Rocha, os representantes de empresas Waldemiro Arantes Filho (STX), Manoel Ribeiro Gonçalves (Eisa), Mauro Orofino Campos (Rio Nave), Domingos D´Arco (Mauá), Alceu Mariano (Keppel Fels), Luiz Maurício Portela (Aliança), João Alberto Alves (SuperPesa) e os sindicalistas Alex Ferreira (Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro), Paulo Inácio Furtuoso (Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis), Reginaldo Costa e Silva (Sindicato de Metalúrgicos de Niterói), Francisco Dal Pra (Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro), Maurício Ramos (CTB/RJ), Edson Carlos Chagas (CUT/CNM).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira