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02/06/2009 - 10:17

Vendas Diretas demonstram sua força no começo do ano

Setor movimentou R$ 4,399 bilhões no primeiro trimestre do ano, representando um crescimento de 18,1% sobre mesmo período do ano anterior.

O setor de vendas diretas ainda não sentiu os efeitos da crise econômica. No primeiro trimestre de 2009, a atividade de vendas diretas conseguiu superar o desempenho obtido há um ano, que já vinha de uma base forte. Com um volume de negócios de R$ 4,4 bilhões, as vendas diretas seguem em franco crescimento no Brasil, a uma taxa de expansão de 18% sobre o mesmo período anterior. Descontada a inflação do período, o crescimento real obtido foi de 11,9%.

O contingente de revendedores ativos também cresceu em comparação com o mesmo período do ano passado. No primeiro trimestre de 2009, cerca de 2,096 milhões de revendedores exerceram vendas pelo canal, ou 13,8% mais que há um ano.

A adesão à atividade de vendas diretas tem crescido de tal modo que, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), o número de revendedoras nos cadastros das empresas aumentou 11,7% em relação ao 1º trimestre de 2008. De acordo com a entidade, a maior busca pelas vendas diretas é o principal fator a alavancar o resultado do setor.

Para Lírio Cipriani, presidente da ABEVD, o desempenho anunciado é a confirmação das virtudes de um setor que vence adversidades. "Os números superaram nossas expectativas, o que só reforça nossa tese de que os efeitos da crise devem nos afetar pouco, se afetarem. O número de revendedores cadastrados continua aumentando, o interesse das pessoas pela atividade está em alta. E isso já começa a refletir no faturamento do setor”, analisa.

De acordo com a ABEVD, o nível de atividade dos revendedores cadastrados registrou um pequeno aumento, de 1,3 ponto percentual. Cada revendedor brasileiro comercializou uma média de 177 itens no primeiro trimestre de 2009, entre produtos e serviços, que apresentaram uma valorização de 6,9%.

A título de comparação, dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam para uma expansão nominal de 3,8% no comércio varejista, no primeiro trimestre de 2009. Esse resultado fica abaixo não só da variação do último trimestre do ano anterior (6,0%), como de todo o período iniciado em janeiro de 2004, com exceção a junho de 2005, que teve variação também de 3,8%.

Perfil das vendas diretas - As vendas diretas constituem um setor cada vez mais relevante para a economia brasileira, responsável pela contribuição fiscal da comercialização de produtos e serviços realizada por milhões de revendedores autônomos. É composto por empresas de segmentos diversos, sendo 88% da categoria de cuidados pessoais, 6% de suplementos nutricionais, 5% de cuidados do lar, e 1% de serviços e outros.

Também chamadas de vendas por relacionamento, as vendas diretas ocorrem em círculos sociais, fora de estabelecimentos comerciais fixos. Não deve ser confundida com a venda porta a porta, uma vez que esse termo está sujeito à toda sorte de mercadorias, de origem desconhecida, e sobre a qual não se aplicam as diretrizes de ética do Código de Conduta da ABEVD.

Perfil da ABEVD - ABEVD é uma associação fundada em 1980 por empresas que buscavam o desenvolvimento do sistema de Vendas Diretas no Brasil. Atualmente conta com 46 associadas, sendo 30 empresas de Vendas Diretas, oito associados consultores e oito associados fornecedores. São eles:

Amway, Avon, Bálsamo Perfumes, Casa do Agente, Cellcred, Compra Certa, Embelleze Style, Herbalife, Hermes, Hidra Cosméticos, Hinode, Inspiração Perfumes, Jafra, Lyor, Mary Kay, MonaVie, Natura, Nature’s Sunshine, Perfam, Phoneclub, Photon do Brasil, Redepin, Samba 38, Tahitian Noni, Tiens do Brasil, Tupperware, Up Essência, Vitaderm, WOW, Yakult Cosmetics, Arruda Pires Consultoria Jurídica, DirectBiz Consultants, Leite, Tosto e Barros Advogados, Lopes Pinto, Nagasse e Serafino Advogados, Loyalty Marketing, M&BA Marketing Business, MMC&Zarif Advogados, Syntec, Applauso Veículos, DineroMail, Integration, Laboratórios Pfizer, Gera Gestão de Modelos Comerciais, Okto Mobile, PCI Integrated Management Services, VeroAd Design. | www.abevd.org.br.

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