Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/06/2009 - 10:25

A nova ficção francesa


Quem me amar me siga (Qui m’Aime me Suive, França, 2006, cor, 100’, comédia) de Benoît Cohen, Com Julie Depardieu, Mathieu Demy

Até pouco tempo atrás, cinema francês era imediatamente associado aos grandes nomes da Nouvelle Vague. François Truffaut, Jean-Luc Godard, Alain Resnais permaneciam como sinônimo de um cinema comprometido com a vanguarda do pensamento ocidental. Ainda hoje, a produção cinematográfica francesa reflete a herança de um cinema concentrado no humanismo, no debate de questões culturais, sociais, sempre sem medo de polemizar. Mas novos criadores, de correntes bem diversas, como Luc Besson e Rémi Bezançon têm se imposto, colocando mais uma vez o cinema da França sob a mira de milhões de espectadores. Agora, uma mostra realizada pelo projeto Cineclube do Museu promete apresentar um pouco do que se tem feito de mais recente no cinema francês contemporâneo. É A Nova ficção francesa, que acontece de 16 a 21 de junho, no Auditório 2 do Museu Nacional da República, com entrada franca.

A Nova ficção francesa é a segunda de uma trilogia realizada pelo projeto Cineclube do Museu, que pretende celebrar o Ano da França no Brasil. Sob curadoria do cineasta, professor e crítico Sérgio Moriconi, foram reunidos seis títulos, realizados de 2003 a 2007 por jovens e já celebrados cineastas como Benoît Cohen e Rémi Bezançon, e também por nomes consagrados, como Tony Gatlif, o premiado realizador de etnia cigana e argelina. Os filmes serão exibidos em sessões únicas diárias, de terça a sábado, às 19h, e no domingo, às 18h.

Na mostra A Nova ficção francesa estão produções muito recentes, que mostram como os diretores contemporâneos têm mirado os movimentos da vida, em tempos de uma Europa unificada, de uma França miscigenada, de violência social, mas também de muita graça e coragem de rir de si mesmo. Estão na programação comédias românticas, dramas e comédias dramáticas que apresentam ao espectador um pouco da França atual, com suas complexidades e surpresas. Com muito bom humor e bastante profundidade, os diretores recolhem da realidade personagens capazes de transformar a vida de quem os cerca. O projeto Cineclube do Museu é realizado dentro do programa Cinema no Museu, desenvolvido pelo Museu Nacional da República, e tem o patrocínio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura do GDF.

A nova ficção francesa, de 16 a 21 de junho de 2009,de terça a sábado, às 19h; domingo, às 18h, no Auditório 2 do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República. Classificação indicativa livre | Entrada franca.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira