Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/06/2009 - 10:29

Cinema Nosso exibe o polêmico Crianças Invisíveis


Filme fala sobre a violência em suas múltiplas formas no cotidiano de crianças que vivem distantes da infância.

As diferentes visões do universo infantil, a dura realidade de vida de algumas crianças que convivem em meio a grupos paramilitares, explorações, trabalho escravo, drogas, doenças e sofrimentos estarão em cartaz no Cinema Nosso, na próxima quinta-feira (04) às 17 horas, com a exibição do filme Crianças Invisíveis. O projeto conta com a parceria com o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes (Cesec), e a Justiça Global. A entrada é gratuita.

Crianças Invisíveis traz sete histórias que envolvem situações reais vivenciadas pelos pequenos unidas pelas lentes dos diretores Mehdi Charef, Emir Kusturica, Spike Lee, Jordan e Ridley Scott, Stefano Veneruso, John Woo e a brasileira Katia Lund.

Após a exibição, o coordenador executivo da entidade Crescer e Viver, Junior Perim, juntamente com o roteirista Eduardo Tripa (“Bilu e João”) e representantes da Unicef discutirão as histórias apresentadas com os participantes da sessão especial, além de falarem sobre os direitos da criança.

Histórias para sentir - No nacional, Bilu e João, é narrada a história de dois irmãos que ganham a vida recolhendo papelão, latinhas de alumínio e outros objetos recicláveis em São Paulo. O italiano Ciro mostra um garoto que assalta pessoas com a ajuda de um amigo. O inglês Jonathan retrata as lembranças de um fotógrafo de guerra sobre as crianças que tentam sobreviver sob os ataques.

A produção coletiva traz ainda Marjan (Sérvia) que narra a história de um garoto cigano que prefere ficar no centro de detenção do que com seu pai que o obriga a roubar. Já o africano Tanza aborda a vida de crianças aliciadas para as guerrilhas da Ruanda. Entra no enredo o filme Jesus Children of America dirigido pelo americano Spike Lee mostra a rotina de uma garota com HIV positivo, filha de pais viciados. Finalmente, Song Song & Little Mao compara a vida de uma chinesinha rica à dura realidade de uma garotinha pobre que precisa se sustentar depois que o avô morreu.

Crianças Invisíveis tem como aliados do projeto a Unicef e o WFP - World Food Programme (Fundo Mundial de Alimento), entidades ligadas à Organização das Nações Unidas – ONU. Todos os diretores trabalharam gratuitamente.

A programação acontece toda primeira quinta-feira do mês o Cinema Nosso. , em parceria com o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes (Cesec) e a Justiça Global, exibe um filme sobre direitos humanos, seguido de debate. Venha ver um bom filme, comer pipoca e discutir essas importantes questões.

O Cinema Nosso é uma organização sócio-cultural que utiliza a linguagem audiovisual (cinema, TV, animação e vídeo) para fortalecer a educação pública. A escola atende crianças, adolescentes e jovens de camadas populares e/ou estudantes da rede pública de ensino nos municípios do Rio de Janeiro e São Gonçalo. Nas oficinas realizadas pela instituição, os alunos são estimulados ao diálogo, à criação, à reflexão social e a comunicação entre diferentes classes sociais, uma vez que o Cinema Nosso tem como missão ampliar o universo cultural e contribuir no desenvolvimento do senso crítico de jovens e adolescentes. A Escola Audiovisual Cinema Nosso é patrocinada pelo Programa Desenvolvimento e Cidadania - Petrobras e Eletrobrás.

“Crianças Invisíveis”: Cinema Nosso, no dia 04 de junho (quinta-feira), às 17 horas, no Rua do Rezende, 80 – Lapa, Rio de Janeiro (RJ).Entrada: gratuita.Informações: (21) 2505-3300 | Site: www.cinemanosso.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira